Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > LACI11003
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Química

Código: LACI11003     Sigla: Q

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Controlo e Processos

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EACI 41 Plano de Estudos 14 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Susana Martins da Luz Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Susana Martins da Luz 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 6,00
Helena Margarida Pires de Sousa 4,00
Susana Martins da Luz 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: english

Objetivos

Dar ao aluno uma visão ampla dos fundamentos da Química no âmbito da sua formação científica de base, essenciais à compreensão de matérias como os processos industriais, balanços mássicos e entálpicos, materiais e corrosão.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos adquiram adquiram os seguintes conhecimentos e competências:
- Compreender a estrutura atómica:noção orbitais e números quânticos e configurações eletrónicas,
- Identificação do grupo e o período de um elemento químico na Tabela Períódica e compreensão da variação das propriedades periódicas;

-Compreensão dos tipos de ligações químicas

- escrever as fórmulas de Lewis, identificar a geometria e a polaridade de uma molécula;

-Conhecer a diferentes formas de expressar a concentração de soluções e respectivas unidades;

-Ser capaz de fazer os cálculos necessários à preparação de soluções;

-Ser capaz de preparar soluções no laboratório;

-Ser capaz de fazer cálculos estequiométricos, determinando quantidades de reagentes necessários e produtos obtidos;

-Conhecer a diferença entre reação irreversível e equilíbrio químico e conhecer os vários tipos de equilíbrio químico;

-Ser capaz de calcular o pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos);

-Ser capaz de compreender os erros associados às operações analíticas;

-Ser capaz de trabalhar em laboratório, cumprindo as regras de segurança.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos gerais de química, do ensino secundário ou equivalente.

Programa

1.Estrutura Atómica e Molecular
Orbitais atómicas e números quânticos. Tabela Periódica.Ligação química. Escrita das estruturas de Lewis e contributores de ressonância. Teoria da Repulsão dos Pares Electrónicos da Camada de Valência e geometrias moleculares. Momento dipolar de ligação, momento dipolar resultante e a polaridade da molécula.

2. Concentração de soluções
Formas de expressão e unidades de concentração. Preparação de soluções.
3. Reações químicas.
Cálculos Estequiométricos.Acerto de equações químicas. Cálculos estequiométricos. Reagente limitante e em excesso. Rendimento da reação. Gases e Equação dos Gases Perfeitos.
4. Equilíbrio químico.
Noção de constante de equilíbrio. Factores que afectam o equilíbrio químico (Princípio de Le Chatelier)
5. Equilíbrio Ácido-base
Conceitos de ácido e base. Noção de pH. Autoprotólise da água. Anfoterismo. Força de ácidos e bases; constantes Ka e Kb. Determinação do pH de soluções de ácidos e bases.
6.Equilíbrio de Solubilidade
Noção de solubilidade molar e solubilidade molar. Produto de solubilidade e determinação da solubilidade de um sal.
7. Oxidação-redução e Eletroquímica
Acerto de equações redox. Números de oxidação. Potencial de redução padrão e e elétrodos de referência. Células galvânicas e eletrolíticas. Diferença de potencial da pilha.

BIBLIOGRAFIA:

Raymond Chang, “Química”, 5ª Edição, McGrawHill (ou outra versão do livro)

Bibliografia Obrigatória

Raymond Chang; Química

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm tipologia teórico-prática, visando a operacionalização dos conceitos. É adotado o método expositivo participado e interativo. Procura levar-se os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo, de modo a que adquiram os devidos conhecimentos e desenvolvam espírito crítico.

A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática alguns dos conceitos teóricos transmitidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando na aula os respectivos registos e tratamento de resultados/resposta a questionários, numa Ficha de Trabalho.

A UC tem uma componente laboratorial que permite, de acordo com os objetivos da UC:

- a operacionalização dos conceitos lecionados;

- desenvolvimento da capacidade de resolução de casos;

- o desenvolvimento do espírito científico e experimental;

- a aprendizagem de procedimentos e técnicas laboratoriais e a aquisição de competências de "saber fazer" e "saber pensar";

- desenvolvimento da competência de trabalho em equipa.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O aluno poderá optar por um regime de avaliação contínua ou por exame final, sendo obrigatório cumprir os requisitos impostos para a componente de práticas laboratoriais.

