Estágio/Projeto em MEER
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EEC |
23 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
12 |
30 |
324 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Possibilitar aos alunos uma experiência em contexto de trabalho com os seguintes objetivos:
• Confrontar os alunos com problemas de engenharia idênticos aos que se depararão na atividade profissional;
• Estimular a sua capacidade de análise e de síntese, permitindo integrar os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos nas várias áreas desenvolvidas no curso;
• Apelar às capacidades de expressão escrita e oral através da realização de relatórios e apresentação dos trabalhos;
• Desenvolver o sentido crítico e fortalecer a sua autoconfiança, autonomia e organização no trabalho.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC o estudante deverá:
- Integrar-se num ambiente real de trabalho;
- Interagir com outras pessoas em ambiente real de trabalho;
- Demonstrar autonomia na resolução de problemas reais e capacidade para resolução de problemas concretos ou novos, tendo por base conhecimentos adquiridos durante o curso;
- Conseguir elaborar um relatório, descrevendo atividades realizadas e correlacionando com aprendizagens adquiridas ao longo do curso ou demonstrar capacidade de pesquisa e análise para a resolução de novos problemas;
- Demonstrar uma capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Comunicar eficazmente a terceiros os resultados e conclusões dos trabalhos desenvolvidos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os exigidos pelo regulamento de estágios da ESTSetúbal/IPS.
Programa
Desenvolvimento de um projeto complexo de engenharia que corresponda à resolução de um problema concreto. O desenvolvimento do projeto deve ter em conta as fases de planeamento e realização, baseadas na documentação produzida durante a especificação do problema.
Bibliografia Obrigatória
Docentes da UC;; A Bibliografia específica depende das necessidades identificadas durante o trabalho desenvolvido no estágio.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O acompanhamento e controlo da formação em contexto de trabalho é realizado por meio de reuniões periódicas entre o aluno, o docente nomeado pela Escola e o supervisor nomeado pela empresa onde decorre o estágio.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
12,00 |
Realização de Estágio |
324,00 |
Total: |
337,00 |
Obtenção de frequência
A conclusão do estágio implica a apresentação de um relatório final escrito pelo aluno e sua defesa em sessão pública, resultando a avaliação final da apreciação do júri.
Fórmula de cálculo da classificação final
O projeto/estágio é avaliado em sessão pública por um júri constituído de acordo com a regulamentação em vigor.
A avaliação do estágio é feita de acordo com os seguintes parâmetros:
• Desempenho do estudante durante o estágio (35%);
• Qualidade do relatório e documentação associada (35%);
• Apresentação (15%);
• Discussão oral (15%).