Eletrónica de Aquisição e Processamento de Sinal
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrónica e Telecomunicações |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EEC |
30 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
A unidade curricular de Eletrónica de Aquisição e Processamento de Sinal tem como objetivo estudar os elementos constituintes de um sistema eletrónico para aquisição e processamento de sinal. Tem como principal foco, o estudos dos filtros analógicos e os conversores Analógico/Digital e Digital/Analógico.
Resultados de aprendizagem e competências
A unidade curricular de Eletrónica de Aquisição e Processamento de Sinal visa dotar os discentes das competências inerentes ao projeto e análise de circuitos analógicos e digitais, nomeadamente, o recurso a ferramentas de simulação computacional; o domínio das técnicas de processamento de sinais; o saber interpretar e quantificar as incertezas inerentes aos processos de medição de grandezas físicas; o saber usar os equipamentos de laboratório para teste, projeto e desenvolvimento de sistemas eletrónicos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Eletrotecnia, Eletrónica I e Eletrónica II.
Programa
1.Filtros: Filtros analógicos de 1ª e 2ª ordem: tipos de filtros, funções de transferência, especificação, curvas de resposta do tipo Butterworth e de Chebyshev, projeto e realização de filtros passivos (RLC), realização de filtros ativos (secções biquadráticas Sallen & Key entre outras), filtros programáveis baseados em condensadores comutados; Filtros digitais: filtros de resposta impulsiva finita (FIR) e filtros de resposta impulsiva infinita (IIR);
2. Sistemas de Aquisição e Processamento de Sinais (SAPS): Amostragem; Acondicionamento de sinais nos SAPS; Filtros Anti-Aliasing e Reconstrutores; Multiplexers Analógicos; Circuitos Sample & Hold (S/H); Conversores Analógico/Digital (A/D-C); Conversores Digital/Analógico (D/A-C); Transdutores e Sensores de Sinal;
Bibliografia Obrigatória
Sedra/Smith; Microelectronics Circuits, Oxford University Press, 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teórico-práticas realizam-se através de sessões síncronas no horário da Unidade Curricular através do Microsoft Teams. Nestas aulas é feita a exposição dos temas de forma a incentivar a participação crítica e interactiva entre os estudantes e o professor, de forma a a consolidar os conhecimentos adquiridos e a estimular os alunos para o trabalho autónomo;
Aulas de laboratório decorrem na modalidade presencial, onde são realizados trabalhos práticos que permitem uma experimentação das matérias lecionadas nas aulas teóricas. Nestas sessões é feito o acompanhamento dos trabalhos realizados pelos alunos, nomeadamente o dimensionamento e a simulação elétrica dos circuitos eletrónicos no programa PSpice 9.1 Student Edition. Após confirmação do correto funcionamento do circuito, os estudantes elaboram um relatório com estudo analítico do circuito, o registo dos resultados analiticos e da simulação, sua confrontação e conclusões gerais acerca do desempenho do circuito. Estes relatório são submetidos em formato eletrónico no MOODLE.
Software
Filter Solutions (Nuhertz)
PSPICE Student Edition
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrónica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
o longo do semestre, os alunos têm vários momentos de avaliação, que requerem para a obtenção de frequência, que:
a) A nota em cada teste não pode ser inferior a 10 valores;
b) Apenas é permita a recuperação da classificação obtida em um dos dois testes, e apenas poderá recuperar essa prova na data do exame da Época Normal. Se reprovar em dois testes, a obtenção de frequência só será possível através da realização do Exame;
c) Todos os alunos devem realizar a totalidade dos trabalhos de laboratório;
d) A nota de cada trabalho laboratorial não pode ser inferior a 10 valores;
e) A nota do projeto não pode ser inferior a 10 valores;
f) A nota obtida no Exame (componente PT), das Épocas Normal e Recurso não pode ser inferior a 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final (NF) na disciplina é obtida de acordo com a fórmula,
NF = 0.30 * AT + 0.30 * TL + 0.40 * PJ
• Nota do Teste (Prova Teórica - AT);
• Média dos Trabalhos de Laboratório (TL);
• Projeto de EAPS (PJ).
Melhoria de classificação
A realização de provas de exame para efeitos de melhoria está sujeita a inscrição na Secretaria Académica segundo as normas vigentes. A melhoria de nota incide única e exclusivamente sobre a componente teórica da avaliação (AT).