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Ferramentas de Edição de Som e Imagem

Código: DVAM02     Sigla: FESI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Técnicas audiovisuais e produção dos media

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DVAM 21 Plano_estudos_2018_19 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Rozendo Barreto Xavier Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Delfim Pedro Pereira de Jesus Ramos 4,00
Carlos Rozendo Barreto Xavier 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos




Dar forma a uma alfabetização audiovisual, dotando os alunos de competências técnicas e criativas em ferramentas de autoria multimédia, para a criação e edição de recursos de áudio e vídeo, e game assets.
Compreender e identificar os elementos visuais em imagens fixas e em movimento; Compreender e identificar elementos de composição visual;


Identificar e analisar diversos géneros e discursos audiovisuais.




Resultados de aprendizagem e competências




Respeitando o artigo 6o do Decreto-Lei n.o 43/2014, de 18 de março, a descrição do referencial de competências organiza-se de acordo com os domínios: conhecimentos, aptidões e atitudes. No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:


Conhecimentos
- Conhecimentos abrangentes e especializados em linguagem audiovisual;
- Conhecimentos abrangentes e especializados em técnicas e tecnologias de produção e pós- produção audiovisual para aplicação especifica da área do curso;


Aptidões
- Conceber, planear e desenvolver soluções criativas para produção de videojogos e aplicações multimédia;


Atitudes
- Demonstrar disponibilidade para uma constante atualização de conhecimentos e de ferramentas na área da produção e pós-produção audiovisual, e sentido critico e criativo na produção de conteúdos.




Modo de trabalho

Presencial

Programa





1. Literacia audiovisual
2. Representação e edição de imagem estática
2.1. Interface e utilização
2.2. Criação de texturas e tiles
2.3. Criação de spritesheets
2.4. Animação
2.5. Introdução ao desenho vetorial
3. Representação e edição de imagem em movimento
3.1. Equipamentos e programas para a edição não-linear de vídeo digital. 3.2. Formatos e protocolos de intercâmbio.
3.3. Correção de cor
3.4. Codecs, rendering e exportação.
4. Representação e edição de som
4.1. Captação
4.2. Edição e efeitos
4.3. Síntese
4.4. Criação de efeitos sonoros





Bibliografia Obrigatória

ARNHEIM, R. (1957); A arte do cinema. Lisboa: Edições 70.
CABRAL, Carlos (2003); Manual de Iluminação. Lisboa: Inatel
CHABROL, Claude (2004); Como Fazer um Filme. Lisboa: Dom Quixote
COMPARATO, Doc (1992); Da Criação ao Guião. Lisboa: Pergaminho
DONDIS, D. (2000); Sintaxe da linguagem visual. 3a Edição. São Paulo: Martins Fontes.
FELGUEIRAS, Carlos Felgueiras, GARROTT, João (2008); Introdução ao processamento digital de imagem. FCA, 2008.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem




Pretende-se com esta Unidade Curricular desenvolver competências com recurso a uma estratégia de blended learning, permitindo uma relação de maior proximidade entre o docente e os estudantes através de discussões frequentes e direcionadas.








O vídeo pedagógico, ou no conceito mais restrito de vídeo-produção definido por Joan Ferrés, permite uma abordagem transdisciplinar ao currículo da formação inicial dos estudantes do ensino superior. Desta forma, a estratégia de vídeo-produção, assente na realização de produtos audiovisuais pelos próprios estudantes, possibilita a abordagem não só a conteúdos da sua esfera específica (os meios audiovisuais) como também conteúdos mais transversais ou específicos de outras áreas do saber.





Paralelamente, a metodologia utilizada centra-se na leitura, construção e utilização de produtos audiovisuais pelos estudantes, individualmente e em grupo, como defende Joan Ferrés, no conceito de vídeo pedagógico ativo e não meramente transmissivo.



Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Teste 15,00
Trabalho de campo 35,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho de campo 35,00
Trabalho laboratorial 35,00
Elaboração de projeto 15,00
Frequência das aulas 15,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência




A avaliação final da UC será afixada no portal da EST/IPS em data conforme calendário letivo, resultando das avaliações parcelares descritas anteriormente, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.

Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a UC, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da EST/IPS.





Exame
O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
Componente 1 (40%) - teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1 hora.
Componente 2 (60%) - apresentação (20 minutos) e discussão oral (40 minutos) de produto audiovisual no dia do exame. O produto será realizado pelo estudante nas instalações da ESE/IPS, mediante enunciado fornecido pelo docente, em data prévia ao exame. O produto será realizado num período entre 2 a 4 dias consecutivos, com recurso a equipamento fornecido pela ESE/IPS.







Fórmula de cálculo da classificação final

=SOMA(F4;H4;J4;L4)

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes com estatuto especial e que não possam frequentar regularmente a UC poderão ser avaliados em regime de avaliação contínua, após negociação com o docente da UC. Desta negociação pode resultar a definição de elementos e momentos de avaliação diferentes dos expostos neste programa.
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