Introdução à Programação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EACI |
36 |
Plano de Estudos 14 |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreensão de conceitos e princípios básicos do funcionamento do computador.
- Desenvolvimento de capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas complexos.
- Compreensão de fundamentos conceptuais relacionadas com a programação de computadores:
- Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;
- Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo
- Capacidade de codificar (implementar) algoritmos através de linguagens de programação.
Resultados de aprendizagem e competências
Enquadramento da programação
- O aluno deve ser capaz de descrever a arquitetura básica de um computador.
- O aluno deve ser capaz de descrever e relacionar os conceitos de programa e de linguagem de programação.
- O aluno deve ser capaz de descrever a forma como é representada a informação num computador.
- O aluno deve ser capaz de representar valores inteiros utilizando diferentes bases (decimal, binária, octal, hexadecimal)
Algoritmos
- O aluno deve ser capaz de descrever diferentes formas de representar algoritmos.
- O aluno deverá ser capaz de resolver problemas simples e utilizar algoritmos para formalizar o processo de resolução do problema.
- O aluno deverá ser capaz de utilizar uma abordagem top-down para a resolução de problemas com alguma complexidade.
Programação numa linguagem de alto nível
- O aluno deverá ser capaz de utilizar um IDE para desenvolver, testar e executar programas utilizando a linguagem de programação C.
- O aluno deverá ser capaz de implementar, em linguagem C, algoritmos especificados em pseudocódigo.
- O aluno deverá conseguir utilizar e descrever os mecanismos de passagem de argumentos para subprogramas.
- O aluno deverá conseguir implementar e utilizar algoritmos de procura e de ordenação.
- O aluno deve ser capaz de desenvolver programas que armazenem informação em ficheiros de dados.
- O aluno deve ser capaz de usar o git e gitbub como ferramentas de apoio ao desenvolvimento de software.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Enquadramento da programação
- Definição de computador.
- Descrição básica de um computador.
- Definição de programa.
- A programação e a resolução de problemas.
- Representação de Informação.
- Conceitos de: linguagem natural, linguagem de programação e de linguagem máquina.
- Níveis e Linguagens de programação.
2.Algoritmos
- Conceito de Algoritmo.
- Representação de algoritmos em Pseudocódigo.
- Abordagem Top-down.
3.Programação numa linguagem de alto nível: Linguagem C
- Estrutura de um programa.
- Tipos de dados elementares.
- Expressões.
- Instruções de entrada e saída.
- Estruturas de controlo.
- Operações bit-a-bit.
- Subprogramas.
- Tipos de dados estruturados.
- Algoritmos de procura e de ordenação.
- Processamento de ficheiros.
Bibliografia Obrigatória
Luís Damas; Linguagem C, FCA. ISBN: 972-722-156-4
Bibliografia Complementar
António Adrego da Rocha; Introdução à Programação usando C. ISBN: 972-722-524-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas TP: Exposição da matéria seguida de resolução de problemas;
Aulas PL: Realização de trabalhos laboratoriais e resolução de problemas.
Software
github
git
CodeBlocks
https://replit.com/
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
35,00 |
Estudo autónomo |
35,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Trabalho de investigação |
10,00 |
Total: |
155,00 |
Obtenção de frequência
Avaliação contínua
- T – Componente teórica (65%):
- TE – Teste (50%);
- MT – 4 Mini Testes – (15%) [MT1(2%), MT2(3%), MT3(3%), MT4(7%)];
- P – Componente prática (35%):
- Projeto (35%) – 2|3 alunos [P1/3(10%), P2/3(10%), P3/3(15%), MT4(7%)];
- Nota Final (N): Componente Teórica (65%) + Componente Prática (35%).
Restrições (20 Valores):
- Teste (TE) >= 9.5;
- Componente Teórica (T) >= 9.5;
- Componente Prática (P) >= 9.5;
- Não existe nota mínima para os Mini Testes;
- Projeto >= 9.5;
- Nota final (N) >= 9.5;
Avaliação por Exame
- Nota Final (N):
- Exame (E) * 50% + Projeto(P) * 50%.
Restrições (20 Valores):
-
-
Exame (E) >= 9.5;
-
Projeto (P) >= 9.5;
-
Nota final (N) >= 9.5.
NOTAS à avaliação por exame:
- Mini Testes de avaliação realizados nas aulas não entram na avaliação por exame;
- Projetos realizados na fase de avaliação contínua poderão ser usados na avaliação por exame em época normal ou de recurso;
- Alunos que não apresentem projeto com avaliação positiva terão de realizar a componente prática na data do respetivo exame (qualquer época).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua
- T – Componente teórica (65%):
- TE – Teste (50%);
- MT – 4 Mini Testes – (15%) [MT1(2%), MT2(3%), MT3(3%), MT4(7%)];
- P – Componente prática (35%):
- Projeto (35%) – 2|3 alunos [P1/3(10%), P2/3(10%), P3/3(15%), MT4(7%)];
- Nota Final (N): Componente Teórica (65%) + Componente Prática (35%).
Restrições (20 Valores):
- Teste (TE) >= 9.5;
- Componente Teórica (T) >= 9.5;
- Componente Prática (P) >= 9.5;
- Não existe nota mínima para os Mini Testes;
- Projeto >= 9.5;
- Nota final (N) >= 9.5;
Avaliação por Exame
- Nota Final (N):
- Exame (E) * 50% + Projeto(P) * 50%.
Restrições (20 Valores):
-
-
Exame (E) >= 9.5;
-
Projeto (P) >= 9.5;
-
Nota final (N) >= 9.5.
NOTAS à avaliação por exame:
- Mini Testes de avaliação realizados nas aulas não entram na avaliação por exame;
- Projetos realizados na fase de avaliação contínua poderão ser usados na avaliação por exame em época normal ou de recurso;
- Alunos que não apresentem projeto com avaliação positiva terão de realizar a componente prática na data do respetivo exame (qualquer época).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação em época especial
Condições iguais às indicadas avaliação em época de exame.
A nota final é arredondada às unidades. Para aprovação, a nota final terá de ser maior ou igual a 10 valores.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação só poderá ser realizada em época de recurso e carece de inscrição prévia na Divisão Académica.