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Aplicações Móveis e Serviços

Código: MES8     Sigla: AMS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Software

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MES 19 Plano de Estudos 2017-2018 1 - 7,5 - 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cédric Claude Bernard Grueau Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Cédric Claude Bernard Grueau 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Filipe Alexandre da Silva Mariano 2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Filipe Alexandre da Silva Mariano 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de conhecimentos necessários ao desenvolvimento de aplicações móveis baseadas em serviços Web.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão da disciplina, o estudante será capaz de desenvolver uma aplicação móvel que consomme serviços, assim como testar e instalar esta aplicação. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Para trabalhar com a plataforma Flutter e a linguagem Dart, é necessário conhecer os Conceitos de Programação Orientada a Objetos. Um conhecimento de  uma linguagem como Java é importante.

Programa

- Os Services no contexto das aplicações móveis (REST)
- Linguagem de Pesquisa de APIs - GraphQL
- Web frameworks orientadas a serviços
- Programação de clientes de serviços Web
- Opções para o desenvolvimento de aplicações móveis: Native, Hybrid, Progressive Web Apps
- Introdução às Aplicações Web Progressivas
- Introdução à programação reativa
- Bases de computação móvel
- Arquiteturas de aplicações móveis
- Frameworks para o desenvolvimento de aplicações móveis nativas: Flutter, React Native
- Introdução ao framework Flutter
- Programação de componentes avançados de dispositivos móveis
- Consumo de serviços nas aplicações móveis
- Experiência do utilizador de aplicações móveis
- Testes de aplicações móveis
- Instalação de aplicações móveis

Bibliografia Obrigatória

Rap Payne; Beginning App Development with Flutter: Create Cross-Platform Mobile Apps, Apress, 2019. ISBN: 978-1484251805

Bibliografia Complementar

Ilya Grigorik; High Performance Browser Networking, O'Really, 2013
Dennis Sheppard; Beginning Progressive Web App Development - Creating a Native App Experience on the Web, Apress, 2017

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas



As aulas TP são lecionadas de forma presencial. Serão também disponibilizados os slides, o código dos exemplos usados nas várias sessões e a resolução dos exercícios.
Durante o período das aulas o docente estará disponível para responder a dúvidas.

Aulas de laboratório (com resolução em computador de pequenos programas)


Semanalmente serão disponibilizados os enunciados dos laboratórios que os alunos deverão resolver usando as aplicações apropriadas e que estão descritas na ficha de UC.
Os trabalhos de laboratório são efetuados individualmente.
Todos os trabalhos realizados devem ser submetidos na plataforma Github Classroom durante a aula, através do link disponibilizado para este efeito.
Durante o período das aulas o docente estará disponível para responder a dúvidas e dar apoio à resolução do laboratório.

Projeto



Será realizado um projeto em grupo de 2 a 4 alunos. O acompanhamento será feito durante alguns laboratórios e remotamente pelo professor do laboratório e o docente das aulas Téorico-Práticas. Este último, intervem na fase de escolha do projeto e do seu dimencionamento, usando duas entregas intermédias de descrição do projeto.

Software

Android Studio
IDE de programação em Dart / Flutter (MS Visual Code)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 45,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Estudo autónomo 33,00
Frequência das aulas 75,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 168,00

Obtenção de frequência

A avaliação é constituída por duas componentes:Prática e Teórica

Componentes da avaliação Prática:

Um projeto de programação em Flutter (min.9,5 valores)

Componentes da avaliação Teórica:

- Trabalhos de Laboratório (previstos 2 avaliados)
- 1 Trabalho escrito sobre aplicações móveis (min.9,5 valores)
- 1 Teste teórico (min.9,5valores)

Exame (min.9,5valores) apenas em época de primeira chamada e época de recurso

Fórmula de cálculo da classificação final

Componente Prática: 100% Projeto;

Componente Teórica:
- Por Testes: Melhor das seguintes possibilidades:
* 20 % nota do Trabalho1 + 30% Média dos laboratórios avaliados + 50% nota do teste.
* 100 % nota do teste.
- Por Exame: Nota do Exame.

Nota final: 55% Prática + 45% Teórica
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