Programação de Aplicações Móveis
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DVAM |
10 |
Plano_estudos_2018_19 |
2 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento de aplicações móveis, com principal foco na programação de soluções híbridas (não nativas) recorrendo a tecnologias de desenvolvimento Web.
- Os estudantes devem conhecer e compreender a arquitectura de desenvolvimento para dispositivos móveis.
- Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do cliente.
- Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar uma aplicação móvel.
- Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de uma aplicação para dispositivos móveis.
- Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
- Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos definidos para a presente UC, permitem aos estudantes o desenvolvimento de aplicações móveis compatíveis com diferentes dispositivos. Serão abordados os conceitos fundamentais de programação para dispositivos móveis, com foco na utilização de tecnologias Web para a o desenvolvimento.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
É importante (mas não obrigatório) existir algum conhecimento prévio de programação.
Programa
1. Tecnologia de cliente (vertente Web):
a) HTML5;Vauphoria
b) CSS;
c) JavaScript;
d) Ionic;
e) Apache Cordova;
2. Tecnologia não Web
a) Unity
b) Vuforia
Bibliografia Obrigatória
Pedro Coelho; Construção de aplicações móveis híbridas com o Phonegap, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-871-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas:
Nestas aulas será utilizado o método expositivo com resolução de exercícios práticos. Será aplicado o método de aprendizagem ativa, de modo a incentivar e envolver os estudantes na aprendizagem.
Vai também exisitir uma vertente de desenvolvimento de trabalho prático continuado, adoptando-se assim uma metodologia baseada em projeto.
Software
Sublime 3
Visual Studio Code
Notepad++
NodeJS + NPM
Android Studio
Java JDK (versão 8)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
90,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de investigação |
15,00 |
Total: |
180,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final (>=9,5) = (Teórica * 50%) + (Trabalho Prático (Projecto) * 40%) + (Discussão individual * 10%)
Notas mínimas:Testes: 7.5 valores
Trabalho prático (Projecto): 9.5 valores
No caso de não ter nota mínima no teste, o aluno terá de fazer exame.
Exame: 8.0 valores
Trabalho de estágio/projeto
O Projecto da UC será apresentado e disponibilizado aos alunos durante o decorrer do semestre e consiste na criação de um pequeno jogo recorrendo às tecnologias leccionadas na UC (HTML, CSS e JavaScript)