Código: | INF32161 | Sigla: | MKTG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Empresariais e Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Seção de Ciências Empresariais e Comunicação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Informática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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INF | 23 | Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Leonor Abrantes Pires | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Leonor Abrantes Pires | 0,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 1 | 2,00 |
Maria Leonor Abrantes Pires | 0,00 |
Entender o conceito de Marketing como um conjunto de funções que incluem a análise de mercado, o comportamento do consumidor e processo de planeamento e execução das políticas de produto, preço, distribuição e promoção de bens e serviços, que criam trocas com valor para a organização e clientes.
Conhecer evolução do conceito de marketing e funções que desempenha;
Saber analisar mercado qualitativa e quantitativamente; compreender o comportamento do consumidor; conhecer principais unidades de medida do mercado; saber as técnicas utilizadas no estudo de mercado;
Ser capaz de distinguir marketing estratégico do operacional; conhecer principais estratégias de marketing;
Conhecer o produto e suas componentes; saber caracterizar o ciclo de vida de produtos, conhecer as fases de desenvolvimento de um novo produto;
Conhecer preços; saber determinar o preço através de três métodos;
Saber distinguir circuitos e canais de distribuição; conhecer tipos, características e funções dos canais de distribuição;
Conhecer elementos, características e funções da comunicação (publicidade, promoções, relações públicas e força de vendas);
Saber as funções de planeamento e controlo em marketing; a organização de serviços em marketing; conhecer os elementos do plano de marketing.
A UC para além do processo de ensino-aprendizagem que decorre nas aulas teóricas e práticas, onde se recorre ao método expositivo-participativo e a análise/resolução de casos e de exercícios, exige um estudo prévio das matérias e dos casos em casa. Para além disso, na UC de Marketing, sendo uma área de aplicação prática exige-se dos alunos a elaboração, acompanhamento e apresentação pública de um projeto (trabalho prático) final. A avaliação contínua consiste em dois testes (um a meio e outro no fim das aulas que cobrem o programa da UC), bem como na apresentação (individual ou em grupo até 2 elementos; oral e por escrito) e avaliação pelos pares e docente de um projeto (trabalho prático) final.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 60,00 |
Total: | 60,00 |
A avaliação em marketing pressupõe a avaliação contínua e/ou avaliação por exame.
A avaliação contínua:
70 % da nota obtida no teste ou testes. A nota do teste único ou a média dos testes não pode ser inferior a 10 valores. 30% da nota do trabalho elaborado individualmente ou em grupo (até 2 pessoas) e discutido/apresentado (oralmente e por escrito) na aula. No trabalho de aplicação/projeto prático o aluno tem a liberdade de escolher o âmbito e a problemática do trabalho, porém, esta tem de estar estritamente relacionada com os conteúdos da disciplina de marketing e deve ter carácter prático ou aplicado.
O trabalho será admitido para a avaliação e para a apresentação, desde que o seu âmbito ou problemática for aceite e os desenvolvimentos (progressos) forem apresentados e orientados periodicamente pelo docente nas aulas práticas. O trabalho referido pode constituir uma parte do projeto de fim de curso.
Só podem fazer avaliação contínua os alunos que estejam inscritos na disciplina e na turma.
O exame:
Caso a nota final de avaliação contínua seja inferior a 10 valores ou se o aluno preferir existe um exame final. A nota do exame não contempla nenhum elemento da avaliação contínua.