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Equipamentos de Saúde

Código: LTB22004     Sigla: ES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrotecnia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia Biomédica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTB 63 Plano de Estudos 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Inácio Pinto Rosado Rocha Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 8,00
José Inácio Pinto Rosado Rocha 8,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Saber explicar os princípios de funcionamento de equipamentos de saúde, nomeadamente o papel de cada circuito eletrónico incluído nesses equipamentos. Conhecer as exigências em termos de segurança que estão associadas sempre que se pretende desenvolver um equipamento para a área da saúde. Conhecer as interfaces dos equipamentos médicos com dispositivos exteriores. Compreender os protocolos de comunicação dos equipamentos médicos.

Resultados de aprendizagem e competências

As exposições teóricas-praticas promovem a aquisição de conhecimentos actualizados sobre as temáticas estudadas. Conjuntamente é fomentada a realização de trabalho de investigação de forma autónoma, com posterior apresentação de resultados obtidos pelos alunos (em grupo ou individualmente) que motivam a reflexão, critica, e ajudam a uma maior participação no processo de aprendizagem. Visualização de vídeos demonstrativos para conhecer o funcionamento dos vários dispositivos eletrónicos e equipamentos e promover o pensamento critíco.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Segurança em ambiente hospitalar e regulamento de segurança para o desenvolvimento de equipamentos de saúde. Standard IEC-60601 Medical Electrical Equipment
2. Princípios dos modernos sistemas de imagens médicas: radiografia, tomografia computorizada (CT), imagens NMR (MRI), ecografia em tempo real. Princípio de funcionamento.
3. Interfaces dos equipamentos médicos com dispositivos exteriores;
4. Protocolos de comunicação.

Bibliografia Obrigatória

D. Jennings, A. Flint, B.C.H. Turton and L.D.M. Nokes; Introduction to Medical Electronics Applications, Edward Arnold, 1995. ISBN: 0340614579
Catherine Westbrook; MRI at a Glance, BlackWell Science, 2003. ISBN: 0632056193
P. R. Hoskins, A. Thrush, K. Martin and T.A. Whittingham; Diagnostic Ultrasound, Physics and Equipment, Greenwich Medical Media Limited, 2003. ISBN: 1841100420
Standard IEC 60601; Medical Electrical Equipment
Joseph J. Panichello; X-ray Repair: A comprehensive guide to the installation and servicing of Radiographic Equipment , Charles C. Thomas, Publisher, Ltd, 2005. ISBN: 0398075379
Willi A. Kalender; Computed Tomography, Fundamentals, System Technology, Image Quality and Application, Publicis Corporate Publishing, 2005. ISBN: 3895782165

Bibliografia Complementar

David Prutchi, Michael Norris; Design and Development of Medical Electronic Instrumentation, John Wiley & Sons, 2005. ISBN: 0471676233
John G. Webster; Medical Instrumentation, Application and Design, John Wiley & Sons, 1998. ISBN: 0471153680
Reinaldo J. Perez; Design Of Medical Electronic Devices, Academic Press, 2002. ISBN: 0125507119

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O principal objetivo desta unidade curricular é transmitir conhecimentos necessários à compreensão do funcionamento de equipamentos de saúde, nomeadamente o papel de cada circuito eletrónico incluído nesses equipamentos.
A metodologia é baseada em PowerPoint com exposições por voz e vídeos demonstrativos, conjugada com a realização, apresentação e discussão de um trabalho de investigação.
O recurso à plataforma e-learning Moodle permite diversificar a metodologia de avaliação. A plataforma suportará a realização de questões abertas, e questões aula com submissão e constitui o repositório de toda a informação referente à unidade curricular em questão.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia biomédica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 22,00
Teste 48,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 72,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho de investigação 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência


  • A nota na componente teórica não pode ser inferior a nove (9.0) valores. Em cada mini-teste a nota obtida não pode ser inferior a 8 valores. No caso de obter num dos minitestes nota inferior a 8 valores, o aluno pode recuperar o mesmo em exame de época normal. Se obter em dois ou mais minitestes classificação inferior a 8 valores, o aluno está reprovado em avaliação contínua e terá que realizar a componente teórica em época de exame;

  • Caso a assiduidade às aulas Teórico-Práticas seja inferior a 75 % (de acordo com o Regulamento de Avaliação da ESTSetubal), o aluno só pode realizar a componente teórica em Época de Exame, ou seja, o aluno está excluído do processo de avaliação contínua;

  • A não realização de um dos minitestes implica a exclusão da avaliação contínua;

  • A melhoria de nota só pode ser realizada em Exame de Época Recurso;

  • A nota obtida no Exame Teórico (Ép. Normal/Ép. Recurso) não pode ser inferior a 9.5 valores.

  • Classificação no trabalho de Investigação (TI) não pode ser inferior a dez (10) valores; se a classificação for inferior a 10 valores, tal implica a reprovação na Unidade Curricular;

  • É obrigatória a inscrição no moodle para ter acesso aos materiais disponibilizados para a disciplina;

  • A realização de provas de exame para efeitos de melhoria está sujeita a inscrição na Secretaria Académica segundo as normas vigentes;

  • A melhoria de nota incide única e exclusivamente sobre a componente teórica da avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Para os alunos com possibilidade de frequentar a UC em regime de avaliação contínua:

NF = 0.25 TI + 0.06 Ex/Q + 0.48 MT + 0.06 FA + 0.15 SVS

Legenda:


  • Trabalho de investigação (TI);

  • Média dos Minitestes (MT);

  • Fichas de Avaliação (FA);

  • Exercícios ou questões extra-aula com submissão na plataforma moodle (Ex/Q);

  • Seminários/Visitas de Estudo.


Notas:


  1. Alunos que não tenham obtido aprovação no trabalho de investigação reprovam à Unidade Curricular;

  2. O recurso a plágio para a elaboração do trabalho de investigação resulta na anulação do trabalho, com reprovação na Unidade Curricular.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os alunos que não tiveram possibilidade de frequentar a cadeira no regime de avaliação contínua  (alunos com estatuto de TE), ou tenham reprovado na componente Teórica, a nota final será calculada da seguinte forma:

NF = 0.75 EXF + 0.25 TI

Legenda:
EXF - classificação no exame final;
TI - clasisifcação no trabalho de investigação.

Melhoria de classificação

A realização de provas de exame para efeitos de melhoria está sujeita a inscrição na Secretaria Académica segundo as normas vigentes. A melhoria de nota incide única e exclusivamente sobre a componente teórica da avaliação.

Observações

Horário de dúvidas:

6ª feiras, 10:30 às 11:30.


As dúvidas são colocadas em reunião criada para o efeito de forma presencial (gab. F309), para o efeito enviar email com um dia de antecedência para agendar o evento;


Outras questões que surjam fora do horário de dúvidas podem ser endereçadas através de Teams.
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