Sistemas Integrados de Gestão
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Tecnologia e Organização Industrial |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MP |
18 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
0 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Entender os requisitos de sistemas gestão da qualidade, ambiente, segurança e responsabilidade social
- Diagnosticar, planear e implementar um sistema integrado de gestão, incluindo o respectivo programa de auditorias internas, e um modelo de gestão por processos adequado às actividades.
- Saber evoluir de um sistema integrado de gestão para modelos de elevado desempenho
- Entender as limitações dos modelos através do seu enquadramento nas teorias das organizações.
Resultados de aprendizagem e competências
Entender os requisitos: estudo das normas e de vários casos de aplicação, méodos de integração;
Diagnosticar os sistemas: preparar e realizar auditorias e diagnósticos de sistemas de gestão integrados;
Evolução dos sistemas integrados: análise de outros modelos em direção à excelencia organizacional;
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 – Normas ISO e outras de sistemas de gestão: objetivos e âmbitos
2 - Sistema de Gestão Integrado: Requisitos das normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 26000.
3 - Planeamento e implementação do Sistema integrado: Planeamento e implementação, Auditorias e diagnósticos.
4 - Gestão por processos: Conceitos, classificação e modelos de processos. Formas de gestão e monitorização.
5 - Auditorias internas: Técnicas e métodos, Preparação, Realização e documentação.
6 – Modelos de auto avaliação e excelência organizacional: Modelo ISO 9004, CAF e EFQM . Critérios e avaliação.
7 - Sustentabilidade e ODS nas organizações. Indicadores e Relatórios de Sustentabilidade
Bibliografia Obrigatória
ISO; NP EN ISO 9001 - Sistemas de gestão da qualidade: Requisitos, Instituto Português da Qualidade.
ISO; NP EN ISO 14001
ISO; NP EN ISO 45001
ISO; ISO 26000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologia participativa que contempla o enquadramento teórico dos temas e a vertente instrumental de aplicação prática através de estudos de casos práticos. Avaliação contínua por trabalhos indviduais e trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
5,00 |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
175,00 |
Obtenção de frequência
Média positiva.
Fórmula de cálculo da classificação final
Media simples dos trabalhos