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Programação Orientada a Objetos

Código: TINF03     Sigla: POO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias Informáticas (Turma do Programa BrightStart)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TINFT 23 Plano Estudos_2018_19 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Sena Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Noémia Vicente Virtuoso dos Reis Ferro 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ensino e prática dos conceitos de programação orientada por objetos com base na linguagem JAVA.

Dar sequência teórica à UC (Unidade Curricular) de Lógica e Fundamentos de Programação desenvolvendo um novo paradigma de programação.

Resultados de aprendizagem e competências

Capacidade de integrar conhecimentos, adquiridos em outras unidades curriculares, através da sua aplicação num projeto de software.
Capacidade de adaptação a um novo paradigma de programação.
Capacidade de trabalho em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução ao paradigma da POO

  2. Classes e Objetos

  3. Encapsulamento de Dados

  4. Agregação e Composição de Classes

  5. Introdução às Colecções

  6. Herança e Polimorfismo

  7. Classes Abstractas e Interfaces

  8. Exceções

  9. Entradas e Saídas (I/O)

  10. Ambiente Gráfico JavaFX

Bibliografia Obrigatória

F. Mário Martins; Java 8 - POO+Construções Funcionais, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6
David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java (6th Edition), Pearson Education Limited, 2016. ISBN: 978- 1292159041

Bibliografia Complementar

Carl Dea, Mark Heckler, GerritGrunwald, Jose Pereda, Sean Phillips; JavaFX 8 Introduction by Example

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método adotado compreende essencialmente a aprendizagem baseada na resolução de casos práticos, onde a matéria versada é diretamente aplicada.

A avaliação de aprendizagens será realizada ao longo do ano leivo pelos professores da (UC) unidade curricular, conforme o plano curricular proposto para a mesma.

O sistema de avaliação desta UC compreende modalidades de avaliação formativa e de avaliação sumativa.

A avaliação formativa possui um carácter sistemático e contínuo e é objecto de notação descritiva e qualitativa ao longo do tempo.

A avaliação sumativa, que neste caso adotará, predominantemente, provas de natureza prática, expressa-se na escala de zero a vinte valores.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 42,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 90,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Possui duas componentes: Prática e Teórica

Componente Prática

Projeto – 50%

 

Componente Teórica:

Testes – 50% (média dos 2 testes) ou

Exame – 50%

 

Avaliação

Em cada teste há nota mínima de 7.5 e de 9.5 na média

No Projeto há nota mínima de 9.5.

Há nota mínima de 9.5 nos Exames (Época normal e/ou Recurso)

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final (NF) é calculada segundo a seguinte fórmula:

NF = (Teórica * 50%) + (Projeto * 50%)

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