Projeto em Acionamentos Elétricos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EEC |
11 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Pretende-se que os estudantes, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos noutras UC, desenvolvam competências úteis no domínio do projeto de acionamentos elétricos, nomeadamente para compreender, analisar e especificar/dimensionar sistemas de acionamento elétricos, envolvendo soluções correntes no domínio industrial. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC será dada especial atenção ao dimensionamento do acionamento, havendo o estímulo à utilização de programas de simulação numérica e à prática laboratorial com sistemas de acionamento industriais. Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.Resultados de aprendizagem e competências
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):
Pretende-se que os estudantes, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos noutras UC, desenvolvam competências úteis no domínio do projeto de acionamentos elétricos, nomeadamente para compreender, analisar e especificar/dimensionar sistemas de acionamento elétricos, envolvendo soluções correntes no domínio industrial. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC será dada especial atenção ao dimensionamento do acionamento, havendo o estímulo à utilização de programas de simulação numérica e à prática laboratorial com sistemas de acionamento industriais. Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conteúdos programáticos:
- Introdução ao Projeto de Acionamentos Elétricos (AE): Enquadramento e objetivos. Funcionamento de um AE. Elementos Constituintes de um AE (A carga mecânica).
- Projeto de AE com Máquinas de Corrente Contínua (MCC): aspetos de funcionamento; a eletrónica de potência e a fonte de energia elétrica;o comando e o controlo; regulação de velocidade; dimensionamento de um AE com MCC.
- Projeto de AE com Máquinas Assíncronas Trifásicas (MAT): MAT – modelo dinâmico; a eletrónica de potência e a fonte de energia elétrica; regulação de velocidade; comando “V/f”; controlo por orientação de campo (FOC); controlo direto de binário (DTC). Dimensionamento de um AE com MAT.
- Projeto de AE com Máquinas SíncronasTrifásicas (MST): MST clássicas e de magnetos permanentes – aspetos de funcionamento e modelos dinâmicos; regulação de velocidade; dimensionamento de um AE com MST.
Bibliografia Obrigatória
João C. P. Palma; Accionamentos Electromecânicos de Velocidade Variável, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias de ensino (avaliação incluída):
Nas aulas desta UC procurar-se-á estimular a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem, fazendo uso do seu espírito crítico e da capacidade de iniciativa.
Serão dadas orientações genéricas e introdutórias em cada um dos capítulos, após o que é promovido o trabalho em equipa no desenvolvimento dos projetos, recorrendo-se, sempre que necessário, ao ensaio laboratorial, à simulação numérica e à pesquisa como auxiliares do processo de aprendizagem.
Os trabalhos serão desenvolvidos, preferencialmente, em grupos de dois alunos, havendo sempre lugar a uma apresentação oral e respetiva discussão, perante a turma, de todos os trabalhos realizados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
17,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
N.A.
Fórmula de cálculo da classificação final
N.A.