Sistemas de Energia Elétrica Renovável
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Termodinâmca Aplicada |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTE |
20 |
Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta Unidade Curricular o aluno será capaz de:
· Descrever o impacto ambiental das fontes de origem não renovável e de origem renovável, assim como as suas capacidade e limitações.
· Conhecer a legislação aplicável no caso da produção de origem renovável e a evolução que deu origem à legislação atual.
· Caracterizar os recursos renováveis (sol, vento, água).
· Ser capaz de estabelecer modelos a partir dos quais consegue calcular a energia produtível a partir dos
· recursos estudados.
· Fazer cálculos aplicáveis à avaliação económica de investimentos em energias renováveis.
· Conhecer as tecnologias atuais utilizadas no armazenamento de energia elétrica e a sua necessidade
·quando esta é produzida a partir de fontes renováveis com perfis de produção muito variados e imprevisíveis.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta Unidade Curricular o aluno será capaz de:
· Descrever o impacto ambiental das fontes de origem não renovável e de origem renovável, assim como as suas capacidade e limitações.
· Conhecer a legislação aplicável no caso da produção de origem renovável e a evolução que deu origem à legislação atual.
· Caracterizar os recursos renováveis (sol, vento, água).
· Ser capaz de estabelecer modelos a partir dos quais consegue calcular a energia produtível a partir dos
· recursos estudados.
· Fazer cálculos aplicáveis à avaliação económica de investimentos em energias renováveis.
· Conhecer as tecnologias atuais utilizadas no armazenamento de energia elétrica e a sua necessidade
·quando esta é produzida a partir de fontes renováveis com perfis de produção muito variados e imprevisíveis.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Avaliação económica de investimentos em energias renováveis; principais indicadores económicos.
2. Legislação e renováveis - Legislação e normas aplicável nas energias renováveis. - Perfil das redes. Interação consumidores, operadores, comercializadores.
3. Fontes renováveis.
3.1 Energia eólica: Caracterização do recurso. Turbinas utilizadas no aproveitamento da energia eólica. Cálculo da produção de energia elétrica. Análise económica para várias soluções.
3.2 Energia hídrica: Caracterização do recurso. Turbinas utilizadas. Escolha de turbinas. Cálculo da produção de energia elétrica. Análise económica para várias soluções.
3.3 Energia fotovoltaica: Caracterização do recurso fotovoltaico. Características das células e painéis fotovoltaicos. Principais equipamentos e projeto de uma instalação fotovoltaica.
3.4 Energia das ondas, das marés e das correntes: Caracterização geral dos recursos disponíveis. Características gerais e princípio de funcionamento das turbinas.
4. Opções de Armazenamento.
Bibliografia Obrigatória
Castro, R. ; Uma introdução às energias renováveis: Eólia, Fotovoltaica e Mini-Hídrica, 2011
PSantos; Plataforma moolde
Paulo Santos; Elementos de Apoio à UC, 2021
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Vão ser realizados vários projetos nas áreas das ER com o objetivo de dotar os estudantes de ferramentas que lhes permitam calcular a energia produzida através de fontes renováveis. Vão ser feitas avaliações dos investimentos para que se possa também avaliar os investimentos. Serão convidadas empresas para mostrar exemplos práticos relativos às instalações para produção de Energia Elétrica a partir de ER.
As aulas teórico-práticas terão uma componente baseada na exposição do conteúdo programático da unidade curricular e outra componente baseada na exemplificação, em termos de aplicações e na resolução de problemas.
As aulas de laboratório serão dedicadas ao desenvolvimento dos projetos e acompanhamento de trabalhos.
Na componente teórica/prática (aulas teórica/práticas), são introduzidos de forma expositiva os conceitos teóricos inerentes aos temas estudados, que são a base da unidade curricular. Estes conhecimentos são consolidados através da realização dos projetos e trabalhos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
55,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Estudo autónomo |
62,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação contínua supõe a elaboração e apresentação de trabalhos ao longo do ano.
O ensino será baseado em metodologias de ensino ativo, trabalhos e projetos, sempre que possível com casos reais e interligação com empresas.
Existem dois tipos de avaliação:
· com exame final
· exame (E) +resolução/elaboração e apresentação de casos (C)
A nota final será composta por: 70% (E)+30%(C).
Avaliação contínua pressupõe a frequência das aulas e a preparação regular/sistemática de trabalhos. Compõe-se de dois elementos:
com testes ·
teste (T) + +resolução/elaboração e apresentação de casos (C) + Presenças (P)
A nota final será composta por: 55% (E) +40%C + 5% (P).
Fórmula de cálculo da classificação final
Existem dois tipos de avaliação:
· com exame final
· exame (E) +resolução/elaboração e apresentação de casos (C)
A nota final será composta por: 70% (E)+30%(C).
Avaliação contínua pressupõe a frequência das aulas e a preparação regular/sistemática de trabalhos. Compõe-se de dois elementos:
com testes ·
teste (T) + +resolução/elaboração e apresentação de casos (C) + Presenças (P)
A nota final será composta por: 55% (E) +40%C + 5% (P).