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Interação Pessoa-Máquina

Código: INF32156     Sigla: IPM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 141 Plano de Estudos 2 - 6 52,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Martinha do Rosário Fonseca Piteira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 1,50
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 3 4,50
Alcina Maria Narciso Prata 1,50
Martinha do Rosário Fonseca Piteira 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 6 12,00
Alcina Maria Narciso Prata 6,00
Martinha do Rosário Fonseca Piteira 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de Interação Pessoa-Máquina tem como objetivo  dotar os estudantes com os conhecimentos necessários para o  desenvolvimento de soluções de software centradas no utilizador e nas suas necessidades.
São abordados aspetos não técnicos e associados ao desenvolvimento de produtos de software, com principal ênfase para as questões de usabilidade e de adaptação do produto às necessidades do utilizador.

No final da unidade curicular, espera-se que os estudantes: 
i)
tenham maior facilidade na análise e validação de produtos de software; ii) estejam capacitados para desenvolver soluções centradas no utilizador e validar o grau de usabilidade e adaptação da solução criada, considerando o público-alvo a que se destina.


Objetivos de aprendizagem:

Obj:01 - Reconhecer a relevância que a interface representa como componente de um sistema interativo
Obj:02 - Compreender e aplicar o modelo do desenho centrado no utilizador.
Obj:03 - Compreender e aplicar a análise de utilizadores e tarefas no planeamento e desenho de um sistema interativo.
Obj:04 - Conhecer e justificar o papel dos fatores humanos  no desenho de um sistema interativo
Obj:05 - Compreender e aplicar o modelo concetual.
Obj-06 - Conhecer e aplicar os princípios de usabilidade.
Obj:07 - Conhecer e aplicar as técnicas de prototipagem.
Obj:08 - Conhecer e aplicar os métodos e técnicas de avaliação da usabilidade.
Obj:09 - Compreender e analisar dados de avaliação.
Obj:10 - Aplicar e Especificar os requisitos do público-alvo de um sistema interativo.
Obj:11- Desenhar, implementar e avaliar interfaces.

Resultados de aprendizagem e competências

As competências que são desenvolvidas na unidade curricular de Interação Pessoa-Máquina são: capacidade de análise, de desenho, de teste e avaliação da usabilidade de sistemas interactivos na óptica do desenvolvimento centrado no utilizador.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Interação Pessoa-Máquina
1.1. Contexto e história
1.2. Fundamentos de Usabilidade
1.3. Fundamentos de Desenho Centrado no Utilizador
2. Análise de utilizadores e tarefas
3. Fatores humanos, perceções e fisionomia.
4. Dispositivos e interfaces.
5. Conceitos de design:
5.1. Affordance, mapping, feedback e visibilidade
5.2. Fatores e influências: efeitos de transferência, associações culturais e diferenciação individual
6. Conceptualização da interação
7. Desenho de interfaces
7.1. Cor e imagem
7.2. Tipografia
7.3. Modelos de interação
7.4. Componentes nativos em vários sistemas
8. Técnicas de prototipagem
8.1. Prototipagem em papel e mockups
8.2. Wizard of Oz
8.3. Video Prototyping
8.4. Creating and Comparing Alternatives
9. Avaliação
9.1. Avaliação Heurística
9.2. Avaliação Preditiva
9.3. Avaliação com Utilizadores
9.4. Instrumentos de Recolha e Análise de dados

Bibliografia Obrigatória

Daniel Gonçalves, Manuel J. Fonseca, Pedro Campos; Introdução ao Design de Interfaces, FCA, 2017. ISBN: 9789727228706

Bibliografia Complementar

Dix, A.; Finlay, J.; Abowd, G.; Beale,R.; Human – Computer Interaction 3rd Edition, Prentice Hall, 2014
The Design of everyday things: revised and expanded edition; Donald Norman, Basic Books, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas, será utilizada uma metodologia expositiva com analogias para apresentação dos vários conceitos, seguida de uma metodologia participativa no que se refere à discussão dos conceitos e exemplos apresentados. Na componente prática a metodologia será essencialmente ativa e participativa com recurso à resolução de problemas, análise de casos reais e proposta/desenvolvimento de novas soluções/aplicações.

Componente teórica:

Na exposição dos conteúdos teóricos serão utilizadas em conjunto as metodologias expositiva e participativa. Através destas metodologias pretende-se introduzir aos estudantes os conceitos teóricos. Deste modo pretende-se que o estudante compreenda e adquira os conhecimentos teóricos necessários para o desenho, implementação e avaliação de interfaces.

