Eletrotecnia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EACI |
24 |
Plano de Estudos 14 |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Na UC de Eletrotecnia, disciplina base no domínio das ciências de engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente que permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e que permitam analisar circuitos elétricos em corrente contínua e alternada. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC, e para atingir os objetivos, procura-se complementar os conhecimentos teóricos e a resolução de problemas com prática laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
Na UC de Eletrotecnia, disciplina base no domínio das ciências de engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente que permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e que permitam analisar circuitos elétricos em corrente contínua e alternada. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC, e para atingir os objetivos, procura-se complementar os conhecimentos teóricos e a resolução de problemas com prática laboratorial.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Introdução à Eletrotecnia
Enquadramento e objetivos.
2.Noções Fundamentais de Eletrostática
Carga elétrica; Força eletrostática; Lei de Coulomb. Campo Elétrico; Potencial Elétrico; Tensão Elétrica. Condensadores e dielétricos; associação de condensadores.
3.Corrente Elétrica Estacionária
Intensidade de Corrente Elétrica; Resistência Elétrica; Lei de Ohm; Associação de Resistências; Divisores de tensão e de corrente. Fontes de energia elétrica; Fontes de Tensão e de Corrente; Circuito Elétrico; Potência e Energia; Lei de Joule. Análise de Circuitos Resistivos em CC. Leis de Kirchhoff. Teorema da sobreposição. Teoremas de Norton e de Thèvenin.
4.Magnetostática
Classificação de materiais magnéticos; Lei de Ampère; Fluxo magnético; Força magnetomotriz; Relutância magnética; Saturação magnética; Bobinas; Análise de Circuitos Magnéticos; Lei de Hopkinson. Analogia entre circuitos elétricos e magnéticos.
5.Campo Eletromagnético Variável
Lei de Faraday; Coeficiente de auto-indução e indução mútua; Princípio de funcionamento do transformador; Princípio de funcionamento dos geradores mecânicos de energia elétrica; Princípio de funcionamento dos motores (Força de Laplace).
6.Circuitos em Regime Quase Estacionário
Noções fundamentais: grandezas alternadas sinusoidais; valor médio e valor eficaz; representação complexa ou simbólica de uma função alternada sinusoidal.
Análise de Circuitos Monofásicos Alternados Sinusoidais em Regime Permanente. Circuito R; RL; RC; RLC; Noções de impedância e reatância; Associação de impedâncias; Potências Ativa, Reativa e Aparente; Fator de Potência. Análise de Circuitos Trifásicos.
Bibliografia Obrigatória
A.J. Pires; Sides de apoio
Bibliografia Complementar
K. B. Santos; Análise de Circuitos Elétricos, , Minerva Editora
Sadiku; Elements of Electromagnetics, Saunders College Publishings
L. Bessonov; Electricidade Aplicada para Engenheiros. ISBN: 9726820219
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas desta UC, quer teórico-práticas quer de laboratório, procurar-se-à estimular a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem, fazendo uso do seu espírito crítico. Nas aulas teórico-práticas haverá uma parte associada à apresentação do conteúdo programático da UC, sempre suportada numa outra parte, associada à resolução de problemas. Nas aulas laboratoriais o estudante terá oportunidade de realizar oito trabalhos de laboratório
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
65,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é composta por duas componentes, que se complementam: dois testes (ou exame final) (65%, e nota mínima de 7 valores em cada teste e 9 valores na média dos testes (ou no exame final)), onde se avalia a aprendizagem dos conceitos e a resolução de problemas; realização dos trabalhos de laboratório, incluindo os respetivos relatórios e discussão final (35%, com nota mínima de 9 valores).
1. Teórica e Prática (65%)
- Realização de dois testes (ou exame final) (50%). Nota mínima: 9 valores.
2. Laboratório (35%)
- Realização dos trabalhos experimentais e elaboração e discussão dos respetivos relatórios. Nota mínima: 9 valores.
Cálculo da Classificação Final:
Nota final da disciplina = 65% teórico/prática + 35% laboratório (mínimo: 9,5 valores)
A parte laboratorial da disciplina é composta por oito trabalhos distintos.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor na instituição.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com as normas em vigor na instituição.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final da disciplina será calculada do seguinte modo:
- Nota dos laboratórios (NL), calculada com base na realização dos trabalhos e nas avaliações individuais
- Nota teórica (NT) do exame final obrigatoriamente igual ou superior a 9 valores ou média das classificações dos dois testes arredondada às unidades.
Classificação Final:
A nota final da disciplina será calculada do seguinte modo: NotaFinal=0,65*NT+0,35*NL
- Nota do exame final ou média dos testes que terá que ser maior ou igual a 9 valores, com um peso de 65%.