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Biologia Celular e Molecular

Código: LTB21002     Sigla: BCM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Biomédicas e da Vida

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTB 38 Plano de Estudos 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Margarida Quaresma Fernandes Nunes Responsável
Ana Filipa da Silva Pereira Machado Filipe Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Ana Margarida Quaresma Fernandes Nunes 4,00
Ana Filipa da Silva Pereira Machado Filipe 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo da unidade curricular é permitir que os estudantes adquiram competências no domínio da biologia celular e molecular que lhes permitam atuar como engenheiros biomédicos no desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação e à clínica pela análise, tratamento e interpretação de sinais biológicos, na área da biologia celular e molecular. O programa da unidade curricular traduz-se numa viagem no interior da célula, incidindo especialmente nos processos de divisão celular, replicação, transcrição e tradução dos ácidos nucleicos. Especial enfoque é atribuído às falhas dos processos fisiológicos vitais. Também os processos de regulação destes conteúdos devem ser compreendidos pelos estudantes. 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os estudantes adquiram competências nas tecnologias utilizadas em biologia molecular e possam desenvolver novas tecnologias aplicadas à biologia celular e molecular em diferentes áreas, nomeadamente nos domínios da saúde, biomedicina, toxicologia forense e investigação

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo de Biologia Celular

1. Biologia celular e molecular e Engenharia Biomédica. Perspetivas no séc. XXI.
2.Hierarquia celular.
3. Estruturas celulares: priões, vírus, procariotas e eucariotas
4. Membrana celular.
5.Citoesqueleto e organitos. A Matrix extracelular
6. Proteínas membranares e sistemas de transporte: gap junctions no ouvido interno e relação com a biomedicina – implantes cocleares
7. Compartimentos celulares e sincronia molecular
8. Ácidos nucleicos. Regulação da transcrição génica. O processo de cicatrização. Apoptose
9. Ciclo celular: regulação e noção de tumor
10. Células procariotas
11. Noções de terapia fágica

Módulo de Biologia Molecular

1. Dogma Central da Biologia Molecular e priões. A não replicação de proteínas
2. Processamento de proteínas como forma de regulação genica.
3. A metilação e a fosforilação como processos fisiológicos de homeostasia
4. Mutações
5. Enzimas de restrição
6. Eletroforese

7. PCR e clonagem
8. Sequenciação de DNA
9. Aplicações biotecnológicas com Plasmídeos

Bibliografia Obrigatória

AZEVEDO, Carlos; Biologia Celular e Molecular
BAYNES; Bioquímica Médica
LEWIS, Ricki; Human genetics, concepts and applications
AVILA, Vernon; Biology –Investigating Life on Earth
LODISH, Harvey et al; Molecular Cell Biology
McKEE, Trudy; McKEE, James; Biochemistry: the molecular basis of life
QUINTAS, Alexandre, PONCES FREIRE, Ana, HALPERN, Manuel; Bioquimica: Organização molecular da vida. 1a Ed. Lisboa
STANSFIELD, William; COLOMÉ, Jaime, CANO, Raúl; Biologia Molecular e Celular – Teoria e Exercícios

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nesta unidade curricular, os conteúdos programáticos organizam-se em dois módulos semi-autónomos, o que tem repercussões nas metodologias de aprendizagem, na avaliação e na organização das actividades letivas. Se, por um lado, existe flexibilidade nas práticas pedagógicas e na organização, por outro lado, espera-se que haja maior eficácia, por centrar a aprendizagem no formando, assumindo este o papel de gestor no desenvolvimentos dos seus saberes e competências. Por outro lado, a metodologia expositiva- participativa implica que os estudantes realizem previamente pesquisa para melhor discutirem os temas. Desta forma deverão tornar-se proactivos e não apenas conhecerem os conteúdos, mas também conseguir discuti-los e poderem mesmo desenvolver novos procedimentos laboratoriais de testes moleculares.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação continua por meio de 2 testes - cada um vale 50% da nota final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das notas dos testes (50% cada) ou exame final (100%)

Melhoria de classificação

Por meio de realização de exame
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