horário de duvidas:
terças feiras 9:30-11:00, gabinete D113
Código: | LTAM25 | Sigla: | GE |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Termodinâmica Aplicda |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Mecânica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LTAM | 27 | Plano de Estudos 2016/17 | 3 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Amândio Jorge Barroso Rebola | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 4,00 |
Amândio Jorge Barroso Rebola | 4,00 |
Sensibilizar os alunos para a utilização racional da energia e para a necessidade da transição energética nas sociedades contemporâneas.
Dotar os alunos de conhecimentos que lhe permitam reconhecer, definir e avaliar acções para a utilização racional da energia em diversos sectores.
- Compreender a necessidade do uso racional da energia e a relação entre crescimento economico utilização de recursos energéyico e alterações climáticas;
- Identificar diferentes formas energia e recursos energéticos
- Identificar os processos de um sistema energético;
- Conhecer o sistema energético mundial e nacional e identificar as principais fontes de energia primária;
- Compreender a necessidade da transição energética das economias;
- Conhecer principais características das tecnologias de transformação de energia;
- Identificar os principais impactos ambientais da utilização de diversas fontes de energia;
- Desenvolver estudos tecno económicos de projetos no sector energético;
- Desenvolver uma auditoria energética e analisar planos de utilização racional de energia.
Definir o que é a gestão de Energia e identificar as principais responsabilidades e competências do gestor de energia.
Apresentação do Balanço energético mundial e dos recursos energéticos utilizados no Mundo.
Apresentação do PNEC (Plano Nacional de Energia e Clima), objetivos e metas.
Apresentação do balanço energético nacional.
Análise energética de sistemas, apresentação de tecnologias de transformação de energia.
Analise financeira aplicada a sistemas energéticos.
Auditorias energéticas e eficiência energética.
Apresentação de casos prático da utilização eficiente da energia.
Aulas Teórico-Práticas compostas por uma parte expositiva onde são apresentados os conceitos fundamentais das diferentes matérias. Durante a exposição da matéria teórica são propostos para resolução pelos estudantes problemas práticos de aplicação direta dos conceitos. Os estudantes são estimulados a participar na resolução dos exercícios e no final são resolvidos pelo docente. Paralelamente poderão ser organizadas palestras, seminários e visitas de estudo, integradas nos objetivos da disciplina.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 102,00 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Total: | 162,00 |
Avaliação continua:
Através da realização de três testes, a avaliação de cada teste terá de ter obrigatoriamente igual ou superior a 8 valores e a avaliação combinada dos três testes calculada pela fórmula apresentada abaixo superior a 10 calores.
Os alunos podem repetir um dos testes na data do exame de época normal.
Avaliação por exame:
Realização de um exame com classificação superior ou igual a 10 valores.
Os alunos com nota superior a 16 no exame terão de realizar uma prova oral ou terão a classificação de 16 valores.
CF = 0,3 x CT1 + 0,4 x CT2 + 0,3 x CT3;
CF – Classificação Final,
CT1 – Classificação do Teste 1,
CT2 – Classificação do Teste 2,
CT3 – Classificação do Teste 3.
horário de duvidas:
terças feiras 9:30-11:00, gabinete D113