Sistemas de Tempo-real
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrónica e Telecomunicações |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Saber caracterizar os sistemas de tempo real (STR), como seja evento, resposta atempada, determinismo, prazo, escalonamento, prioridade, tempo real duro e suave, e qualidade de serviço.
Dar a conhecer os conceitos principais subjacentes à utilização de um Sistema Operativo de Tempo Real (SOTR), como seja tarefas, semáforos, queues, mutexes, mailboxes, prioridades e sinalização entre tarefas.
Resultados de aprendizagem e competências
O aluno deve ser capaz de descrever em diálogo simples os conceitos mencionados anteriormente a terceiros não especialistas.
O aluno deve ser capaz de analisar um sistema de tempo real crítico e de desenhar um sistema de tarefas, que de modo distribuído controlem o sistema.
O aluno deve ser capaz de instalar um SOTR não proprietário em hardware específico.
O aluno deve ser capaz de elaborar programas em linguagem C/C++ que apliquem os conceitos mencionados anteriormente.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Linguagem C/C++.
Máquinas de estado.
Desenvolvimento de firmware.
Sistemas embebidos.
Programa
Introdução a sistemas de tempo real.
Confiabilidade e tolerância a falhas.
Programação concorrente.
Sincronização e comunicação baseadas em variáveis partilhadas.
Sincronização e comunicação baseadas em mensagens.
Programação de sistemas concorrentes.
Estudo de caso: Threads POSIX, MicroC/OS-II, FreeRTOS.Bibliografia Obrigatória
António Abreu; Real-Time Systems - course slides
Bibliografia Complementar
Alan Burns, Andy Wellings; Real-Time Systems and Programming Languages: Ada, Real-Time Java and C/Real-Time POSIX
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas (TP) é leccionado cada tema do programa. São mostrados exemplos ilustrativos das diversas matérias e executam-se exercícios de aplicação sempre que possível.
Os acetatos têm desafios e perguntas que os alunos devem resolver pelos seus próprios meios. Parte das aulas TP são dedicadas a apoio nestas actividades.
Nas aulas laboratoriais (L) desenvolve-se um projeto que, por fases, permite a aplicação da maior parte dos conceitos mencionados no topo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
45,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Estudo autónomo |
87,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As componentes teórica (testes ou exame) e prática são obrigatórias.
Só é possível obter aprovação à UC se a nota mínima em cada componente for 9.5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final corresponde à média aritmética entre as componentes teórica e prática.