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Eletrotecnia

Código: LTB12003     Sigla: ELECT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrotecnia e Sistemas de Potência

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://portal.ips.pt/ests/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=555172
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTB 52 Plano de Estudos 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Armando José Pinheiro Marques Pires Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Armando José Pinheiro Marques Pires 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 6,00
Carlos Eduardo Vieira 4,00
Tiago Ferreira Félix da Costa Reis 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos alunos)


Na UC de Eletrotecnia, disciplina base no domínio das ciências de engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente que permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e que permitam analisar circuitos elétricos em corrente contínua e alternada. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos.
Na estruturação da UC, e para atingir os objetivos, procura-se complementar os conhecimentos teóricos, incluindo a realização de um trabalho de pesquisa, com a resolução de problemas e com prática laboratorial.

Resultados de aprendizagem e competências

Relacionar diferença de potencial elétrico com corrente elétrica.
Descrever e explicar os conceitos, características e propriedades das grandezas elétricas fundamentais, bem como dos dispositivos passivos e ativos em modelos de circuitos elétricos.
Saber técnicas de análise de circuitos elétricos, teoremas e leis fundamentais.
Equacionar e resolver circuitos elétricos em corrente contínua, utilizando diferentes metodologias.
Equacionar e resolver circuitos elétricos em corrente alternada, utilizando diferentes metodologias.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução à Eletrotecnia
Enquadramento e objetivos.

2. Noções Fundamentais de Eletrostática
Carga elétrica; Força eletrostática; Lei de Coulomb. Campo Elétrico; Potencial Elétrico; Tensão Elétrica. Condensadores e dielétricos; associação de condensadores.

3. Corrente Elétrica Estacionária
Intensidade de Corrente Elétrica; Resistência Elétrica; Lei de Ohm; Associação de Resistências; Divisores de tensão e de corrente. Fontes de energia elétrica; Fontes de Tensão e de Corrente; Circuito Elétrico; Potência e Energia; Lei de Joule. Análise de Circuitos Resistivos em CC. Leis de Kirchhoff. Teorema da sobreposição. Teoremas de Norton e de Thèvenin.

4. Magnetostática
Classificação de materiais magnéticos; Lei de Ampère; Fluxo magnético; Força magnetomotriz; Relutância magnética; Saturação magnética; Bobinas; Análise de Circuitos Magnéticos; Lei de Hopkinson. Analogia entre circuitos elétricos e magnéticos.

5. Campo Eletromagnético Variável
Lei de Faraday; Coeficiente de auto-indução e indução mútua; Princípio de funcionamento do transformador; Princípio de funcionamento dos geradores mecânicos de energia elétrica; Princípio de funcionamento dos motores (Força de Laplace).

6. Circuitos em Regime Quase Estacionário
Noções fundamentais: grandezas alternadas sinusoidais; valor médio e valor eficaz; representação complexa ou simbólica de uma função alternada sinusoidal.
Análise de Circuitos Monofásicos Alternados Sinusoidais em Regime Permanente. Circuito R; RL; RC; RLC; Noções de impedância e reatância; Associação de impedâncias; Potências Ativa, Reativa e Aparente; Fator de Potência.

Bibliografia Obrigatória

A,J.Pires; Slides de apoio às aulas TP
Docentes de Eletrotecnia; Guias de Laboratório de apoio às aulas

Bibliografia Complementar

Docentes de Eletrotecnia; Problemas de apoio às aulas TP (adicionais)
Joseph A. Edminister; Electromagnetismo, 310 Problemas Resolvidos, Schaum McGrawhill
Sushil Mendiratta; Introdução ao Electromagnetismo, Fundação Calouste Gulbenkian
Sadiku; Elements of Electromagnetics, Saunders College Publishings
L. Bessonov; Electricidade Aplicada para Engenheiros
Nelson Martins; Introdução à Teoria da Eletricidade e do Magnetismo, Editora Edgard Blucher Lda.. ISBN: ISBN: 9788521202110

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas desta UC, quer teórico-práticas quer de laboratório, procurar-se-á estimular a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem, fazendo uso do seu espírito crítico. Nas aulas teórico-práticas haverá uma parte associada à apresentação do conteúdo programático da UC, sempre suportada numa outra parte, associada à resolução de problemas. Nas aulas laboratoriais o estudante terá oportunidade de realizar oito trabalhos de laboratório.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 85,00
Frequência das aulas 75,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

A avaliação é composta por três componentes, que se complementam: dois testes (ou exame final) (50%, e nota mínima de 7 valores em cada teste e 9 valores na média dos testes (ou no exame final)), onde se avalia a aprendizagem dos conceitos e a resolução de problemas; realização e apresentação de um trabalho (em grupo) de pesquisa sobre a eletrotecnia na tecnologia biomédica (15%, com nota mínima de 9 valores); realização dos trabalhos de laboratório, incluindo os respetivos relatórios e discussão final (35%, com nota mínima de 9 valores).
1. Teórica e Prática (65%)
- Realização de dois testes (ou exame final) (50%). Nota mínima: 9 valores.
- Realização e apresentação de um trabalho de pesquisa (50%). Nota mínima: 9 valores.
2. Laboratório (35%)
- Realização dos trabalhos experimentais e elaboração e discussão dos respetivos relatórios. Nota mínima: 9 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final


- CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO:


A nota final da disciplina será calculada do seguinte modo:
- Nota dos laboratórios (NL), calculada com base na realização dos 8 trabalhos distintos e discussão dos respetivos trabalhos, igual ou superior a 9 valores com o peso de 35%.
- Nota do trabalho de pesquisa e discussão (NTP), igual ou superior a 9 valores com o peso de 15%.
- Nota do exame final (NE) obrigatoriamente igual ou superior a 9 valores, com o peso de 50%.
- No caso de avaliação distribuida ou testes (NTX), a nota mínima na média dos testes é de 9 valores, com o peso de 50% à semelhança do exame.

A classificação final desta UC é calculada por:
NF=0,5NE+0,15NTP+0,35NL
ou
NF= 0,25NT1+0,25NT2+0,15NTP+0,35NL

Onde: NTX corresponde à classificação obtida nos testes 1 e 2.

A nota final da disciplina (NF) terá a nota mínima de 9.5 Valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na instituição.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor na instituição.
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