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Ética e Responsabilidade Social

Código: TGI34     Sigla: ERS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2022/2023 - 3T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TGI 35 Plano de Estudos 2016 4 - 4 44 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Leonor Abrantes Pires Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
E-Learning: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Maria Leonor Abrantes Pires 2,00
E-Learning Totais 1 2,00
Maria Leonor Abrantes Pires 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-07-11.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecer as principais teorias éticas; ganhar consciência da dimensão ética da actividade profissional/organizacional/económica; reconhecer os dilemas éticos para ser eficiente nas decisões que visam fins dignos; reconhecer vários stakeholders das organizações e seus interesses; conhecer e saber utilizar elementos de ética formal.

Resultados de aprendizagem e competências


Saber distinguir e caracterizar teorias éticas;
Reforçar a consciência da dimensão ética da actividade profissional/organizacional/económica;
Saber identificar os dilemas éticos para ser eficiente nas decisões que visam fins dignos;
Reconhecer vários stakeholders das organizações e seus interesses;
Conhecer e saber utilizar elementos de ética formal.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Ética e moral; ética empresarial e profissional; evolução do conceito; teorias éticas.
2. Dilemas éticos: imperativo ético versus legalidade; dimensão ética versus económica (eficiência); responsabilidade social e partes interessadas (stakeholders); responsabilidade social como estratégia, sustentabilidade.
3. Condutas não éticas (mobbing/bullying, corrupção/favorecimento, abuso de informação privilegiada, assédio sexual/moral; privacidade vs. liberdade de expressão, protecção da propriedade vs. liberdade, cyberbullying, etc.); denúncia de conduta não ética (whistleblowing).
4. Ética formal: códigos de ética/conduta, formação ética, acessória/provedores de ética.
5. Governo das sociedades (corporate governance).

Bibliografia Obrigatória

Buchholz, R. A., & Rosenthal, S. B.; Business Ethics, Prentice Hall., 1998
Rego, A.; Cunha, M. P.; Costa, N. G.; Gonçalves, H. & Cabral-Cardoso, C.; Gestão ética e socialmente responsável, Editora RH, 2007
Almeida, F.; Ética – valores humanos e responsabilidade social das empresas, Princípia, 2010
Fisher, C., & Lovell, A.; Business Ethics and Values, Prentice Hall, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos da unidade curricular serão apresentados através de uma metodologia expositiva- participativa. Todos os conceitos e técnicas são claramente abordados num processo interativo de aprendizagem onde o recurso a casos práticos e à análise de textos permitem concretizar e exemplificar os diferentes pontos do programa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 44,00
Frequência das aulas 44,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

1. Avaliação contínua:

Nota final na avaliação contínua = 0,8 Média dos testes + 0,2 nota dos trabalhos/casos.

Média dos testes ≥ 9,5 valores.

2. Exame = 100% nota final do exame.

Fórmula de cálculo da classificação final




Nota final na avaliação contínua = 0,8 Média dos testes + 0,2 nota dos trabalhos/casos.

Média dos testes ≥ 9,5 valores.

2. Exame = 100% nota final do exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos do IPS e da ESTS.

Melhoria de classificação

Melhoria de nota positiva - exame da época de recurso.
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