Introdução à Gestão de Empresas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EEC |
19 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
3 |
30 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica.
Resultados de aprendizagem e competências
- Compreender o papel, impacto e interação das organizações com meio envolvente;
- Compreender as decisões de gestão empresarial num quadro de crescente complexidade organizacional e de mudança ambiental;
- Distinguir e compreender as diferentes componentes e competências da Gestão;
- Compreender o conceito de estratégia, os fundamentos e o processo estratégico;
- Reconhecer os diferentes tipos de estruturas organizacionais e a suas vantagens e desvantagens;
- Compreender os conceitos básicos do Marketing;
- Compreender o papel da gestão da produção, na produtividade e competitividade das organizações;
- - Analisar a situação patrimonial de uma empresa e os equilíbrios financeiros necessários à sua autonomia e sustentabilidade;
- Compreender a importância das pessoas e das principais atividades da Gestão de Recursos Humanos.
- Compreender as novas tendências e formas organizacionais.
- Compreender as mudanças no contexto empresarial da era digital
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
- As organizações - conceito e meio envolvente: Globalização das organizações; Internacionalização das empresas; Responsabilidade social na gestão.
2. A gestão - funções e processos: O ciclo da gestão; Funções do gestor; Aptidões do gestor e níveis de gestão; Estruturas organizacionais.
3. Gestão estratégica: Visão, missão e objetivos da empresa; Análise e diagnóstico; Avaliação da posição competitiva da empresa e estratégias genéricas.
4. Gestão de Marketing: Análise qualitativa e quantitativa do mercado; Marketing-mix; Novas tendências do Marketing
5. 5. Gestão da Produção: Objetivos gerais da produção; Gestão de stocks; Qualidade da produção; Localização e implantação.
6. Gestão Financeira e investimento: Demonstrações financeiras; Análise e seleção de investimentos; Financiamento.
7. Gestão de Recursos Humanos: Planeamento, Recrutamento, Seleção, Formação e avaliação de recursos humanos.
8. Novas Tendências na Gestão: A transformação digital.
Bibliografia Obrigatória
Teixeira, S; Gestão das Organizações
Carvalho, L., Bernardo, M., Sousa, I., & Negas, M; Gestão das Organizações – uma abordagem integrada e prospetiva.
Bibliografia Complementar
Lisboa, J., Coelho A., Coelho F., & Almeida, F.; Introdução à Gestão de Organizações
Pires, A. ; Marketing: Conceitos, técnicas e problemas de gestão
Courtois, A., Bonnefois, C., & Pillet, M. ; Gestão da Produção
Saias, L., Amaral, M., & Carvalho, R; Instrumentos Fundamentais de Gestão Financeira
Marques, A; Conceção e Análise de Projetos de Investimento
Camara, P., Guerra, P., Rodrigues, J. ; Novo Humanator - Recursos Humanos e Sucesso Empresarial
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os conteúdos programáticos da unidade curricular serão apresentados através de uma metodologia expositiva- participativa. Todos os conceitos e técnicas são claramente abordados num processo interativo de aprendizagem onde o recurso a casos práticos e à análise de textos permitem concretizar e exemplificar os diferentes pontos do programa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
75,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Estudo autónomo |
45,00 |
Trabalho escrito |
6,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Realização de avaliação contínua (2 testes), com nota mínima de 7.50 valores em cada teste e cuja nota final deve ser igual ou superior a 9,5 valores.
Realização de um trabalho de grupo (TG) apresentado na aula.
Caso a nota de um dos testes seja inferior a 7.5, ou a média dos testes seja inferior a 9.5, ou a média ponderada dos testes e trabalho de grupo seja inferior a 9.5 o aluno deve apresentar-se a exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
Com Teste 1 e Teste 2 => 7,5
Nota final = Média Testes *0,75 + TG *0,25
Provas e trabalhos especiais
NA
Trabalho de estágio/projeto
NA
Melhoria de classificação
Em época de Recurso.