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Empreendedorismo e Criação de Empresas

Código: TGI32     Sigla: ECE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2022/2023 - 2T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TGI 28 Plano de Estudos 2016 4 - 4 44 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Mendes Mansidão Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
E-Learning: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Rui Manuel Mendes Mansidão 2,00
E-Learning Totais 1 2,00
Rui Manuel Mendes Mansidão 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Compreender o processo de geração e desenvolvimento de novas ideias

  • Compreender os desafios, as oportunidades e os riscos do empreendedorismo quer externos, quer internos;

  • Compreender os requisitos associados ao perfil do empreendedor;

  • Realizar o diagnóstico e o estudo de viabilidade de uma nova empresa;

  • Ser capaz de elaborar um plano de negócios;

  • Conceber e implementar um projeto de criação de empresa;

  • Conhecer instrumentos legais e mecanismos de criação de empresas.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Ser capaz de identificar oportunidades empreendedoras e desenvolver a proatividade

  • Saber avaliar as oportunidades e o risco do empreendedorismo e perspetivar orientações de futuro

  • Saber analisar e resolver problemas relacionados com a criação de uma empresa

  • Desenvolver a capacidade de tomada de decisão

  • Saber comunicar corretamente (apresentação, negociação, trabalho em rede)

  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa

  • Dominar a terminologia e o instrumental teórico do empreendedorismo

  • Conhecer os incentivos, as barreiras e os fatores de sucesso e insucesso da atividade empreendedora

  • Saber identificar parceiros relevantes e integrar redes de conhecimento

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1 ACTIVIDADE EMPREENDEDORA
. Conceitos básicos e terminologia;
· Caracterização do Espírito Empreendedor em Portugal
· A inovação, a tecnologia e a sua relação com o empreendedorismo
. O perfil do empreendedor, atributos essenciais. Fatores de sucesso e insucesso;
. Desafios e Constrangimentos dos Pequenos Negócios.
2 O PRÉ-DIAGNÓSTICO E O DIAGNÓSTICO.
. Análise do Potencial do Promotor e da Ideia;
. Condicionantes Externas;
. A existência dos requisitos essenciais;
. Estratégia Competitiva – Definição do mercado;
. Testar a ideia do negócio;
. A Tomada de Decisão.
3 CONCRETIZAÇÃO DO PROJECTO EMPREENDEDOR
A Formalização do Plano de Negócios:
. Sumário executivo;
. Apresentação da empresa;
. Análise do produto ou serviço;
. Análise do mercado;
. Estratégia de marketing;
. Análise financeira:
. Perfil da equipa.
4 O PLANO DA NOVA EMPRESA
. Perfil de Gestão;
. Riscos e problemas crítico;
. Registo e formalidades;
. Tipos de financiamento;
. A Monitorização do Plano de Negócios.

Bibliografia Obrigatória

Sarkar, S.; Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 2014. ISBN: 9789725924068
Oliveira, A.; Criação de empresas, Eduweb, 2008
Duarte, C., e Esperança, J.; Empreendedorismo e Planeamento Financeiro, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 9789726187837
Osterwalder, A., & Pigneur, Y.; Criar Modelos de Negócio, D. Quixote, 2011. ISBN: 9789722044974
Carvalho, L., & Costa, T.; Empreendedorismo - Uma Visão Global e Integradora, Edições Sílabo, 2015. ISBN: 978-972-618-793-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trata-se de uma Unidade Curricular teórico-prática, cuja dinamização assenta no estudo e discussão de temas/casos. Para além da apresentação e discussão de casos e organização de seminários, a componente prática implica a elaboração de um plano de negócios e a constituição de uma empresa virtual o que por si só requer um trabalho intenso ao longo de todo o trimestre. No final serão efetuadas sessões de apresentação dos planos de negócio.
Será utilizada a plataforma Moodle para o desenvolvimento das atividades mais importantes, tais como: fóruns de discussão de tópicos, esclarecimento de dúvidas, repositório de materiais de estudo, entrega de trabalhos dos alunos, divulgação de resultados de avaliação, atividades formativas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Teste 35,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Estudo autónomo 24,00
Frequência das aulas 44,00
Trabalho escrito 32,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Conforme as Normas Gerais de Avaliação e as decisões do Conselho Pedagógico.
Para o ano letivo de 2021/2022, por decisão do conselho pedagógico foi definido que para realizar uma UC em avaliação contínua o estudante tem que estar presente numa percentagem mínima de 75% de aulas (por tipologia).
Os alunos que pretendem frequentar a avaliação contínua têm de estar obrigatoriamente inscritos numa das turmas da disciplina e têm de ter a sua situação regularizada.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação na disciplina de Inovação e Empreendedorismo resulta da média ponderada dos elementos acima referidos, ou seja: (Ti1+Ti2)/2*0,35+TGInt*0,25+TGF*0,40.
Ti - Teste individual
TGInt - Aptesentação/discussão de um trabalho cientifico
TGF - Trabalho escrito.

A não realização e/ou a falta de entrega de qualquer um dos três elementos de avaliação anteriormente referidos (testes, trabalho intermédio e trabalho final), anula a avaliação contínua.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Quando o aluno não se enquadra na avaliação normal, pode ser avalado atrvés de prova oral.
Até ao final da segunda semana de aulas, os alunos abrangidos por estatutos especiais (trabalhador estudante, dirigente associativo, liberdade religiosa, regime de parentalidade, alta competição, etc.) poderão dirigir-se ao responsável de disciplina para colocar eventuais situações específicas e respetivas implicações nas avaliações.

Melhoria de classificação

De acordo com as regras em vigor, definidas no regulamento de avaliação dos estudante.
Dísponivel em: file:///C:/Users/fmval/Downloads/Reg_Avaliacao_Estudantes__26julho2017___2_.pdf
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