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Programação de Aplicações Móveis

Código: DVAM11     Sigla: PAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DVAM 10 Plano_estudos_2018_19 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Pedro de Abreu Morais Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
João Pedro de Abreu Morais 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento de aplicações móveis, com principal foco na programação de soluções híbridas (não nativas) recorrendo a tecnologias de desenvolvimento Web.



  • Os estudantes devem conhecer e compreender a arquitectura de desenvolvimento para dispositivos móveis.

  • Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do cliente.

  • Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar uma aplicação móvel.

  • Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de uma aplicação para dispositivos móveis.

  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.

  • Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos definidos para a presente UC, permitem aos estudantes o desenvolvimento de aplicações móveis compatíveis com diferentes dispositivos. Serão abordados os conceitos fundamentais de programação para dispositivos móveis, com foco na utilização de tecnologias Web para a o desenvolvimento.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É importante (mas não obrigatório) existir algum conhecimento prévio de programação.

Programa

1. Tecnologia de cliente (vertente Web):
    a) HTML5;Vauphoria
    b) CSS;
    c) JavaScript;
    d) Ionic;
    e) Apache Cordova;

2. Tecnologia não Web
    a) Unity
    b) Vuforia

Bibliografia Obrigatória

Pedro Coelho; Construção de aplicações móveis híbridas com o Phonegap, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-871-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas:
Nestas aulas será utilizado o método expositivo com resolução de exercícios práticos. Será aplicado o método de aprendizagem ativa, de modo a incentivar e envolver os estudantes na aprendizagem.

Vai também exisitir uma vertente de desenvolvimento de trabalho prático continuado, adoptando-se assim uma metodologia baseada em projeto.

Software

Sublime 3
Visual Studio Code
Notepad++
NodeJS + NPM
Android Studio
Java JDK (versão 8)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 90,00
Estudo autónomo 15,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 15,00
Total: 180,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final (>=9,5) = (Teórica * 50%) + (Trabalho Prático (Projecto) * 40%) + (Discussão individual * 10%)

Notas mínimas:

Testes: 7.5 valores

Trabalho prático (Projecto): 9.5 valores

No caso de não ter nota mínima no teste, o aluno terá de fazer exame.

Exame: 8.0 valores

Trabalho de estágio/projeto

O Projecto da UC será apresentado e disponibilizado aos alunos durante o decorrer do semestre e consiste na criação de um pequeno jogo recorrendo às tecnologias leccionadas na UC (HTML, CSS e JavaScript)
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