Inteligência Artificial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DVAM |
10 |
Plano_estudos_2018_19 |
2 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objectivo introduzir a área da inteligência artificial aos alunos e a como esta pode ser aplicada aos jogos.
Resultados de aprendizagem e competências
Após finalizarem a unidade curricular os alunos deverão:
1- Compreender o que é a IA e em que problemas se pode aplicar
2- Saber analisar um problema e identificar técnicas de IA que podem ser aplicadas
3- Saber o que é necessário para construir uma IA
4- Perceber o papel da IA nos jogos
5- Conhecer algumas das técnicas mais simples de IA, onde e como podem ser aplicadas e quais as suas vantagens e limitações
6- Conseguir implementar técnicas de IA para problemas simples da temática dos jogos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Introdução à Inteligência Artificial
2. Procura não informada:
- Largura, profundidade, custo uniforme
3. Procura informada: Greedy, A*
4. Min Max: Procura com adversários
- Alpha Beta prunning
- Informação escondida e aleatoriedade
5. Outros temas da IA: Satisfação de restrições, lógica, etc
Bibliografia Obrigatória
Stuart Russell and Peter Norvig; Artificial Intelligence: A Modern Approach, 4thEdition, Prentice-Hall, 2020
Millington, I., Funge, J.; Artificial Intelligence for Games (2nd ed.), CRC, 2009
Bibliografia Complementar
Buckland, M.; Programming Game AI by Example, Jones & Bartlett Learning., 2004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será adotada uma metodologia expositiva para introdução dos diversos tópicos. Esta será reforçada com uma metodologia de prática experimental, através de exercícios tutoriais práticos e um projeto final.
Sempre que possível o projecto terá integração com a contribuição de outras unidades curriculares do semestre.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
8,00 |
Total: |
108,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é composta por duas componentes: teórica e prática.
Ambas são obrigatórias. A nota mínima é de 9,5 valores em 20 para a média de ambas as componentes.
Avaliação Contínua:
Componente Prática: um Projeto (60%) - nota mínima 8.0 valores
- Participação nas aulas e realização das tarefas (15%)
- Fase 0 – Game Design Document (5%)
- Fase 1 – Versão single player (15%)
- Fase 2 – Versão Multiplayer e discussão final (25%)
Componente Teórica: dois Testes (40%) - nota mínima 8.0 valores
- Teste 1 - 20%
- Teste 2 - 20%
Avaliação Por Exame
Época normal, de recurso e especial
Componente Prática: Entrega da versão final do projeto e discussão final (50%) (Min. 8 valores)
Componente Teórica: um exame - nota mínima 9,5 valores
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Contínua:
40% componente teórica + 60% componente projeto
Aprovação com média das duas componentes >= 9.5 valores
Avaliação Por Exame
50% componente teórica + 50% componente prática
Aprovação com média das duas componentes >= 9.5 valoresMelhoria de classificação
Só é possível a melhoria da componente teórica, apenas no exame da época de recurso.