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Programação Orientada a Objetos

Código: LEEC12131     Sigla: POO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEC 31 Plano de Estudos 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Manuel Lopes Brás Pereira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 1,00
José Manuel Lopes Brás Pereira 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
José Manuel Lopes Brás Pereira 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

-Compreender os elementos essenciais do novo paradigma de programação.
-Saber definir modelos da realidade a partir do novo paradigma.
-Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da programação orientada por objectos utilizando uma das linguagens de programação orientada por objectos existentes.
-Saber construir soluções aplicacionais de acordo com o paradigma orientado por objectos utilizando a linguagem de programação estudada.
-Saber estruturar correctamente o código desenvolvido tornando-o robusto, reutilizável e modular.
-Capacidade de trabalho em equipa.
-Capacidade de raciocínio lógico e formal que lhe permita analisar problemas complexos.
-Capacidade de analisar problemas e construir a sua solução usando o paradigma de programação estudado.
-Usar os dados da literatura técnica e científica.

Resultados de aprendizagem e competências

- O aluno programa usando os principais conceitos do paradigma de programação orientada a objetos, nomeadamente usando classes, objectos, e relações de composição e herança.
- O aluno usa classes de coleção de uma linguagem orientada a objetos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Programar usando os principios básicos da programação estruturada, nomedamente:
- conhecer e usar estruturas de repetição e de seleção
- conhecer e usar arrays
- conhecer e usar procedimentos e funções

Programa

1. Introdução
- Apresentação. Programa da Disciplina. Método de Avaliação.

2. Bases de Programação Estruturada
- Linguagens de Programação. Paradigmas de Programação. Fases do Desenvolvimento de uma aplicação. Ambiente de Desenvolvimento em Java. Noção de Algoritmo.
- Estrutura de um Programa. Variáveis Constantes. Tipos de Dados Básicos. Sequência de caracteres (Strings). Atribuição. Expressões Aritméticas Lógicas. Escrita de mensagens e Entrada de Dados
- Instruções de Selecção (if, if-else, Switch-case).
- Instruções de Repetição (while, dowhile, for).
- Métodos (subprogramas), parâmetros (formais e concretos) e valor de retorno. Visibilidade das variáveis e métodos.

3. Introdução à Programação Orientada a Objetos
- Classes (atributos, métodos e construtores) e Objectos; 
- Encapsulamento e encobrimento;
- Relação de Composição de classes.
- Classes de coleção.
- Algoritmos de Pesquisa.
- Algoritmos de Ordenação.
- Relação de Herança de classes.
- Noções de Ficheiros de texto e binários.
- Serialização.

Bibliografia Obrigatória

José Brás; Sebenta de POO (Acetatos, Enunciadosde Laboratório e Tutoriais) 2ª ed., EST Setúbal / IPS, 2021

Bibliografia Complementar

F. Mário Martins; Java 8 - POO + Construções Funcionais, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6
Bertrand Meyer; Object Oriented Software Construction – 2nd Ed, Prentice-Hall, 1997. ISBN: 978-0-1362-9155-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino essencialmente prático e laboratorial.
Nas aulas teórico práticas a matéria téorica é brevemente abordada com recurso a slides e extensamente ilustrada com recurso a exemplos executados no ambiente de programação (API) da linguagem escolhida.

As aulas laboratoriais são dedicadas à execução (acompanhada) de enunciados de laboratório em cinco níveis em que a execução dos dois primeiros corresponde aos mínimos de conhecimentos teóricos (saber saber) e práticos (saber fazer) exigiveis e o 5º nível a uma total capacidade de trabalho autónoma.

Aulas teórico-práticas: Método expositivo e resolução de problemas em sala.
Aulas de Laboratório: Resolução de problemas e implementação da solução de programação.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Teste 80,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 45,00
Frequência das aulas 75,00
Trabalho laboratorial 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nota final (NF)

A) Avaliação Continua (Distribuida)


2 Testes num IDE (60%)
NT = (NT1 + NT2) / 2

1 Mini-Teste num iDE (20%)
NMT = NMT1

3 Laboratórios avaliados (10%)
NL = (L1+L2+L3)/3

3 Questionários avaliados (10%)
NQ = (Q[1]+Q[2]+Q[3])/3  --> Q [ i ] = Q [ i ]assincrono * 0.3 + Q [ i ]presencial * 0.7


NF= (60% NT + 20% NMT + 10% NL + 10% NQ)    > 9.5

*************************************************
B) Exame Época Normal e de Recurso:
Alunos que não obtenham a frequência em avaliação continua serão avaliados através de um exame e de um Trabalho Autónomo Individual.

Trabalho Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega
TIA = TIA1*25% + TIA2*30.0% + TIA3*45%

NF = Exame*70% + (NTIA * 30% * DTIA)    > 9.5
NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo
DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final (NF)

A) Avaliação Continua :
NF= (60% NT + 20% NMT + 10% NL + 10% NQ)

************************************************
B) Exame Época Normal e de Recurso:

Trabalho Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega

TIA = TIA1*25% + TIA2*30.0% + TIA3*45%

NF = Exame*70% + (NTIA * 30% * DTIA)
NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo
DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.

Provas e trabalhos especiais

2 testes ao longo do semestre
1 miniteste ao longo do semestre
3 laboratórios
3 questionários
11 Tutoriais

Para alunos que não obtenham aprovação em avaliação continua:
Trabalho individual que inclui o desenvolvimento de um programa e discussão do trabalho efectuado.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Caso optem por ele, por exame final e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)

Melhoria de classificação

Por exame e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)
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