1. Avaliação por exame: o aluno prestará prova em época normal e/ou em época de recurso, obtendo aprovação se tiver uma classificação final mínima de 9,5 valores.

Os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante (TE) que optem pelo regime de avaliação por exame mas que faltem a mais do que um trabalho laboratorial, realizarão obrigatoriamente no exame final, um grupo específico concretamente relacionado com a componente laboratorial da UC.

Na componente laboratorial do exame é exigida, para efeitos de aprovação, a nota mínima de 9,5 valores.

A classificação final na disciplina, no regime de avaliação por exame, é a correspondente à nota do exame (não contando a nota da componente laboratorial para o seu cálculo).

2. Avaliação contínua: o aluno realizará 2 testes escritos ao longo do semestre.


  • 1º Teste: 04/12/2023 (no horário da aula TP)

  • 2º Teste: 18/01/2024 (15 h) - a confirmar


Para obter aprovação, terá de ter uma nota igual ou superior a 8,0 valores em cada teste. 


Para efeitos de aprovação na UC, a média aritmética mínima da classificação nos testes é de 9,5 valores.


Caso obtenha nota igual ou superior a 8,0 valores no 1º Teste e inferior a 8,0 no 2º Tests, o aluno poderá optar por fazer recuperação da avaliação do 2º Teste na data de exame de época normal (neste caso, opta por não fazer o exame).


O Estudante terá de ter uma frequência mínima de 75 % de aulas TP (neste caso, corresponde a um máximo de quatro faltas).


Sem a frequência das aulas de laboratório e entrega das respetivas Fichas de Trabalho (devidamente elaboradas), o aluno não obterá aprovação na UC, quer se encontre no regime de avaliação contínua, quer no regime de exame. É permitida no máximo uma falta a aula laboratorial. Para os alunos TE, é permitida a realização de uma prova referente à componente laboratorial, em data de exame, caso tenham faltado a mais de um trabalho laboratorial.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação por Exame: 
Nota Final = Nota do Exame
(arredondamento às unidades)

Avaliação por Testes:
Nota Final=0,50xNota 1º Teste + 0,50xNota 2º Teste
(testes cotados às décimas; nota final arredondada às unidades)

Provas e trabalhos especiais

De acordo com os Regulamentos da Escola.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os Regulamentos da Escola.

Melhoria de classificação

De acordo com os Regulamentos da Escola.

Observações

-Esclarecimento de Dúvidas (Susana Luz, F205): 2ª feira, 14:00

IMPORTANTE: Os alunos que desejem esclarecer dúvidas, deverão enviar email à docente (susana.luz@estsetubal.ips.pt e susanaluz@gmail.com) até ao dia útil anterior, indicando essa intenção e/ou informar a professora numa aula, com a mesma antecedência.
- Os materiais de apoio (slides, fichas de exercícios e protocolos laboratoriais) encontram-se no na equipa do Teams.
- É obrigatória a inscrição para as provas de avaliação dentro dos prazos estabelecidos. As inscrições efectuam-se em formulário a fornecer na altura adequada.
- Os alunos devem chegar com antecedência às provas (a tolerância máxima será de 15 min, sem direito a compensação)
- Os alunos só podem entregar a prova passado 30 min do seu início, não podendo levar o enunciado consigo.
- É proibida a utilização de telemóveis durante as aulas e as provas de avaliação.
- Os Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa deverão enviar email ao Docente Responsável (susana.luz@estsetubal.ips.pt), até à segunda semana do semestre, para apresentar as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas.
- Os Estudantes que desejem efetuar consulta das provas de avaliação (teste ou exames) deverão enviar email à docente responsável (susana.luz@estsetubal.ips.pt e susanaluz@gmail.com), até uma semana antes da realização da prova seguinte, exprimindo a intenção de exercer esse direito.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-05-10 às 07:43:42