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Economia

Código: LACI22027     Sigla: ECO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EACI 21 Plano de Estudos 14 2 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Elsa Cristina da Costa Ferreira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Elsa Cristina da Costa Ferreira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

IPS_ESTS - Economia e Gestão







Compreender a importância da Economia  ao nivel micro e macro.
Conhecer os principais conceitos de Economia.
Saber definir o objeto e o método de economia.
Compreender o problema da escassez de recursos.
Compreender as escolhas do consumidor.
Compreender as leis da oferta e procura.
Compreender o contexto macroeconómico dos países/ regiões.
Conhecer a evolução dos principais indicadores de conjuntura económica e do IDH.


Resultados de aprendizagem e competências

Dominar principais conceitos de Economia, saber explicar graficamente e conceptualmente as leis e fenómenos de economia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

IPS_ESTS - Economia e Gestão







1. Questões introdutórias e teoria da produção

1.1. Conceitos fundamentais da economia: fronteira de possibilidades de produção, escassez, eficiência, os três problemas da economia, custos de oportunidade
1.2. Teoria da produção: factores de produção, economias de escala
1.3. Custos de produção, custos de oportunidade

2. Mercado

2.1.Teoria da procura/oferta e o equilíbrio do mercado
2.2. Elasticidade preço da procura/oferta e aplicações
2.3. Procura e comportamento do consumidor
2.4. Estruturas de mercado
2.4.1. Mercado concorrencial
2.4.2. Monopólio

3. Objectivos e instrumentos de política macroeconómica, funções do Estado

3.1. Economia mista, Estado, Governo, capital, dinheiro/moeda, “mão invisível”, bens públicos/privados, Estado-providência, falhas do mercado, funções dos governos
3.2. Visão global do funcionamento da economia como um todo: objetivos e instrumentos macroeconómicos, despesa, receita; PIB, taxa de desemprego, inflação/deflação, exportações líquidas, taxa de câmbio; oferta/procura agregadas
3.3. Ciclos económicos: fase de expansão/recessão; caracterização da evolução da economia portuguesa e de outros países com recurso aos principais indicadores macroeconómicos: PIB per capita, taxa de desemprego, taxa de inflação, índice de preços no consumidor


Bibliografia Obrigatória

Samuelson, P.A. & Nordhaus, W.D.; Economia (19ª edição), McGraw-Hill/Bookman, 2012. ISBN: 978-989-97172-3-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão essencialmente expositivas, podendo e devendo os alunos intervir sempre que tenham dúvidas, e participando nos temas que forem lançados para debate.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência


Em avaliação contínua, os alunos deverão realizar dois testes,  e um trabalho. Os testes têm duração de uma hora cada um, e têm de obter nota mínima na média dos testes de 9.5.
Conjuntamente com o trabalho devem ter nota igual ou superior a dez valores. 

Em avaliação em exame , realização de um exame final até duas horas, devendo os alunos obter nota final igual ou superior a dez valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

(1ºteste+2ºteste)/2=média dos testes
75% da média dos testes + 25% do trabalho, a média dos testes tem de ser igual ou superior a 9.5 valores

Nota final de avaliação contínua/exame≥10 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos e após a inscrição efetiva.

Melhoria de classificação

Melhoria de nota - exame da época de recurso, após a inscrição atempada e efetiva na secretaria/divisão académica.
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