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Gestão e Carregamento de Baterias de Tração

Código: VE13     Sigla: GCBT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Eletricidade e energia

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Veículos Elétricos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPVE 7 Plano de Estudos_2015_16 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Victor Manuel Esteves Antunes Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Victor Manuel Esteves Antunes 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos das competências necessárias ao desenho e manutenção das baterias de tracção, dos carregadores e dos sistemas necessário à correta gestão da bateria.
Realização de trabalhos laboratoriais em grupo. Alertar os estudantes para os aspetos relacionados com a organização do espaço de trabalho e a segurança na manipulação deste tipo de equipamentos.

Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecer os tipos de baterias utilizados nos veículos com tração eléctrica (VE).
- Conhecer os sistemas de carregamento de baterias de VE.
- Conhecer os sistemas de gestão de baterias de VE (BMS).
- Competência para intervir na manutenção de baterias de VE e nos sistemas electrónicos associados à gestão de baterias de VE.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Tipos e química de baterias aplicadas na mobilidade elétrica.
2. Aspectos de segurança associados às baterias.
3. Envelhecimento de bateria.
4. Arquitetura de montagem de baterias.
5. Técnicas de recarga das baterias.
6. Postos de carregamento.
7. Dimensionamento e packaging de baterias.
8. Cablagem de potência para baterias de tração.
9. Sistemas de controlo de temperatura de baterias.
10. Modelo dinâmico das baterias.
11. Sistemas automáticos de gestão de baterias: activos e passivos.
12. Introdução aos supercondensadores.

Bibliografia Obrigatória

Victor Antunes; Folhas teóricas de apoio às aulas teóricas-práticas

Bibliografia Complementar

José Maia; Apontamentos desenvolvidos para a disciplina.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas:
Nestas aulas são leccionados os conceitos de cada um dos temas do programa. São desenvolvidos exemplos ilustrativos das diversas matérias e executam-se exercícios de aplicação.

São apresentados objectivos de aprendizagem a cada grupo de alunos que, em autonomia e com a supervisão do docente, fazem a pesquisa necessária e recorrem a experiências em laboratório para atingirem os objectivos delineados. Para cada conjunto de objectivos o grupo de alunos desenvolve uma apresentação formal de 20 minutos e elabora um relatório com um mínimo de 10 páginas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 32,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O estudante tem que estar presente numa percentagem mínima de 75% das aulas e tem de apresentar os três trabalhos propostos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Em cada componente/trabalho a classificação é obtida em função da classificação do docente e dos pares.
1) 80 % da responsabilidade do docente.
2) 20 % resulta da avaliação entre pares.

A avaliação realizada pelo docente é individual e depende dos seguintes factores:
1) desempenho do aluno durante os períodos de pesquisa e preparação dos temas/trabalhos a apresentar.
2) desempenho do aluno durante apresentação do tema.
3) Avaliação do relatório entregue.


A classificação final é obtida resulta da aplicação da equação:

C= (C1 + C2 + C3)/3
Onde:

CF = Classificação final.

CN = Classificação de uma componente de avaliação.

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