Projeto de Conversores Aplicados às Energias Renováveis
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEEC |
0 |
Plano de Estudos_2020 |
2 |
- |
5 |
60 |
135 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Através da frequência desta unidade curricular, os estudantes vão adquirir:
• Capacidade de analisar, dimensionar e desenvolver circuitos de regulação e comando para diferentes tipos de conversores electrónicos de potência;
• Aquisição de competências relacionadas com o fabrico de protótipos de electrónica de potência, de um modo prático em ambiente oficinal e laboratorial;
• Aptidão para desenvolver atitudes críticas e tomadas de decisão relacionadas com os efeitos das perturbações no funcionamento dos conversores electrónicos de potência
Resultados de aprendizagem e competências
Através da frequência desta unidade curricular, os estudantes vão adquirir:
• Capacidade de analisar, dimensionar e desenvolver circuitos de regulação e comando para diferentes tipos de conversores electrónicos de potência;
• Aquisição de competências relacionadas com o fabrico de protótipos de electrónica de potência, de um modo prático em ambiente oficinal e laboratorial;
• Aptidão para desenvolver atitudes críticas e tomadas de decisão relacionadas com os efeitos das perturbações no funcionamento dos conversores electrónicos de potência
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Máquinas elétricas, eletronica de potência, controlo de sistemas.
Programa
1. Regulação e comando de conversores electrónicos de potência para accionamentos electromecânicos de velocidade variável
2. Principais tipos de sensores utilizados em acionamentos (velocidade, corrente, tensão, posição)
3. Técnicas de Modulação em Conversores Comutados
- Modelação por Largura de Impulso (PWM)
- Limitadores de Corrente (histerese)
4. Controlo de Fontes Comutadas
- Compensador do tipo P, PI e PID
- Controlador por Modo de Deslizamento
5. Circuitos para a regulação e comando dos conversores electrónicos de potência
- Circuitos de referência e medição (feedback)
- Circuitos osciladores (sinusoidal, dente de serra/triangular, impulsos)
- Circuitos integrados dedicados (drivers, microcontroladores, etc)
Bibliografia Obrigatória
Fernando Silva; Eletrónica Industrial, Fundação Calouste Gulbenkian
João Palma; Accionamentos electromecânicos de velocidade variável, Fundação Calouste Gulbenkian
Bibliografia Complementar
Ned Mohan; Tore Undeland; William Robbins; Power Electronics: Converters, Applications and Design, John Wiley & Sons
M.H.Rashid (Editor); Power Electronics Handbook, Academic Press
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas: Método de exposição e de demonstração interactivo;
Aulas de projecto em ambiente laboratorial: Método experimental aplicado ao desenvolvimento de circuitos e sistemas com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas teórico-práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
75,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
O aluno tem que entregar um protótipo (25%), um relatório (25%), e efectuar uma discussão sobre estes dois elementos (50%) com o docente da disciplina, nas datas combinados no inicio da disciplina.
De outro modo, a avaliação consiste em três elementos:
• Avaliação do protótipo laboratorial/oficinal (25%)
• Avaliação do relatorio ou apresentação relativo ao desenvolvimento do protótipo (25%)
• Discussão oral do relatório escrito do protótipo laboratorial (50%)
- A nota mínima para cada um dos elementos de avaliação é 10 (dez) valores. Se faltar algum elemento até à data de entrega combinada no inicio do semestre o aluno está automaticamente reprovado
- Uma vez que a metodologia da disciplina é baseada num modelo de avaliação contínua o aluno não pode ser submetido a exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
• Avaliação do protótipo (25%)
• Discussão oral do relatório escrito do protótipo laboratorial (50%)
• Avaliação do relatorio ou apresentação relativo ao desenvolvimento do protótipo (25%)
Melhoria de classificação
Não é possivel fazer a melhoria da classificação, uma vez que a disciplina é baseado num modelo de avaliação continua.