Introdução à Programação Orientada por Objetos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
INF |
125 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos de aprendizagem:
- conhecer a história e evolução das linguagens de programação;
- compreender os conceitos básicos de programação, utilizando, para isso, a linguagem Java;
- compreender os conceitos básicos da programação orientada por objetos;
- aplicar os conceitos anteriores na resolução de problemas;
- desenvolver aplicações centradas na boa utilização da linguagem Java.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, o aluno deverá saber como analisar um problema, modelar uma solução usando técnicas simples e implementar a solução. Esta solução deve integrar conceitos base de programação orientada a objetos e algumas coleções do Java.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Paradigma da Programação Orientada por Objetos
- História e evolução das linguagens de programação.
- Conceitos fundamentais da orientação por objetos: Classes, Objetos, Estado e Atributos, Comportamento e Métodos, Troca de Mensagens.
- Abstração de dados e encobrimento da informação.
- Modularidade e encapsulamento.
- Classes e Instanciação.
- Conceitos Básicos da Programação Orientada por Objetos
- Classes e objetos, atributos e tipos de dados, criação de objetos, construtores, métodos e parâmetros.
- Instruções de seleção e operadores lógicos. Expressões.
- Tipos primitivos e tipos por referência.
- Composição de classes.
- Métodos e variáveis de classe. Constantes.
- Instruções de repetição.
- Agrupamento de objetos: Matrizes e Coleções.
- Processamento funcional de coleções.
- Aplicação dos conceitos básicos da Programação Orientada por Objetos
- Utilização de bibliotecas de classes.
- Identificadores e documentação de aplicações.
- Organização de classes: pacotes e visibilidade.
- Desenho de classes: coesão e acoplamento.
- Desenho de classes orientado por responsabilidades
Bibliografia Obrigatória
David Barnes & Michael Kölling, Pearson Education Limited, 2016 ; Objects First with Java (6th Edition). ISBN: 978-1292159041
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teórico-práticas serão lecionadas presencialmente. As aulas serão lecionadas com recurso à slides e código de exemploss. Nestas aulas são apresentados os vários elementos que compõem os conteúdos programáticos da UC, estimulando a particiação do aluno no processo de aprendizagem com a resolução de problemas, fazendo uso do seu espírito critico. Nestas aulas também serão realizadas algumas provas de avaliação.
As aulas de laboratório serão lecionadas em regime presencial. Em regime presencial são resolvidos problemas propostos, realizando algumas avaliações.
Software
BlueJ e Apache NetBeans
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Total: |
155,00 |
Obtenção de frequência
Constituída por duas componentes: Prática e Teórica
- Prática:
- Trabalhos de Laboratório
- 1 projeto (2 fases)
- Min 9,5 valores
- Teórica:
- 2 Testes teóricos
- Min. 7,5 valores em cada um.
- Min. 9,5 valores de média nos dois testes
- Testes:
- Exame
Min. 9,5 valores
Fórmula de cálculo da classificação final
- Época Normal (com possibilidade de incorporar componente de avaliação contínua):
- Componente Prática, melhor entre:
- 15% Laboratórios + 85% Projetos;
- 100% Projeto.
- Componente Teórica:
- Por Testes: 85% média dos 2 testes + 15% actividades ou 100% 2 testes
- Por Exame: nota do Exame.
- Nota final: 50% Prática + 50% Teórica
- Época Recurso e Especial (sem possibilidade de incorporar componente de avaliação contínua):
- Em caso de aproveitamento, na Época Normal, de uma das Componentes, Prática ou Teórica, a mesma será reaproveitada. Melhorias de nota obrigam a inscrição e respetivo pagamento na Divisão Académica. Não poderão ser realizadas melhorias dos testes no Exame da 1ª Chamada;
- Componente Prática (se não houve aproveitamento desta componente na Época Normal, o projeto deve ser entregue na Época Recurso/Especial).
- Componente Teórica (se não houve aproveitamento desta componente na Época Normal, o exame deve ser realizado na Época Recurso/Especial).
- Nota final: 50% Prática + 50% Teórica