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Sistemas de Gestão de Bases de Dados Relacionais

Código: PARC09     Sigla: SGBDR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Redes e Sistemas Informáticos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPPAR 28 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Miguel Lopes de Oliveira Esteves Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Luís Miguel Lopes de Oliveira Esteves 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Conhecer as potencialidades de um Sistema Gestor de Bases de Dados Relacionais – SGBDR

  • Modelação da camada das aplicações dirigida ao suporte da persistência de dados

  • Construção e Manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais

  • Inserção, Atualização, Consulta e Manipulação de dados em Bases de Dados relacionais

  • Desenvolvimento de interface de nível lógico de interação com a BD

Resultados de aprendizagem e competências


  • Conhecer as potencialidades de um Sistema Gestor de Bases de Dados Relacionais – SGBDR

  • Modelação da camada das aplicações dirigida ao suporte da persistência de dados

  • Construção e Manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais

  • Inserção, Atualização, Consulta e Manipulação de dados em Bases de Dados relacionais

  • Desenvolvimento de interface de nível lógico de interação com a BD

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Conceitos fundamentais de BDs e SGBD(R)

  • O modelo Relacional (MR)

  • A linguagem Structured Query Language (SQL) e sublinguagens:


    • Data Definition Language (DDL)

    • Data  Manipulation Language (DML)


  • Análise e Modelação segundo o Modelo Entidade-Relação (MER)

  • Transformação do MER no MR

  • Programação da lógica e acessos ao modelo de dados


    • Procedimentos

    • Funções

    • Triggers


Bibliografia Obrigatória

Luís Damas; SQL, FCA. ISBN: 978-972-722-443-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino expositivo com prática laboratorial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 4,00
Frequência das aulas 4,00
Total: 8,00

Obtenção de frequência

2 testes e trabalho prático.
nota mínima de 8 valores a cada uma das componentes.

Fórmula de cálculo da classificação final











































Avaliação contínua
Item Data Peso nota mínima
1º Teste 04/mai 30% 8,0
2º teste 13/jun 30% 8,0
1ª fase do trabalho 18/mai 15% 8,0
2ªfase do trabalho 20/jun 15% 8,0
Discussão do trabalho 22/jun 10% 8,0


























Avaliação em época de exame
Item Peso nota mínima
Exame 60% 8,0
Trabalho de grupo 40% 8,0
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