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Dinâmica e Aplicações de Máquinas Elétricas

Código: MEC111012     Sigla: DAME

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrotecnia e Sistemas de Potência

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEEC 7 Plano de Estudos_2020 1 - 7,5 60 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Armando José Pinheiro Marques Pires Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Armando José Pinheiro Marques Pires 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
Armando José Pinheiro Marques Pires 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Pretende-se, globalmente, que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio do comportamento dinâmico de máquinas elétricas e também no domínio do princípio de funcionamento de máquinas elétricas não convencionais e suas aplicações. Especificamente, e como resultado da aprendizagem, pretende-se que sejam capazes de interpretar e desenvolver modelos matemáticos dinâmicos de máquinas elétricas, efetuar a sua implementação em programas de simulação numérica, prevendo e analisando o comportamento das máquinas elétricas, com recurso também a ensaios laboratoriais e integrando as máquinas elétricas em sistemas mais complexos, envolvendo aspetos de regulação e controlo. Pretende-se ainda que entendam o comportamento de máquinas elétricas não convencionais, pesquisando e descrevendo as suas aplicações.

Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se, globalmente, que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio do comportamento dinâmico de máquinas elétricas e também no domínio do princípio de funcionamento de máquinas elétricas não convencionais e suas aplicações. Especificamente, e como resultado da aprendizagem, pretende-se que sejam capazes de interpretar e desenvolver modelos matemáticos dinâmicos de máquinas elétricas, efetuar a sua implementação em programas de simulação numérica, prevendo e analisando o comportamento das máquinas elétricas, com recurso também a ensaios laboratoriais e integrando as máquinas elétricas em sistemas mais complexos, envolvendo aspetos de regulação e controlo. Pretende-se ainda que entendam o comportamento de máquinas elétricas não convencionais, pesquisando e descrevendo as suas aplicações.

Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Dinâmica de Máquinas Elétricas: enquadramento e objetivos; revisão de conceitos fundamentais de dinâmica de sistemas; utilização de ferramentas de simulação numérica (Matlab/Simulink). Dinâmica de Transformadores: aspetos de funcionamento e construtivos; modelo dinâmico do Transformador (com ensaios laboratoriais e simulação numérica).Dinâmica de Máquinas de Corrente Contínua: aspetos de funcionamento e construtivos; modelo dinâmico da Máquina de Corrente Contínua (com ensaios laboratoriais e simulação numérica).

Motor Síncrono de Magnetos Permanentes: funcionamento e aplicações. Motor Linear de Indução: funcionamento e aplicações. Motores de Relutância Comutada e de Relutância Síncrono: funcionamento e aplicações. Motor Passo a Passo: funcionamento e aplicações. Motor de Histerese: funcionamento e aplicações. Motor Piezoelétrico: funcionamento e aplicações. Motores Tubulares e em Disco: funcionamento e aplicações.

Bibliografia Obrigatória

A.J. Pires; Slides

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas desta UC procurar-se-á estimular a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem, fazendo uso do seu espírito crítico e da capacidade de iniciativa.

Serão dadas orientações genéricas e introdutórias em cada um dos capítulos, após o que é promovido o trabalho em equipa no desenvolvimento e aprofundamento dos temas, recorrendo-se ao ensaio laboratorial, à simulação numérica e à pesquisa como auxiliares do processo de aprendizagem. Sempre com o acompanhamento do docente.

Os trabalhos laboratoriais e de simulação, bem como os trabalhos de pesquisa, serão desenvolvidos, preferencialmente, em grupos de dois alunos, havendo sempre lugar a uma apresentação oral e discussão, perante a turma, de todos os trabalhos realizados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 65,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 90,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 210,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

CF=(CT1+CT2+CT3+2*CT4)/5
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