Bases de Dados
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Bases de Dados tem por objetivo principal dotar os estudades dos conhecimentos necessários, á análise, construção e manipulação de uma base de dados relacional de suporte à manipulação de informação de um Sistema de Informação.
Objetivos de aprendizagem:
Obj1: Conhecer os conceitos fundamentais de Bases de Dados e Sistemas Gestores de Bases de Dados (SGBD)(relacionais).
Obj2: Conhecer e compreender o Modelo Entidade Relação (MER).
Obj3: Analizar e desenhar o MER de um Sistema de Informação.
Obj4: Conhecer e compreender o Modelo Relacional (MR).
Obj5: Conecehr e aplicar as regras de transformaçãodo MER no MR.
Obj6: Conhecer os conceitos, normalização e forma normal em Bases de Dados relacionais.
Obj7: Conhecer a linguagem SQL nas vertentes DDL (Data Definition Language) e DML (Data Manipulation Language).
Obj8: Aplicar a linguagem SQL na definição e manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais.
Obj9: Aplicar a linguagem SQL na manipulaçao de dados (inserção, aclualização e remoção) em Bases de Dados relacionais.
Obj10: Aplicar a linguagem SQL na construção de consultas simples e complexas.
Obj11: Conhecer como definir rotinas de código no SGBD.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes devem desenvolver competências para:
- Definir um modelo de dados utilizando o Modelo Entidade Relação
- Implementar bases de dados relacionais normalizadas
- Criar e manipular a informação de bases de dados em SQL
- Obter informação de uma base de dados utilizando SQL
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Conceitos fundamentais de Bases de Dados e Sistemas Gestores de Bases de Dados (relacionais)
2. Análise e Modelação segundo o Modelo Entidade-Relação (MER)
2.1. Análise de requisitos
2.2. Entidades, atributos e relações
2.3. Restrições: cardinalidade, participação e chaves
2.4. Diagrama do MER
3. O Modelo Relacional (MR)
3.1. Tabelas, colunas e tipos de dados
3.2. Restrições: chave primária, chave estrangeira, unique e check
4. Transformação do MER no MR
5. A linguagem Structured Query Language (SQL)
5.1. Data Definition Language (DDL) - create, alter e drop
5.2. Data Manipulation Language (DML) - insert, update e delete
5.3. Consulta de informação - select
5.3.1. Distinct, where, order by e funções de linha
5.3.2. Agrupamento de informação: funções de grupo, group by e having
5.3.3. Junção de tabelas (join) - inner join, outer join, self join
5.3.4. Subconsultas
6. Vistas (views)
7. Programação da lógica e acessos ao modelo de dados
7.1. Procedimentos
7.2. Funções
7.3. Triggers
Bibliografia Obrigatória
Abraham Silberschatz, Henry F. Korthand S. Sudarshan; Database System Concepts, 6th Edition, McGraw Hill, 2011. ISBN: ISBN 978-0-07-352332-3
Bibliografia Complementar
Luís Damas; SQL, 14ª Edição, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-829-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia pedagógica a usar nesta unidade curricular assenta em duas vertentes, o método expositivo acompanhado de exemplos práticos, complementado pela prática em ambiente laboratorial. A consolidação dos conhecimenos é realizada pela execução de um projeto integrador de conhecimentos realizado em grupo ao longo do semestre.
Recorrer-se-á à plataforma e-learning Moodle para apoio ao ensino, nomeadamente como repositório de informação, fórum, entrega de trabalhos e realização de testes de auto avaliação e de avaliação.
Software
MySQL Workbench
MySQL Community Server
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Total: |
165,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação contínua- Componente Teórica (CT): 4 Mini-testes + Teste
- Componente Prática (CP): Projeto: Fase 1 + Fase 2
Avaliação por exame- Componente Teórica (CT): Exame
- Componente Prática (CP): Projeto
* Possibilidade de recuperação da avaliação de um mini-teste
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua- Componente Teórica (CT):
- 20% Mini-testes (nota mínima por mini-teste 8 V)
- 30% Teste (nota mínima 8 V)
- Nota mínima de CT 9.5 V
- Componente Prática (CP):
- 50% Projeto: 50% Fase 1 + 50% Fase 2 (nota mínima da média da fase 1 + fase 2 - 8 V)
Nota final: 50% CT + 50% CP (nota mínima final 9.5 V)
Avaliação por exame- Componente Teórica (CT):
- 50% Exame (nota mínima 9.5 V)
- Componente Prática (CP):
- 50% Projeto (nota mínima 9.5 V)
Nota final: 50% CT + 50% CP