Lógica Computacional
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Eletrónica e Automação |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TPSIA |
16 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
• Ter conhecimentos do conceito de abstração
. Sistemas de representação de números: decimal, binária e hexadecimal.
• Compreender e aplicar os teoremas principais da Álgebra de Boole.
Compreender os seus fundamentos e a sua aplicação na computação.
• Aplicar as metodologias de projecto de sistemas combinatórios e sequenciais. Máquinas de estados.
• Implementar sistemas sequenciais através do GRAFCET.
• Conhecer a constituição de um autómato programável e saber programá-lo.
• Conhecer as configurações de redes de Autómatos.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da disciplina o aluno deve conhecer e saber aplicar os conteúdos seguintes:
1) Automatismos programados versos automatismos cablados;
2) Arquitectura e constituição de autómatos programáveis;
3) Interfaces para ligação a sensores e actuadores mais comuns;
4) Linguagens de programação LADDER e GRAFCET;
5) Norma CEI 61131-3.
6) Programação estruturada e blocos de programação mais comuns;
7) Concepção e programação de automatismos aplicados a processos industriais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Sistemas de representação de números: decimal, binária e hexadecimal.
• Lógica Boleana.
• Máquinas de estados.
• Memória e dinâmica de alocação e representação de dados básicos.
• Armazenamento de dados e estruturação.
• Modelação de sistemas de comando discreto-GRAFCET.
• Autómatos programáveis. Linguagens e métodos de programação. Tipos de dados; controlo de fluxo; funções/subrotinas; parâmetros. Programação com blocos de dados e variáveis/cartas analógicas. Programação de funções com parâmetros - funções especiais.
• Projecto de implementação de uma máquina de estados usando autómatos programáveis.
Bibliografia Obrigatória
Steven T. Karris; Digital Circuit Analysis and Design with Simulink Modeling
Bibliografia Complementar
Ronald J. Tocci; Digital Systems: Principles and Applications
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico: exposição da matéria com demonstrações
Aulas Práticas: exemplos e realização de exercícios.
Aulas de Laboratório: realização de trabalhos com manipulação de ferramentas computacionais para a resolução de problemas inerentes computação lógica.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
Existe dois métodos de avaliação previsto para a UC:
1) Método de avaliação por Testes;
2) Método de avaliação por Exame.
Ambos os métodos possuem uma componente de avaliação teórica e uma componente de avaliação laboratorial, distinta para cada componente: Informática e de Automação.
A componente de avaliação laboratorial em cada componente é a mesma em ambos os métodos e será realizado nos decorrer das respetivas aulas laboratoriais.
Fórmula de cálculo da classificação final
1) AVALIAÇÃO POR TESTES:
1.1) AVALIAÇÃO DA COMPONENTE DE LÓGICA:
Teste Lógica + avaliação laboratorial Lógica
(3 laboratórios avaliados serão contabilizados para a nota da parte laboratorial)
1.2 ) AVALIAÇÃO DA COMPONENTE DE AUTOMAÇÃO:
Teste Automação + avaliação laboratorial Automação;
1.3) NOTA FINAL:
50% *[Teste Lógica *70% + ( Avaliação Laboratorial Lógica)*30%] +
50%*[Teste Automação * 70% + (Avaliação Laboratorial Automação) * 30%]
1.4) Critérios passagem:
Teste Lógica >= 8,5 Valores;
Teste Automação >= 8,5 Valores;
Nota Final >= 9,5 Valores;
1.5) OBSERVAÇÕES:
Obs1: Os alunos que não atingiram os critérios de passagem passam automaticamente para o método de exame, e só terão que fazer o exame da parte correspondente (i.e. Lógica e/ou automação) que não obtiveram aprovação (i.e., teste < 8,5 valores ).
Obs2: Os alunos que passarem no MÉTODO CONTÍNUO só poderão fazer melhoria não época de recurso (podem optar por fazer o exame da parte de Lógica e/ou exame parte automação.
Obs3: A avaliação laboratorial de informática e a avaliação laboratorial de automação é feita sempre nos laboratórios. Não existe qualquer método alternativo esta avaliação.
2) AVALIAÇÃO POR EXAME:
2.1) Os alunos que podem ser avaliados neste método são:
2.1.1) Os alunos que não obtiverem aprovação no método de avaliação por testes;
2.1.2) Os alunos que optaram por este método de avaliação (por exemplo não fizeram uma das
componentes de avaliação teórica da avaliação por testes).
2.2) AVALIAÇÃO DA COMPONENTE DE LOGICA:
Um aluno só pode realiza o Exame de lógica se não tiver obtido a aprovação no Teste de lógica (i.e. se a nota do teste de lógica tenha sido < 8,5valores).
2.3) AVALIAÇÃO DA COMPONENTE DE AUTOMAÇÃO:
Um aluno só pode realizar o Exame de Automação se não tiver obtido a aprovação no Teste de Automação (i.e. se a nota do teste de automação tenha sido < 8,5valores).
2.4) NOTA FINAL:
50% *[ (Exame lógica)*70% + (Avaliação Laboratorial lógica))*30% ) ] +
50%* [ (Exame Automação*70% + (Avaliação Laboratorial Automação) * 30%)]
2.5) CRITÉRIOS DE PASSAGEM:
Avaliação componente de Lógica >= 8,5 Valores;
Avaliação componente de Automação >= 8,5 Valores;
Nota final >= 9,5 Valores;
Obs1: Os alunos que não obtiverem aprovação poderão voltar a fazer o exame da componente que não obtiveram aprovação na época de recurso;
Obs2: Os alunos que não obtiveram aprovação na avaliação laboratorial de Lógica, devido a entrada na 3º fase ou porque têm o estatuto de trabalhadores estudantes, e por isto não conseguiram frequentar os laboratórios, a componente de Exame de Lógica e de Exame de Automação terão um peso de 100% em vez de 70% se não tiverem sido avaliados nos respectivos laboratórios.