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Programação Orientada por Objetos

Código: TINF24     Sigla: POO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Informáticas

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias Informáticas (Turma do Programa BrightStart)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TINFT 21 Plano Estudos_2018_19 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António Moinhos Cordeiro Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Noémia Vicente Virtuoso dos Reis Ferro 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender e aplicar os conceitos avançados da programação orientada por objetos com base na linguagem Java.
Aplicar os conceitos avançados da programação orientada por objetos usando a linguagem Java.
Saber desenhar soluções aplicacionais de acordo com o paradigma orientado por objetos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o aluno deverá saber como analisar um problema, modelar uma solução usando técnicas simples, escrever testes unitários da solução proposta e implementar a solução. Esta solução deve integrar conceitos avançados de programação orientada a objetos e diferenets coleções do Java.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Revisão conceitos fundamentais da orientação por objetos utilizando a linguagem Java:  

  • Classes, Objetos, Estado e Atributos, Comportamento e Métodos, troca de Mensagens.
  • Instruções de decisão e operadores lógicos. Expressões.
  • Tipos primitivos e tipos por referência.
  • Composição de classes. 

 

Conceitos avançados de orientação por objetos: 

  • Aplicação dos conceitos básicos de POO.
  •  
  • Herança de classes.
  • Polimorfismo.
  • Classes Abstratas e Interfaces.
  • Classes Genéricas.
  • Coleções.
  • Modularidade e encapsulamento.
  • Utilização de bibliotecas de classes.
  • Organização de classes: pacotes e visibilidade.

 

Desenho de aplicações: 

  • Desenho de classes: coesão e acoplamento.
  • Desenho de classes orientado por responsabilidades

 

Interface gráfica com recurso ao JavaFX: 

  • Introdução ao JavaFX.
  • Eventos e Painéis.
  • Controlos e Propriedades.
  • Janelas e formas.
  • Diálogos, Efeitos e Animações.

Bibliografia Obrigatória

David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java (6th Edition), Pearson Education Limited, 2016. ISBN: 9781292159089

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas

- Conceitos teóricos.
- Exemplos práticos desenvolvidos durante as aulas.

- Execução de trabalhos de laboratório.


Trabalho Autónomo


- Realização de um projeto para avaliação (dividido em duas fases).
- Acompanhamento teórico e prático nas aulas.

Software

IDE NetBeans para desenvolvimento em Java: http://netbeans.org
Adicional: IDE IntelliJ para desenvolvimento em Java: https://www.jetbrains.com/idea/

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Constituída por duas componentes: Prática e Teórica

Prática:
- 1 Projeto (min.9,5 valores)

Teórica:
- 1 Teste teórico (min. 9,5 valores)
ou
- 1 Exame (min. 9,5 valores)

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal:

Componente Prática:
- 30% Fase 1 Projeto + 70% Fase 2 Projeto.

Componente Teórica:
- Por Testes: Nota do teste. 

- Por Exame: Nota do Exame.

Nota final: 50% Prática + 50% Teórica



Época Recurso e Especial:

Em caso de aproveitamento, na Época Normal, de uma das Componentes, Prática ou Teórica, a mesma será reaproveitada.

Componente Prática (se não houve aproveitamento desta componente na Época Normal, o projeto deve ser entregue, na totalidade, na Época Recurso/Especial).

Componente Teórica (se não houve aproveitamento desta componente na Época Normal, o exame deve ser realizado na Época Recurso/Especial).

Nota final: 50% Prática + 50% Teórica
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