Eletrotecnia
| Áreas Científicas | 
| Classificação | 
Área Científica | 
| OFICIAL | 
Electrotecnia e Sistemas de Potência | 
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Anos Curriculares | 
Créditos UCN | 
Créditos ECTS | 
Horas de Contacto | 
Horas Totais | 
| EACI | 
24 | 
Plano de Estudos 14 | 
1 | 
 -  | 
6 | 
75 | 
162 | 
Docência - Responsabilidades
 
 
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Na UC de Eletrotecnia, disciplina base no domínio das ciências de engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente que permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e que permitam analisar circuitos elétricos em corrente contínua e alternada. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC, e para atingir os objetivos, procura-se complementar os conhecimentos teóricos e a resolução de problemas com prática laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
Na UC de Eletrotecnia, disciplina base no domínio das ciências de engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente que permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e que permitam analisar circuitos elétricos em corrente contínua e alternada. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC, e para atingir os objetivos, procura-se complementar os conhecimentos teóricos e a resolução de problemas com prática laboratorial.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Introdução à Eletrotecnia 
Enquadramento e objetivos. 
2.Noções Fundamentais de Eletrostática
Carga elétrica; Força eletrostática; Lei de Coulomb. Campo Elétrico; Potencial Elétrico; Tensão Elétrica. Condensadores e dielétricos; associação de condensadores. 
3.Corrente Elétrica Estacionária
Intensidade de Corrente Elétrica; Resistência Elétrica; Lei de Ohm; Associação de Resistências; Divisores de tensão e de corrente. Fontes de energia elétrica; Fontes de Tensão e de Corrente; Circuito Elétrico; Potência e Energia; Lei de Joule. Análise de Circuitos Resistivos em CC. Leis de Kirchhoff. Teorema da sobreposição. Teoremas de Norton e de Thèvenin. 
4.Magnetostática
Classificação de materiais magnéticos; Lei de Ampère; Fluxo magnético; Força magnetomotriz; Relutância magnética; Saturação magnética; Bobinas; Análise de Circuitos Magnéticos; Lei de Hopkinson. Analogia entre circuitos elétricos e magnéticos. 
5.Campo Eletromagnético Variável
Lei de Faraday; Coeficiente de auto-indução e indução mútua; Princípio de funcionamento do transformador; Princípio de funcionamento dos geradores mecânicos de energia elétrica; Princípio de funcionamento dos motores (Força de Laplace). 
6.Circuitos em Regime Quase Estacionário
Noções fundamentais: grandezas alternadas sinusoidais; valor médio e valor eficaz; representação complexa ou simbólica de uma função alternada sinusoidal. 
Análise de Circuitos Monofásicos Alternados Sinusoidais em Regime Permanente. Circuito R; RL; RC; RLC; Noções de impedância e reatância; Associação de impedâncias; Potências Ativa, Reativa e Aparente; Fator de Potência. Análise de Circuitos Trifásicos.
Bibliografia Obrigatória
A.J. Pires; Sides de apoio
Bibliografia Complementar
K. B. Santos; Análise de Circuitos Elétricos, , Minerva Editora
Sadiku; Elements of Electromagnetics, Saunders College Publishings
L. Bessonov; Electricidade Aplicada para Engenheiros. ISBN: 9726820219
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas desta UC, quer teórico-práticas quer de laboratório, procurar-se-à estimular a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem, fazendo uso do seu espírito crítico. Nas aulas teórico-práticas haverá uma parte associada à apresentação do conteúdo programático da UC, sempre suportada numa outra parte, associada à resolução de problemas. Nas aulas laboratoriais o estudante terá oportunidade de realizar oito trabalhos de laboratório
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação | 
Peso (%) | 
| Teste | 
  65,00 | 
| Trabalho laboratorial | 
  35,00 | 
| Total:  | 
  100,00 | 
Componentes de Ocupação
| Designação | 
Tempo (Horas) | 
| Estudo autónomo | 
   87,00 | 
| Frequência das aulas | 
   45,00 | 
| Trabalho laboratorial | 
   30,00 | 
| Total:  | 
  162,00 | 
Obtenção de frequência
A avaliação é composta por duas componentes, que se complementam: dois testes (ou exame final) (65%, e nota mínima de 7 valores em cada teste e 9 valores na média dos testes (ou no exame final)), onde se avalia a aprendizagem dos conceitos e a resolução de problemas; realização dos trabalhos de laboratório, incluindo os respetivos relatórios e discussão final (35%, com nota mínima de 9 valores). 
1. Teórica e Prática (65%) 
- Realização de dois testes (ou exame final) (50%). Nota mínima: 9 valores. 
2. Laboratório (35%) 
- Realização dos trabalhos experimentais e elaboração e discussão dos respetivos relatórios. Nota mínima: 9 valores. 
Cálculo da Classificação Final: 
Nota final da disciplina = 65% teórico/prática + 35% laboratório (mínimo: 9,5 valores) 
A parte laboratorial da disciplina é composta por oito trabalhos distintos. 
Avaliação Especial (TE, DA, ...) 
De acordo com as normas em vigor na instituição. 
Melhoria de Classificação Final/Distribuída 
De acordo com as normas em vigor na instituição. 
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final da disciplina será calculada do seguinte modo:
- Nota dos laboratórios (NL), calculada com base na realização dos trabalhos e nas avaliações individuais
 
- Nota teórica (NT) do exame final obrigatoriamente igual ou superior a 9 valores ou média das classificações dos dois testes arredondada às unidades.
 
Classificação Final:
A nota final da disciplina será calculada do seguinte modo: NotaFinal=0,65*NT+0,35*NL
- Nota do exame final ou média dos testes que terá que ser maior ou igual a 9 valores, com um peso de 65%.