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Sistemas de Tempo-real

Código: LEEC32167     Sigla: STR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrónica e Telecomunicações

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Paulo Duarte Gomes de Abreu Responsável

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Saber caracterizar os sistemas de tempo real (STR), como seja evento, resposta atempada, determinismo, prazo, escalonamento, prioridade, tempo real duro e suave, e qualidade de serviço.
Dar a conhecer os conceitos principais subjacentes à utilização de um Sistema Operativo de Tempo Real (SOTR), como seja tarefas, semáforos, queues, mutexes, mailboxes, prioridades e sinalização entre tarefas.

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deve ser capaz de descrever em diálogo simples os conceitos mencionados anteriormente a terceiros não especialistas.
O aluno deve ser capaz de analisar um sistema de tempo real crítico e de desenhar um sistema de tarefas, que de modo distribuído controlem o sistema.
O aluno deve ser capaz de instalar um SOTR não proprietário em hardware específico.
O aluno deve ser capaz de elaborar programas em linguagem C/C++ que apliquem os conceitos mencionados anteriormente.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Linguagem C/C++.
Máquinas de estado.
Desenvolvimento de firmware.
Sistemas embebidos.

Programa

Introdução a sistemas de tempo real.
Confiabilidade e tolerância a falhas.
Programação concorrente.
Sincronização e comunicação baseadas em variáveis partilhadas.
Sincronização e comunicação baseadas em mensagens.
Programação de sistemas concorrentes.
Estudo de caso: Threads POSIX, MicroC/OS-II, FreeRTOS.

Bibliografia Obrigatória

António Abreu; Real-Time Systems - course slides

Bibliografia Complementar

Alan Burns, Andy Wellings; Real-Time Systems and Programming Languages: Ada, Real-Time Java and C/Real-Time POSIX

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico-práticas (TP) é leccionado cada tema do programa. São mostrados exemplos ilustrativos das diversas matérias e executam-se exercícios de aplicação sempre que possível.
Os acetatos têm desafios e perguntas que os alunos devem resolver pelos seus próprios meios. Parte das aulas TP são dedicadas a apoio nestas actividades.
Nas aulas laboratoriais (L) desenvolve-se um projeto que, por fases, permite a aplicação da maior parte dos conceitos mencionados no topo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Exame 45,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 30,00
Trabalho laboratorial 45,00
Estudo autónomo 87,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As componentes teórica (testes ou exame) e prática são obrigatórias.
Só é possível obter aprovação à UC se a nota mínima em cada componente for 9.5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final corresponde à média aritmética entre as componentes teórica e prática.
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