Inovação e Empreendedorismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTB |
43 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
3 |
45 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer processos e modelos de inovação, as fontes e obstáculos e os processos de difusão da inovação;
- Saber qual o papel da inovação na competitividade e qual o seu impacto em produtos e serviços;
- Compreender o processo de geração, modelação e desenvolvimento de novas ideias;
- Realizar o diagnóstico e o estudo de viabilidade de uma nova empresa;
- Elaborar um plano de negócios;
- Compreender o processo de criação de empresas e acompanhar a evolução e desenvolvimento de uma empresa.
Resultados de aprendizagem e competências
- Saber aplicar técnicas de criatividade (geração de ideias);
- Conhecer o processo de inovação (da ideia ao produto/serviço);
- Identificar de oportunidades empreendedoras e desenvolver a proatividade;
- Saber avaliar as oportunidades e o risco da inovação e do empreendedorismo e perspetivar orientações de futuro;
- Saber analisar e resolver problemas relacionados com a criação de uma empresa;
- Desenvolver a capacidade de tomada de decisão;
- Saber comunicar corretamente (apresentação, negociação, trabalho em rede);
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa;
- Dominar a terminologia e o instrumental teórico da inovação e do empreendedorismo;
- Conhecer os incentivos e as barreiras à inovação e os factores de sucesso e insucesso da actividade empreendedora;
- Saber identificar parceiros relevantes e integrar redes de conhecimento.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1 – Gestão da Inovação
Introdução e conceitos fundamentais. Processo de inovação/modelos. Fontes e obstáculos à inovação. Difusão da inovação.
2 – A organização Inovadora
Oportunidades de inovação. Inovação e Competitividade. Processo de Inovação. Características e Rotinas de Organizações Inovadoras. A inovação e a estrutura organizacional. Novos modelos organizacionais. Certificação da IDI.
3 – Estratégias Fundamentais de Inovação
Estratégias de inovação. Diferentes tipologias.
4 – A Actividade Empreendedora
Conceitos básicos e terminologia. A importância social e económica do empreendedorismo. Empreendedorismo e crescimento económico. A criatividade, a inovação e a tecnologia e a sua relação com o empreendedorismo. Caracterização do espírito empreendedor em Portugal e comparações internacionais. O perfil do empreendedor, atributos essenciais. Motivações essenciais. Factores de sucesso e insucesso no acto empreendedor. Tipos de empreendedorismo.
5 – O Processo empreendedor: da ideia ao mercado
Análise da ideia e do potencial dos promotores do negócio. Análise das condicionantes externas. Definição da estratégia competitiva. Definição da estratégia de marketing. As fontes de financiamento. As formas de iniciar a actividade (Nova Empresa, Spin-Off, Franchising). A mitigação dos riscos. A importância das redes pessoais e profissionais. As políticas públicas e estruturas de apoio ao empreendedorismo: exemplos de políticas nacionais e locais e boas práticas.
6 – A concretização do projecto empreendedor
A Formalização do Plano de Negócios: sumário executivo; apresentação da empresa; análise do produto ou serviço; análise do mercado (concorrência); o plano marketing; o plano de operações; o plano financeiro e financiamento; técnicas de apresentação do plano a investidores.
Bibliografia Obrigatória
Dantas, J.; