Código: | LEEC11106 | Sigla: | COGE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Empresariais e Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Seção de Ciências Empresariais e Comunicação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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EEC | 40 | Plano de Estudos | 1 | - | 3 | 30 | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Cláudia Tiago Ramos | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,00 |
Cláudia Tiago Ramos | 2,00 |
1.Conhecer os fatores subjacentes ao comportamento humano nas organizações bem como as suas potenciais causas e consequências; a relação entre os indivíduos e a organização (atitudes e comportamentos).
2.Conhecer as principais teorias sobre os determinantes do comportamento dos colaboradores na organização e as suas potenciais consequências.
3.Saber analisar e intervir sobre os principais fatores que determinam o comportamento humano em contexto de trabalho, nomeadamente sobre a motivação, satisfação, conflitos e clima organizacional;
4.Saber gerir equipas multidisciplinares, saber potenciar a eficácia e eficiência organizacional através do capital humano; processos de liderança de grupo.
5.Conhecer os processos e técnicas de prevenção, gestão e resolução de conflitos. Formas de gestão de conflitos (organizacionais e grupais).
6.Perceber a cultura como instrumento de integração dos colaboradores e de vantagens competitivas para a organização.
7.Conhecer e intervir nos processos de comunicação ao nível individual e organizacional percebendo a comunicação e participação como facilitador da mudança organizacional.
1 – Comportamento organizacional: O comportamento organizacional e a gestão das organizações; o papel da personalidade e das forças situacionais;
2 – Principais abordagens teórico-práticas sobre o comportamento humano nas organizações;
3 – Motivação, satisfação no trabalho e performance individual;
4 – A dinâmica das equipas: Dimensões de análise e pressupostos de produtividade no trabalho;
5 – Liderança contingencial de equipas: Conceitos, desenho, análise e reestruturação dos processos;
6 – Conflitos e negociação;
7 – Cultura e clima organizacional: Perspetivas e relevância;
8 – Comunicação, participação e mudança organizacional: Desenho de processos.
Utilizando uma metodologia participativa, esta unidade curricular será um espaço de discussão, contemplando tanto o enquadramento teórico dos temas, como a vertente instrumental de aplicação prática através do estudo de casos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 30,00 |
Trabalho escrito | 21,00 |
Total: | 81,00 |
A avaliação contínua contempla a realização de dois mini-testes obrigatórios (45-60m cada) realizados na aula e trabalho(s).
Os mini-testes realizam-se a meio e no final do semestre, em data a definir de acordo com o horário das turmas. Os mini-testes são realizados presencialmente nas instalações da escola.
Deve observar-se o ponto 9 do despacho nº 40/Presidente/2021 de 25 de fevereiro que faz referência aos mecanismos de mitigação da fraude e suas consequências.
A média aritmética da classificação obtida nos dois testes terá de ser igual ou superior a 9,5 valores e corresponde a 70% da nota final. 30% corresponde ao(s) trabalho(s).