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Planeamento, Intervenção, Qualidade e Gestão de Garantias

Código: TGA09     Sigla: PIQ

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Construção e reparação de veículos a motor

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologia e Gestão Automóvel

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPTGA 32 Plano de Estudos_2015_16 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vitor Manuel Caetano Alcácer Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Vitor Manuel Caetano Alcácer 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Na Unidade Curricular Planeamento, Intervenção, Qualidade e Gestão de Garantias pretende-se caracterizar o mercado automóvel em Portugal, apresentar tendências no mercado pós-venda e a familiarização com software utilizado nos concessionários e oficinas de reparação automóvel. Os conteúdos estão organizados de modo a permitir ao aluno:
- Planear, monitorizar, avaliar e redefinir atividades e recursos na comercialização e manutenção automóvel;
- Assegurar a Qualidade e Gestão das Garantias.

Resultados de aprendizagem e competências

Perceber a importância do planeamento oficinal e as técnicas de planeamento. Compreender a necessidade do quadro de carga de oficina com também os indicadores e objetivos. Trabalhar com sistemas informáticos de suporte ao processo de receção e reparação automóvel, assim como ter noção de como realizar métodos de categorização e controlo de peças em stock.
Compreender a gestão das garantias, legislação, regulamentos, referenciais e requisitos específicos para a reparação automóvel, assim como a qualidade do serviço prestado.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Planeamento oficinal: técnicas de planeamento. 
Quadro de carga de oficina. Indicadores e objetivos.
Sistemas informáticos de suporte ao processo de receção e reparação automóvel.
Gestão de Peças: métodos de categorização e controlo.
Gestão das Garantias. Gestão da informação na rede. Interfaces cliente, concessionário e fabricante.
Legislação, regulamentos, referenciais e requisitos específicos para a reparação automóvel.
A Qualidade do serviço prestado. Responsabilização e auto-controlo na reparação automóvel: conceito e tipologias. Acompanhamento de reparação. Testes e verificações do controlo da qualidade. Preparação de viaturas para entrega: características e cuidados específicos.

Bibliografia Obrigatória

Roldão, S. e Ribeiro; Gestão das Operações - Uma abordagem Integrada, Monitor, 2008
Chase, Richard B. e Aquilano, Nicholas J.; Chase, RichGestão da Produção e das Operações - Perspectiva do Ciclo de Vida, Monitor, 1995

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo e participativo com a resolução de casos práticos e a utilização de software comercial usado pelos concessionários e oficinas auto.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 5,00
Total: 65,00

Obtenção de frequência

A nota mínima em cada momento de avaliação é de 9 valores, sendo a nota final obtida do seguinte modo: 50% testes + 25% do trabalho prático + 25% trabalho de pesquisa.

Fórmula de cálculo da classificação final

2 Testes (50%)+ 1 Trabalhos Prático (25%) + 1 trabalho de Pesquisa (25%) = Classificação Final
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