Gestão de Recursos Humanos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
INF |
18 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Perceber o que se entende por GRH, como se relaciona com a gestão global da empresa e quais as suas funções.
Resultados de aprendizagem e competências
Fazer o enquadramento cultural, económico, social e tecnológico da função de recursos humanos.
Compreender a gestão de recursos humanos como um subsistema organizacional e de valorização do homem.
Conhecer, compreender e aplicar os principais instrumentos da gestão de recursos humanos nas organizações, e interpretar as suas inter-relações.
Caracterizar as perspetivas de evolução e os novos desafios na área da gestão das pessoas. Facilitar o pensamento crítico e analítico através da análise de problemas de recursos humanos utilizando a metodologia de estudo de casos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
1.A GRH como sub-sistema organizacional
a)A complexidade dos sistemas organizacionais e a gestão das pessoas
b)Enquadramento organizacional da GRH;
c)Os novos papéis da GRH
d)Objectivos gerais e específicos da GRH;
e)Dificuldades básicas na GRH.
2.A evolução da gestão de recursos humanos
a)Mudanças ocorridas nas organizações;
b)Impacto da globalização na GRH;
c)Reorganização da GRH nas últimas décadas;
d)Mudança da função do gestor/técnico de RH;
3.A comunicação, a motivação e a liderança nas organizações
a) Motivação
b)Comunicação e informação nas organizações;
c)Aconselhamento;
d)Gestão de conflitos;
e)Marketing interno
4.Funções da GRH;
a)Planeamento;
b)Análise e descrição de funções;
c)Procura (recrutamento e selecção);
d)Acolhimento e integração;
e)Desenvolvimento organizacional e pessoal;
f)Gestão de carreiras
g)Avaliação de desempenho;
h)Gestão da compensação;
i)Separação.
j)Sistemas de informação para a GRH
5.Gestão da mudança e do stress nas organizações
a)Causas da mudança;
b)O processo de mudança;
c)Implementação da mudança;
d)Fontes; sintomas e os custos de stress;
e)Gestão do stress nas organizações.
6.Perspectivas e tendências actuais da GRH
•A gestão estratégica de recursos humanos;
•Modelos e novas formas de organização do trabalho
Bibliografia Obrigatória
Camara P., Guerra P., Rodrigues J.;; Humanator, Recursos Humanos e Sucesso Empresarial,
Rocha, J. A. Oliveira ; Gestão de Recursos Humanos
Chiavenato, Idalberto; Gestão de Pessoas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo-participativo, com recurso à resolução de casos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
60,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação contínua, pressupõe a frequência das aulas e a preparação regular/sistemática do aluno.
Os alunos terão de ter uma frequência de 75% das aulas, por tipologia, para realizar avaliação contínua, com frequência inferior irão a exame.
Elementos de avaliação contínua:
2 testes, -60% da nota final, cuja média tem de ser igual ou superior a 9,5.
Trabalhos práticos realizados nas aulas - 15% da nota final
Trabalho de Grupo Final (TGF) – 25% da nota final, entrega no final do semestre.
A melhoria de nota só é permitida na época de recurso, mediante inscrição na Divisão Académica.
Fórmula de cálculo da classificação final
NF = 0,6* (T1+T2)/2 + 0,15 * (TP) + 0,25 (TGF)
Melhoria de classificação
A melhoria de nota só é permitida na época de recurso, mediante inscrição na Divisão Académica.