Informática Forense
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Informáticas |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPSIA |
20 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
O objetivo da Unidade Curricular de Informática Forense consiste em fornecer competências básicas no domínio da Segurança Informática e de Informática Forense de forma a que os alunos conheçam e saibam utilizar técnicas e tecnologias ligadas à área da Informática Forense.
Pretende-se que os alunos compreendam os conceitos básicos de Segurança Informática, adquiram o conhecimento de como estabelecer a segurança, adquiram conhecimentos de algoritmos de cifra e esteganografia, e que saibam analisar sistemas de ficheiros e manipulá-los.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos observam os objetivos da unidade curricular relativos aos conhecimentos a adquirir, focando o ensino dos conceitos básicos essenciais da segurança informática e da informática forense aplicada a sistemas de ficheiros e transpondo esses conceitos para a prática.
Os conteúdos programáticos procuram seguir uma sequência lógica e incremental na introdução dos elementos fundamentais, que abordam os novos paradigmas da análise forense a sistemas de ficheiros e demonstram a sua importância, permitindo aumentar gradualmente a complexidade do estudo da segurança da informação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Ideias Erradas na Segurança Informática e Informática Forense
2. Fatores Humanos
3. Ética e Legislação
4. Conceitos Base de Segurança Informática
5. Programas maliciosos, intrusões e infra-estruturas básicas de segurança
6. Criptografia
7. Esteganografia
8. Análise de Sistemas de Ficheiros
9. Análise Forense a Sistemas de Ficheiros
Bibliografia Obrigatória
André Zúquete; Segurança em Redes Informáticas, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-857-7
Mário Natunes, Baltazar Rodrigues; Introdução à Cibersegurança, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-861-4
Jorge Granjal; Segurança Prática em Sistemas e Redes com Linux, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-865-2
Bibliografia Complementar
William Stallings; Cryptography and Network Security, Prentice Hall, 2010. ISBN: 978-013-609-704-4
William Stallings, Laurie Brown; Network Security Essentials, Pearson Education, 2008. ISBN: 978-013-513-711-6
John Sammons; The Basics of Digital Forensics: The Primer for Getting Started in Digital Forensics, Syngress, 2015. ISBN: 9781597496612
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Métodos predominantes:
- Expositivo, recorrendo a exemplos das aulas teóricas. Os alunos são depois incentivados a desenvolver os seus trabalhos segundo a metodologia de Ensino Baseado em Projeto, com o acompanhamento do docente, que os ajudará a assimilar melhor a matéria.
- Ativo: orientação dos alunos no desenvolvimento autónomo de exercícios e trabalhos práticos ao longo da unidade curricular.
Em Ensino à Distância (EaD):
Ferramentas complementares ao Moodle nas sessões síncronas: MS-Teams, Colibri/Zoom.
Apresentação de conteúdo em sessões síncronas: leitura de documentos, vídeo aula, vídeos demonstrativos ou explicativos e tutoriais online.
Atividades de aprendizagem em sessões síncronas: exercícios resolvidos ou por resolver, com soluções, exercícios ou questões por resolver, sem soluções, exercícios interativos, fórum e/ou chat no Moodle e questionários.
Ferramentas utilizadas no modo assíncrono: Moodle e MS-Teams.
Apresentação de conteúdo no modo assíncrono: leitura de documentos, vídeos demonstrativos ou explicativos e tutoriais online.
Atividades de aprendizagem assíncronas: exercícios ou questões por resolver, sem soluções e fórum no Moodle.
Software
Linux
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação > Tecnologia da segurança
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
18,00 |
Trabalho laboratorial |
42,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
É aplicado o regulamento de assiduidade da ESTSetúbal/IPS, isto é, a avaliação continua requer uma assiduidade mínima de 75% das aulas.
Os alunos com o estatuto Trabalhador Estudante que não possam comparecer na aulas devem indicá-lo por email ao responsável da disciplina o mais cedo possível. Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante têm acesso à avaliação contínua sem ser necessário a presença nas aulas (excepto nos momentos de avaliação obrigatórios).
A Unidade Curricular possui vários momentos de avaliação (a apresentação do Trabalho Prático 1, a apresentação e discussão oral do Trabalho Prático 2, dois Testes, workshop e seminário) obrigatoriamente presenciais. Existe um momento de avaliação presencial (não pode ser realizado online), que é opcional, que consiste numa competição em equipa com o objetivo de obter valores de bonus para somar à nota do Teste 1. Poderá existir uma workshop e/ou seminário presenciais cuja realização e/ou presença poderá contar para a nota, substituindo um quiz.
A falta aos momentos de avaliação referido acima implica a nota zero no elemento a ser avaliado.
Em Ensino à Distância a assiduidade é controlada através de uma sondagem aos alunos, no Moodle, disponível em cada aula.
Para terem aprovação à UC, os alunos têm de obter:
- Mais de 7.0 valores na Componente Prática
- Mais de 9.5 valores na Nota Final
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] ≥ 9.5 valores
[CT] = (50% [T1] + 50% ([T2]+[Q1]+[Q2]+[Q3]+[Q4])) ou 100% [E]
[CP] = 20% [TP1-Parte 1] + 20% [TP1-Parte 2] + 10% [TP1-Parte 3] + 50% [TP2] ≥ 7.0 valores
Onde:
[CT] = Nota da Componente Teórica
[T1] = Nota do Teste 1
[T2] = Nota do Teste 2
[Qn] = Nota do Quiz n
[E] = Nota do Exame (Época Normal ou Época de Recurso ou Época Especial)
[CP] = Nota da Componente Prática
[TP1-Parte 1] = Nota da Parte 1 do Trabalho Prático 1
[TP1-Parte 2] = Nota da Parte 2 do Trabalho Prático 1
[TP1-Parte 3] = Nota da Parte 3 do Trabalho Prático 1
[TP2] = Nota do Trabalho Prático 2
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos com o estatuto Trabalhador Estudante que não possam comparecer na aulas devem indicá-lo por email ao responsável da disciplina o mais cedo possível. Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante têm acesso à avaliação contínua sem ser necessário a presença nas aulas (excepto nos momentos de avaliação obrigatórios).
A Unidade Curricular possui vários momentos de avaliação (a apresentação do Trabalho Prático 1, a apresentação e discussão oral do Trabalho Prático 2, dois Testes, workshop e seminário) obrigatoriamente presenciais. Existe um momento de avaliação presencial (não pode ser realizado online), que é opcional, que consiste numa competição em equipa com o objetivo de obter valores de bonus para somar à nota do Teste 1. Poderá existir uma workshop e/ou seminário presenciais cuja realização e/ou presença poderá contar para a nota, substituindo um quiz.
A falta aos momentos de avaliação referido acima implica a nota zero no elemento a ser avaliado.
Melhoria de classificação
Melhoria de nota só em Época de Recurso, realizando os TPs+ Exame, e mediante inscrição.