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Introdução à Programação

Código: SEC07     Sigla: IP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: https://portal.ips.pt/ests/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=555618
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Sistemas Eletrónicos e Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
IPESEC 0 Plano de Estudos 2016/12017 1 - 6 60 162
TSPSEC 24 Plano Estudos_2015_16 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cédric Claude Bernard Grueau Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Fábio Alexandre Pereira dos Santos 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Desenvolver e melhorar a capacidade de raciocínio lógico e formal que permite analisar problemas complexos;

  • Apresentar os fundamentos conceptuais e desenvolver as capacidades relacionadas com a programação de computadores:


    • Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;

    • Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo;

    • Aprender os fundamentos de sistemas digitais, bases numéricas econversões entre bases;

    • Desenvolvimento do raciocínio lógico e algorítmico;

    • Aprendizagem de uma linguagem de programação e sua aplicação na resolução de exercícios paradigmáticos.


Resultados de aprendizagem e competências


  • Compreensão dos conceitos e princípios básicos de funcionamento de um computador;

  • Compreensão dos conceitos associados à representação de valores em diferentes bases numéricas e respetiva conversão;

  • Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação;

  • Capacidade de implementar um projeto usando uma linguagem de programação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1- Enquadramento da programação no contexto geral da informática
- Descrição básica de um computador;
- Operações básicas realizadas por um computador e sua ligação à programação;
- Em que consiste a programação de computadores;
- A programação e a resolução de problemas; Representação de Informação;

2- Linguagens de programação
- Conceitos de: linguagem natural, linguagem de programação e de linguagem máquina;
- Características e gerações de Linguagens de programação;
- Breve história da linguagem C e contexto histórico;
- Compilador vs interpretador;
- Fases de desenvolvimento de programas;
- Ciclo de vida de um programa informático;

3 – Algoritmos
- Conceito de Algoritmo; Pseudocódigo;
- Abordagem Top-down;

4 -  Sistemas digitiais
- Representação de valores numérios nas bases decimal, octal, binária e hexadecimal;
- Conversão entre bases.

5 – Programação numa linguagem de alto nível: Linguagem C
Introdução
- Estrutura de um programa;
- Tipos de dados básicos;
- Operadores e Expressões;

Funções de entrada e saída
- printf, scanf, putchar, getchar, puts, gets;

Instruções condicionais
- if, switch, break, continue;

Ciclos
- while, do...while, for;

Funções e procedimentos
- Funções e procedimentos simples (ctype.h);
- Passagem de parâmetros para funções;
- void e tipos de retorno;

Arrays e Strings
- Funções e procedimentos sobre strings (string.h);

Apontadores
- Porquê o uso de apontadores;
- Aritmética de apontadores;
- Passagem de apontadores como argumento de funções;

Ficheiros
- Operações básicas sobre ficheiros: open, read, write, close;
- standard input, standard output, standard error;
- Implementação de pipes;

Tópicos avançados
- Registos;
- Memória dinâmica;
- Macros.

Bibliografia Obrigatória

Luís Damas; Linguagem C, FCA. ISBN: 9789727221561

Bibliografia Complementar

Dennis Ritchie e Brian W. Kernighan ; The C Programming Language, PEARSON EDUCATION . ISBN: 9780133086232

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino é essencialmente baseada em aulas teórico-práticas e laboratórios. Pretende-se que os alunos apliquem diretamente os conhecimentos que vão adquirindo e ao mesmo tempo estimulem a criatividade e o raciocínio com desafios reais. Adicionalmente, os alunos têm suporte extra-aulas, efetuado através da plataforma Moodle, Zoom, Teams e outras.

Software

CodeBlocks

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O estudante poderá optar por avaliação contínua ou exame.
Para obter aprovação à disciplina o estudante terá de ter:
Nota de Testes/Exame >=10 valores (em vinte);
Nota da Componente Prática >=10 valores (em vinte).

Se optar por avaliação contínua, o estudante realizará A) dois testes ao longo do semestre e B) componente prática.

A) Cada teste será dividido numa componente prática realizada em computador e uma outra realizada em papel. Os testes serão realizados no horário das aulas da disciplina e valem 50% da nota final da disciplina.
B) A componente prática da disciplina será composta por 4 laboratórios avaliados (5% da nota final/cada=20%) e por um projeto final (30%) que será avaliado em 2 fases ao longo do semestre.


Caso pretenda ser avaliado por exame, prestará prova em Época Normal e/ou Época de Recurso.
A) Exame (70%);
B) Projeto final (30%).

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Avaliação contínua:

    • Laboratórios (20% da nota final):

      • Laboratórios avaliados: 4. (5% cada). Grupos de 2. Não existe nota mínima.



    • Testes: >= 10. (50% da nota final).

      • T1 – Teste 1 vale 40% da notas dos testes (50% pratica + 50% escrita);

      • T2 – Teste 2 vale 60% da notas dos testes (50% pratica + 50% escrita).



    • Projeto: Nota Final de projeto >= 10 (30% da nota final).

      • P1 >= 8;

      • P2 >= 8;

      • Final: (P1*1/3 + P2*2/3) >=10.



    • Nota final de Laboratórios + Projeto (0..20) >=10.





  • Avaliação exame:

    • Projeto (30%).



      • Nota de (0..20) >= 10.



    • Exame (70%) 

      • Nota de (0..20) >=10.






 

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