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Inteligência Artificial

Código: INF32185     Sigla: IA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
INF 172 Plano de Estudos 3 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Joaquim Belo Lopes Filipe Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 3 9,00
Joaquim Belo Lopes Filipe 9,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 7 14,00
Joaquim Belo Lopes Filipe 6,00
Filipe Alexandre da Silva Mariano 8,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dar aos alunos conhecimentos de métodos de resolução de problemas baseados em técnicas de Inteligência Artificial, tipicamente recorrendo à representação e utilização de conhecimento. Pretende-se dotar os alunos da compreensão e capacidade de programação de algoritmos de procura em espaço de estados e outros usados em teoria de jogos.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos adquirem
- capacidades técnicas de programação funcional através do ensino do LISP
- capacidades de trabalho em grupo e de apresentar o seu trabalho a uma audiência, através da apresentação de projetos
- capacidade de resolver problemas complexos através do ensino da procura em espaço de estados

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

conhecimentos de programação avançados

Programa

1. Introdução à Inteligência Artificial
1.1. Tipos de problemas e soluções
1.2. Sub-áreas da Inteligência Artificial
2. Aprofundamento do LISP como linguagens de programação para a Inteligência Artificial
2.1. Recursividade e programação funcional
2.2. Átomos e Listas: estruturas de dados e funções; funções lambda.
2.3. O avaliador de LISP; Meta-funções
3. Resolução de problemas
3.1. Definição e características dos problemas
3.1.1. Explosão combinatória
3.1.2. O papel do conhecimento
3.2. Procura em Espaço de Estados
3.2.1. Métodos exaustivos
3.2.2. Satisfação de constrangimentos
3.2.3. Métodos informados; heurísticas; algoritmos
4. Engenharia do conhecimento
4.1. Técnicas de representação de conhecimento
4.1.1. Sistemas baseados em regras
4.1.2. Representação de conhecimento incerto/incompleto
4.2. Processos de Inferência
4.2.1. Inferência baseada em forward chaining e backward chaining
4.2.2. O algoritmo RETE
4.3. Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas Periciais
5. Teoria de jogos
5.1. Os jogos como problemas de procura em espaço de estados
5.2. O algoritmo minimax
5.3. O algoritmo alfabeta

Bibliografia Obrigatória

Elaine Rich;; Inteligencia Artificial
Stuart Russel and Peter Norvig; Artificial Intelligence: A Modern Approach
Robert Wilensky; Common Lispcraft

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas: exposição com auxílio de slides + avaliação formativa e/ou sumativa.
Aulas práticas: aprendizagem dos conceitos necessários da linguagem de programação LISP e resolução de problemas de programação nesta linguagem + avaliação formativa e/ou sumativa.
Aulas de laboratório: Exercicios de programação para resolver no computador. Algum acompanhamento no desenvolvimento dos projetos da disciplina + avaliação formativa e/ou sumativa. Nos laboratórios será usado o método de pair-programming inclusive na resolução das séries de exercícios para avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 45,00
Trabalho de campo 45,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 45,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação contempla dois modos possíveis, sendo um deles (B) vocacionado para alunos com estatuto de trabalhador-estudante.

Modo A (avaliação contínua):
Não contempla exame.
Este Modo só pode ser usado na época normal e não na de recurso ou especial
A falta a qualquer uma das séries de exercícios a realizar nas aulas teóricas (1), práticas (1) e de laboratório (4) dá origem à contabilização de zero valores nessa série. De notar que a média aritmética das 6 séries de exercícios terá de ter nota igual ou superior a 7,0 valores.
• Elementos:
o 6 mini-testes (Exercícios para avaliação)
o 2 projetos de programação (em LISP).
o Teste, realizado na última semana de aulas.
• Nota Final A = Exercícios*10% + Teste*45% + Projeto1*25% + Projeto2*20%
Obrigatório obter nota igual ou superior a 7,0 valores (na escala 0-20) em cada um dos 4 elementos de avaliação.

Modo B (avaliação por exame):
Não serão contados os exercícios das aulas, nem haverá controlo de presenças. Não contempla Teste. O Modo B pode ser usado em qualquer das épocas de avaliação.
• Elementos:
o 2 projetos de programação (em LISP).
o Exame final.
• Nota Final B = Projeto1*25% + Projeto2*20% + Exame final*55%
Obrigatório obter nota igual ou superior a 7,0 valores (na escala 0-20) em cada um dos 3 elementos de avaliação

Conceitos:
1) Mini-testes, ou seja séries de exercícios para avaliação a realizar nas aulas teóricas, práticas e de laboratório, para abordar até 30% dos objetivos de aprendizagem da UC, com uma duração entre 15 a 60 minutos;
2) Teste: Avaliação teórica e prática. Obrigatório apenas para os alunos que tenham optado pelo Modo A, a realizar na última semana de aulas, visando abordar entre 30% a 50% dos objetivos de aprendizagem da UC, com uma duração entre 60 a 120 minutos;
3) Exame Final: Avaliação teórica e prática. Obrigatório apenas para os alunos que tenham optado pelo Modo B
4) projetos de programação, obrigatórios para ambos os modos de avaliação. Os projetos serão realizados em grupos de 2 pessoas. Poderá haver situações excecionais em que se aceitem grupos de 3 ou individuais.
A documentação e o código LISP referentes aos projetos serão objeto de análise de plágio por ferramentas de software adequada, e a partir de um certo grau de similaridade (não muito elevado) conduzirá naturalmente à anulação do projeto. Situações de plágio extremas poderão dar origem a procedimento disciplinar. Todos os projetos serão objeto de avaliação oral individual, que incluirá aspetos conceptuais e a análise da implementação em LISP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cálculo da Nota Final:
A nota correspondente à nota final do Modo de avaliação mais favorável a cada aluno designar-se-á por “Nota Regular”. A nota final será obtida da seguinte forma:
• Nota Final = min (Nota Regular + Bónus; 20)
Em que “Bónus” será o valor de uma componente de avaliação opcional correspondente à realização de exercícios extra, sendo esta oportunidade oferecida a todo o qualquer aluno que o desejar, em qualquer dos Modos e épocas.

Considera-se que o aluno é aprovado na época de avaliação em que conseguir reunir as notas em cada um dos elementos de avaliação necessárias para obter uma Nota Final superior ou igual a 9,5 (que arredonda para 10).
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