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Programação Orientada por Objetos

Código: TPSI06     Sigla: POO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação - ESTSetúbal

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
IPE 0 Plano de Estudos 2016/2017 1 - 6 60 162
TSPTB 34 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 60 162
TSPTSI 26 Plano de Estudos_2015_16 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Cristina Rodrigues Miranda Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
Pedro Jorge dos Santos Nunes Ricardo Mesquita 4,00
Noémia Vicente Virtuoso dos Reis Ferro 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivos que os alunos sejam capazes de:
- compreender os conceitos da programação orientada por objetos;
- aplicar os conceitos da programação orientada por objetos na resolução concreta de problemas;
- construir aplicações de acordo com o paradigma de programação orientada por objetos usando a linguagem Java.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O aluno deverá ser capaz de analisar um problema que lhe seja apresentado, estruturar a sua resoluçãi e implemtá-la utilizando alinguagem Java.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

Introdução ao paradigma da POO
Classes e Objetos
Encapsulamento de Dados
Agregação e Composição de Classes
Introdução às Colecções
Herança e Polimorfismo
Classes Abstractas e Interfaces
Excepções
Entradas e Saídas (I/O)
Ambiente Gráfico

Bibliografia Obrigatória

David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java (6th Edition), 978-1292159041

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Compnente teórica: expositivo 

Comonente prática: ativa, baseada na resolução de problemas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Teste 40,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 75,00
Total: 165,00

Obtenção de frequência

Por avaliação continua ou por exame.

Por avaliação continua: Teste teórioco + Teste Pratico + Trabalho prático

Por exame : Teste teórioco + Trabalho prático



  • Prática:

  • Trabalhos de laboratório

  • 1 Projecto

  • Min. 9,5 valores


  • Teórica:

  • 2 Testes TP

  • Min. 7,5 valores em cada um.

  • Min. 9,5 valores de média nos dois testes

  • Exame

  • Min. 9,5 valores

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal



  • Componente Prática, melhor entre:

  • 15% Laboratórios + 85% Projetos;

  • 100% Projetos.


  • Componente Teórica:

  • Por Testes: média ponderada dos 2 testes

  • 45% Prático + 55% Teórico;

  • Por Exame: nota do Exame.


  • Nota final: 60% Prática + 40% Teórica






Época de Recurso 



  • Nota final: 40% Prática + 60% Teórica

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