Componente prática

A metodologia ativa/participativa, na componente prática, permite capacitar o estudante, na compreensão da importância das interfaces como componentes de um sistema interativo, assim como, no desenho, implementação e avaliação de interfaces, através do desenvolvimento de um trabalho prático realizado ao longo do semestre. O trabalho prático é realizado em grupo, permitindo assim aos estudantes desenvolver competências de trabalho em equipa e de comunicação.

Ambas as metodologias adotadas pretendem promover uma interação entre estudantes-estudantes e estudantes-professores, através das atividades realizadas em sala (apresentação de conteúdos, trabalhos práticos e esclarecimentos de dúvidas) estimulando assim a colaboração, cooperação e motivação.

Software

Figma

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 45,00
Trabalho laboratorial 50,00
Participação presencial 5,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 49,50
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 52,50
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O estudante poderá optar por uma avaliação contínua(1) ou por exame(2). Em ambos os casos terá que realizar um trabalho prático que será defendido em discusão oral individual.

1) Em caso de opção por Avaliação Contínua as componentes de avaliação são:
Componente Teórica (CT):
- Teste escrito. 

Componente Prática (CP):
- Trabalho prático com entregas faseadas (03) ao longo do semestre e uma (01) entrega final. 

Componente de Participação(CPa):
- Atividades propostas ao longo do semestre, pontuados e mapeados na nota final na escala de 0 a 20.

Regras: 
A componente teórica tem nota mínima de aprovação de 9 valores.
- Caso o estudante não obtenha nota mínima na componente teórica, passa automaticamente para avaliação por exame.

A componente prática é composta por um trabalho prático de prototipagem e avaliação de um sistema interativo.

a) O trabalho tem três entregas parciais e uma entrega final (o estudante pode falhar uma entrega parcial, contudo tem uma penalização de um (01) valor na nota final).
b) As entregas parciais não têm nota mínima, contudo a nota do trabalho final deverá ser igual ou superior a 9,5 valores.
c) O trabalho tem discussão oral obrigatória. A nota de discussão tem de ser igual ou superior a 9,5 valores.

- Caso o estudante não obtenha as notas mínimas nesta componente terá de realizar um novo trabalho prático com entrega em época de recurso.

A componente de participação não é obrigatória e não tem nota mínima. 


A avaliação contínua está condicionada à frequência de 75% das aulas de laboratório e à entrega das fases intermédias do trabalho prático.

As notas do trabalho prático serão atribuídas numa escala qualitativa, convertida no final da seguinte forma:

- Insuficiente: < 9,5 valores
- Suficiente: >= 9,5 e <12,5 valores
- Médio: >= 12,5 e <15
- Bom: >= 15 e <17,5 valores
- Muito bom: >=17,5 e <=19,5 valores
- Excecional: 20 valores


2) Em caso de opção por Avaliação por Exame as componentes de avaliação são:

- Avaliação por Exame em época normal ou em época de recurso - (nota mínima de aprovação igual ou superior a 9,5 valores).
- Trabalho prático de entrega única com apresentação e discussão individual obrigatória - (nota mínima de aprovação igual ou superior a 9,5 valores no trabalho e na discussão individual).

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua:
É composta pelas seguintes componentes: Componente Prática (CP), Componente Teórica (CT) e Componente de Participação(CPa).
A Componente Prática integra as entregas parciais do trabalho (30%) + trabalho final (50%) + discussão oral individual (20%).

Cálculo da Nota Final (AC)
= 50%CP + 45%CT + 5%CPa


Avaliação por exame
(épocas: normal, recurso e época especial)


Cálculo da Nota final = 50%CP (30% trabalho + 20% discussão individual) + 50%CT

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes trabalhadores, atletas de alta competição, dirigentes associativos e estudantes ao abrigo da Lei de Liberdade Religiosa devem dirigir-se, até à segunda semana letiva do semestre, ao responsável da unidade curricular para apresentar as especificidades do seu pedido, nos termos previstos nos respetivos diplomas, sob pena das mesmas não poderem ser concretizadas.

Observações

Em caso de ser detetada alguma irregularidade no processo de avaliação será aplicado o Despacho n.º 40/Presidente/2021, que determina as Medidas a adotar em situações associadas a fraude nos processos de avaliação dos cursos lecionados nas Escolas do IPS.


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