Programação Orientada por Objetos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ensino e prática dos conceitos de programação orientada por objectos com base na linguagem JAVA.
Dar sequência teórica à cadeira de Introdução à Programação desenvolvendo um novo paradigma de programação.
Resultados de aprendizagem e competências
- O aluno programa usando os principais conceitos do paradigma de programação orientada a objetos, nomeadamente usando classes, objectos, e relações de composição e herança.
- O aluno usa classes de coleção de uma linguagem orientada a objetos
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programar usando os principios básicos da programação estruturada, nomedamente:
- conhecer e usar estruturas de repetição e de seleção
- conhecer e usar arrays
- conhecer e usar procedimentos e funções
Programa
1. Introdução
- Apresentação. Programa da Disciplina. Método de Avaliação.
2. Bases de Programação Estruturada
- Linguagens de Programação. Paradigmas de Programação. Fases do Desenvolvimento de uma aplicação. Ambiente de Desenvolvimento em Java. Noção de Algoritmo.
- Estrutura de um Programa. Variáveis Constantes. Tipos de Dados Básicos. Sequência de caracteres (Strings). Atribuição. Expressões Aritméticas Lógicas. Escrita de mensagens e Entrada de Dados
- Instruções de Selecção (if, if-else, Switch-case).
- Instruções de Repetição (while, dowhile, for).
- Métodos (subprogramas), parâmetros (formais e concretos) e valor de retorno. Visibilidade das variáveis e métodos.
3. Introdução à Programação Orientada a Objetos
- Classes (atributos, métodos e construtores) e Objectos;
- Encapsulamento e encobrimento;
- Relação de Composição de classes.
- Classes de coleção.
- Algoritmos de Pesquisa.
- Algoritmos de Ordenação.
- Herança de classes.
- Noções de Ficheiros de texto e binários.
- Serialização.Bibliografia Obrigatória
José Braz; Sebenta de POO (Acetatos e enunciados de laboratório), EST Setúbal / IPS, 2018
Bibliografia Complementar
F. Mário Martins; Java 8 - POO + Construções Funcionais, FCS, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Exposição de conceitos teóricos
Execução de exemplos práticos
Aulas de laboratório
Execução de trabalhos de laboratório.
Trabalho desenvolvido em grupos de 2 alunos
Pair Programming
Vão alternando, em cada semana, quem fica ao computador (o docente fará o respetivo controlo)
Questionários no moodle e no kahhot
Trabalho Autónomo Opcional
(Apenas para alunos que não sem aprovação em avaliaçao continua)
Implementação de um programa para resolução de um problema especifico
Software
JDK (https://www.oracle.com/java/technologies/javase-downloads.html)
Apache NetBeans (https://netbeans.apache.org/download/index.html)
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Exame |
50,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
10,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação Continua:
2 Testes no netBeans (50%)
NT = (NT1 + NT2) / 2
1 Mini-Teste em netBeans (30%)
NMT = NMT1
3 Laboratórios avaliados (10%)
NL = (L1+L2+L3)/3
3 Questionários avaliados (10%)
NQ = (Q[1]+Q[2]+Q[3])/3 -> Q[i] = Q[i]assincrono * 0.3 + Q[i]presencial*0.7
NF= 50% NT + 30% NMT + 10% NL + 10% NQ
Avaliação por exame e projecto final:
Alunos que não obtenham a frequência em avaliação continua serão avaliados através de um exame e de um Trabalho Autónomo Individual.
Nota final (NF)
NF = Exame*70% + ((NTIA * 30%) * DTIA)
NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo
DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.
Trabalho de Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega
TIA = TIA1*20% + TIA2*30.0% + TIA3*50%
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Continua:
2 Testes no moodle+netbeans (NT * 50%)
NT = (NT1 + NT2) / 2
2 Mini-testes netBeans (NMT * 30%)
NMT = (NMT1 + NMT2 + NMT3) / 3
4 laboratórios avaliados (NL * 10%)
NL = Média dos 3 melhores laboratórios
4 Questionários do moodle (NQ * 10%)
NQ = Média dos 6 questionários
A nota dos questionários é a média ponderada da resposta assíncrona (30%) e da resposta ao correspondente kahoot na aula TP (70%).
NF= 50%NT + 30%NMT + 10%NL + 10%NQ
Avaliação por exame e projectos finais:
Alunos que não obtenham a frequência em avaliação continua serão avaliados através de um exame e de um Trabalho Autónomo Individual.
Nota final (NF)
NF = Exame*70% + ((NTIA * 30%) * DTIA)
NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo
DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.
Trabalho de Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega
TIA = TIA1*20% + TIA2*30.0% + TIA3*50%
Provas e trabalhos especiais
2 testes ao longo do semestre
3 minitestes ao longo do semestre
4 laboratórios
4 questionários
Para alunos que não obtenham aprovação em avaliação continua:
Trabalho individual que inclui o desenvolvimento de um programa e discussão do trabalho efectuado.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Caso optem por ele, por exame final e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)
Melhoria de classificação
Por exame e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)
Observações
O método de avaliação desta UC não é devidamente caracterizado no campo "Tipo de Avaliação" uma vez que não se enquadra em nenhuma das 3 hipóteses de escolha.
Para esta UC há duas formas de avaliação:
- continua
- por exame final e trabalho individual
tal como se detalha nos campos a isso dedicados.