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Sistemas Mecânicos do Automóvel

Código: VE16     Sigla: SMA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Construção e reparação de veículos a motor

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Veículos Elétricos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPVE 7 Plano de Estudos_2015_16 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Aníbal Jorge de Jesus Valido Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Emanuel Capelinha Rodrigues 2,00
João Jerónimo Baptista Ribeiro 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender, interpretar e explicar a influência das diferentes soluções construtivas usadas nos subsistemas de direção, suspensão, travagem e transmissão no comportamento dinâmico do automóvel.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular e estudante deverá:

Entender a influência das diferentes arquiteturas de posicionamento da unidade motriz e eixos com tração no comportamento dinâmico do automóvel;

Compreender o papel das forças e momentos desenvolvidos pelos pneus no comportamento dinâmico do automóvel;

Conhecer as várias arquiteturas de suspensão/direção e entender as vantagens e desvantagens de cada uma delas;

Compreender o funcionamento de um sistema de travagem e a necessidade da repartição de travagem pelos dois eixos;

Conhecer as soluções construtivas de cada elemento do sistema de transmissão de um automóvel e a sua influência na dinâmica longitudinal do mesmo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - Introdução à Dinâmica de Veículos

2 - Sistemas de Suspensão/Direção

3 - Sistema de Travagem

4 - Sistema de Transmissão

Bibliografia Obrigatória

T.D. Gillespie; Fundamentals of Vehicle Dynamics, SAE International, 1992. ISBN: 1-56091-199-9
D.L. Milliken; Race Car Vehicle Dynamics, SAE International, 1994. ISBN: 1-56091-526-9

Bibliografia Complementar

N.J. Rezna; Vehicle Dynamics: Theory and Application, Springer, 2008. ISBN: 978-0-387-74244-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas: Exposição teórica da matéria e resolução de problemas pelos estudantes.

Utilização de um simulador automóvel e respetivo sistemas de telemetria para ilustrar os conceitos teóricos.

Software

rFactor2
Motec i2 Pro

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

a) Avaliação contínua

Realização de dois testes de avaliação (TA1 e TA2) e 3 Trabalhos Práticos (TP1, TP2 e TP3);

b) Avaliação por exame final

Realização de 1 exame final (EX).

Fórmula de cálculo da classificação final

a) Avaliação Contínua:

NF=0,4*(TP1+TP2+TP3)/3+0,6*(TA1+TA2)/2

Condições para aprovação na UC:

TA1, TA2 >=8 valores, NF>=9,5 valores


b) Avaliação por exame final:

NF = EX

Condições para aprovação na UC: NF >= 9,5 valores

Observações

Os trabalhos práticos são realizados em grupo.



Horário de atendimento:


Emanuel Rodrigues: 5ª feira das 11:00h às 13:00h.
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