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Introdução à Programação Orientada por Objetos

Código: PARC08     Sigla: IPOO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2021/2022 - 1S (de 01-10-2021 a 27-06-2022)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Redes e Sistemas Informáticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPPAR 21 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel Lopes Brás Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Afonso Martins dos Reis Filipe Cunha 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

-Compreender os elementos essenciais do novo paradigma de programação.
-Saber definir modelos da realidade a partir do novo paradigma.
-Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da programação orientada por objectos utilizando uma das linguagens de programação orientada por objectos existentes.
-Saber construir soluções aplicacionais de acordo com o paradigma orientado por objectos utilizando a linguagem de programação estudada.
-Saber estruturar correctamente o código desenvolvido tornando-o robusto, reutilizável e modular.
-Capacidade de trabalho em equipa.
-Capacidade de raciocínio lógico e formal que lhe permita analisar problemas complexos.
-Capacidade de analisar problemas e construir a sua solução usando o paradigma de programação estudado.
-Usar os dados da literatura técnica e científica.

Resultados de aprendizagem e competências

- O aluno programa usando os principais conceitos do paradigma de programação orienatada a objetos, nomeadamente usando classes, objectos, e relações de composição e herança.
- O aluno usa classes de coleção de uma linguagem orientada a objetos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Programar usando os principios básicos da programação estruturada, nomedamente:
- conhecer e usar estruturas de repetição e de seleção
- conhecer e usar arrays
- conhecer e usar procedimentos e funções

Programa

- Apresentação. Programa da Disciplina. Método de Avaliação.
- Linguagens de Programação. Paradigmas de Programação. Fases do Desenvolvimento de uma aplicação. Ambiente de Desenvolvimento em Java. Noção de Algoritmo.
- Estrutura de um Programa. Variáveis Constantes. Tipos de Dados Básicos. Sequência de caracteres (Strings). Atribuição. Expressões Aritméticas Lógicas. Escrita de mensagens e Entrada de Dados
- Instruções de Selecção (if, if-else, Switch-case).
- Instruções de Repetição (while, dowhile, for).
- Métodos (subprogramas), parâmetros (formais e concretos) e valor de retorno. Visibilidade das variáveis e métodos. Variáveis locais e globais.
- Classes (atributos, métodos e construtores) e Objectos;  Encapsulamento; e Composição.
- Classes de coleção.
- Algoritmos de Pesquisa.
- Algoritmos de Ordenação.
- Herança de classes.
- Noções de Ficheiros de texto e binários. Serialização.

Bibliografia Obrigatória

José Braz; Sebenta de POO (Acetatos e enunciados de laboratório) , 2018/2019, EST Setúbal / IPS, 2018

Bibliografia Complementar

F. Mário Martins; Java 8 - POO + Construções Funcionais, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6
Bertrand Meyer; Object Oriented Software Construction – 2nd Ed, Prentice-Hall, 1997. ISBN: 978-0-1362-9155-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino essencialmente prático e laboratorial.
Nas aulas teórico práticas a matéria téorica é brevemente abordada com recurso a slides e extensamente ilustrada com recurso a exemplos executados no ambiente de programação (API) da linguagem escolhida.
As aulas laboratoriais são dedicadas á execução (acomapanhada) de enunciados de laboratório em cinco níveis em que a execução dos dois primeiros corresponde aos mínimos de conheceimentos teóricos (saber saber) e práticos (saber fazer) exigiveis e o 5º nível a uma total capacidade de trabalho autónoma.

Aulas teórico-práticas: Método expositivo e resolução de problemas em sala.
Aulas de Laboratório: Resolução de problemas e implementação da solução de programação.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 65,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Avaliação Continua :
2 Testes em IDE (40%)
NT = (NT1 + NT2) / 2
3 Mini-testes em IDE (25%)
NMT = (NMT1 + NMT2 + NMT3) / 3
4 melhores de 5 laboratórios avaliados (25%)
NL = Média dos 4 melhores laboratórios
NF= 40% NT + 25% NMT + 25% NL (*)
(*) Para uma nota máxima de 17 valores. Quem pretenda uma nota superior a 17 valores deverá excutar o Trabalho Autónomo (TA)
(opcional … ) 1 Trabalho Autónomo (TA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega
TA = TIA1*25% + TIA2*30.0% + TIA3*45%
NF=35%NT + 20%NMT + 10%NL + 35% TGA
********************************************************************
Exame Época Normal e de Recurso:
Alunos que não obtenham a frequência em avaliação continua serão avaliados através de um exame e de um Trabalho Autónomo Individual.

Nota final (NF)
NF = Exame*70% + (NTIA * 30%) * DTIA)
NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo
DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.

Trabalho Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega
TIA = TIA1*25% + TIA2*30.0% + TIA3*45%

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Continua :
2 Testes em IDE (40%)
NT = (NT1 + NT2) / 2
3 Mini-testes em IDE (25%)
NMT = (NMT1 + NMT2 + NMT3) / 3
4 melhores de 5 laboratórios avaliados (25%)
NL = Média dos 4 melhores laboratórios
NF= 40% NT + 25% NMT + 25% NL (*)
(*) Para uma nota máxima de 17 valores. Quem pretenda uma nota superior a 17 valores deverá excutar o Trabalho Autónomo (TA)
(opcional … ) 1 Trabalho Autónomo (TA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega
TA = TIA1*25% + TIA2*30.0% + TIA3*45%
NF=35%NT + 20%NMT + 10%NL + 35% TGA
**************************************
Exame Época Normal e de Recurso:
Alunos que não obtenham a frequência em avaliação continua serão avaliados através de um exame e de um Trabalho Autónomo Individual.

Nota final (NF)
NF = Exame*70% + (NTIA * 30%) * DTIA)
NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo
DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.

Trabalho Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega
TIA = TIA1*25% + TIA2*30.0% + TIA3*45%

Provas e trabalhos especiais

2 testes ao longo do semestre
3 minitestes ao longo do semestre
4 laboratórios
4 questionários

Para alunos que não obtenham aprovação em avaliação continua:
Trabalho individual que inclui o desenvolvimento de um programa e discussão do trabalho efectuado.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Caso optem por ele, por exame final e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)

Melhoria de classificação

Por exame e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)

Observações

O método de avaliação desta UC não é devidamente caracterizado no campo "Tipo de Avaliação" uma vez que não se enquadra em nenhuma das 3 hipóteses de escolha.
Para esta UC há duas formas de avaliação:
- continua
- por exame final e trabalho individual
tal como se detalha nos campos a isso dedicados.
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