Elementos de Matemática II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Matemática |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPMI |
30 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo geral da UC é proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos necessários na formação profissional de um técnico superior profissional, nomeadamente em relação ao cálculo integral em R.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC, o estudante deverá ser capaz de:
- Reconhecer e determinar primitivas imediatas.
- Calcular primitivas pelos métodos de primitivação por partes, por decomposição e por substituição.
- Compreender o integral de Riemann e as suas propriedades.
- Compreender o integral indefinido e aplicar o teorema fundamental do cálculo integral.
- Calcular áreas e volumes através do cálculo integral.
- Calcular integrais impróprios de 1ª e de 2ª espécies.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos da UC Elementos de Matemática I, nomeadamente sobre cálculo diferencial.
Programa
1. Primitivas 1.1 Noção de primitiva: motivação, definição e propriedades. Primitivas imediatas.
1.2 Métodos de primitivação: por partes, por substituição e por decomposição.
2. Cálculo Integral em R2.1 Integral de Riemann e sua interpretação geométrica; propriedades.
2.2 Integral indefinido e suas propriedades. Teorema fundamental do cálculo integral e fórmula de Barrow.
2.3 Integração por partes e por substituição.
2.4 Aplicações do cálculo integral.
2.5 Integrais impróprios de 1ª e de 2ª espécie.
Bibliografia Obrigatória
Sérgio Fernandes; Cálculo Integral em ℝ, 2019 (Texto de Apoio editado pelo Departamento de Matemática e disponível no Moodle)
Bibliografia Complementar
Acilina Azenha e Maria Amélia Jerónimo; Elementos de Cálculo Diferencial e Integral em R e Rn, McGraw-Hill, 2000. ISBN: 9789728298036
Fernanda Sequeira; Análise Matemática 3º Volume - Exercícios Resolvidos e Propostos, Litexa Editora, 1982. ISBN: 9789725780497
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino é a centrada no aluno. Nas aulas teórico-práticas são primeiramente apresentados os conceitos fundamentais dos diferentes tópicos da UC, ilustrados com alguns exemplos de aplicação, seguindo-se atividades de aprendizagem baseadas no trabalho de grupo colaborativo em que os alunos, sob a orientação do docente, realizarão uma série de exercícios que lhes permitirá obter uma compreensão mais aprofundada dos temas tratados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes dispõem de dois sistemas de avaliação: avaliação contínua e avaliação por exame.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
A Avaliação Contínua desta UC pressupõe a frequência presencial obrigatória de, pelo menos, 75% das aulas e consiste na realização de 4 minitestes (com questões de resposta aberta), MT1, MT2, MT3 e MT4, classificados de zero a 5 valores, arredondado às décimas.
A classificação final CF (arredondada às unidades) é obtida pela soma das classificações dos 4 minitestes.
As condições de aprovação são as seguintes:
- Se CF for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o aluno é aprovado com nota final igual a CF, desde que P1=MT1+MT2 e P2=MT3+MT4 sejam ambas superiores ou iguais a 3.5 valores.
- Caso o aluno não obtenha aprovação por não satisfazer as condições do ponto 1, o aluno poderá realizar, na data do exame de época normal, uma prova de recuperação para resgatar a classificação mais baixa obtida entre P1 e P2, desde que P1 ou P2 seja igual ou superior a 3.5 valores.
AVALIAÇÃO POR EXAMEOs alunos que não tenham obtido aprovação pela Avaliação Contínua poderão realizar um exame, ficando aprovados desde que obtenham uma classificação maior ou igual a 10 valores.
Em qualquer um dos sistemas de avaliação, sempre que a classificação final seja maior ou igual a 18 valores, o aluno deverá apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da prova escrita e da referida prova oral. Se o aluno não comparecer à prova oral, a classificação final será de 17 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = MT1 + MT2 + MT3 + MT4
ou
Classificação final do Exame
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Alunos com estatuto de trabalhador-estudante, atletas de alta competição, dirigentes associativos e estudantes ao abrigo da Lei de Liberdade Religiosa deverão dirigir-se, até à segunda semana letiva do semestre, ao responsável da unidade curricular para apresentarem as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas, sob pena das mesmas não poderem ser executadas por falta de condições objetivas.
Melhoria de classificação
Os estudantes aprovados no corrente ano letivo só poderão realizar melhoria de classificação a esta UC no exame de época de recurso, desde que devidamente inscritos na Divisão Académica.
Observações
- Cada miniteste terá uma duração de 60 minutos, a prova de recuperação de 90 minutos e os exames de 2 horas e 30 minutos.
- Para realizar as provas de avaliação é obrigatória a apresentação de um documento de identificação com fotografia.
- Durante as provas apenas é permitida a consulta do formulário da UC.
- Durante as provas não é permitida a utilização, manuseamento ou exibição de quaisquer equipamentos eletrónicos.
- As provas são individuais pelo que é expressamente proibido qualquer tipo de comunicação ou consulta a terceiros durante a realização das mesmas, à exceção do docente que estará a vigiar as provas.
- Sempre que exista uma situação de fraude comprovada em provas de avaliação realizadas presencialmente ou à distância nesta UC, a mesma será anulada ficando o estudante sujeito à aplicação do Regulamento Disciplinar dos Estudantes do IPS.
REGIME DE ENSINO À DISTÂNCIA (EaD), caso seja necessário
- As aulas em EaD são lecionadas na sala virtual da UC na plataforma MS-Teams.
- As avaliações não presenciais são realizadas na sala virtual da UC com utilização paralela da plataforma Moodle, sendo obrigatório ter sido colocado no Moodle, antes da data da primeira prova que o estudante realize, a digitalização de um documento de identificação com fotografia e assinatura para comprovar a identidade do estudante.
- Durante as provas é obrigatório manter a câmera e o microfone ligados, não sendo permitida a utilização de auriculares/auscultadores; caso o estudante não tenha essa possibilidade, deve informar o RUC com a devida antecedência para realizar a prova num PC da ESTSetúbal/IPS.
- Em caso de suspeita de fraude na resolução submetida, o docente pode convocar o estudante para uma sessão síncrona para validar a mesma; no caso de não comparência à sessão, a resolução será considerada inválida.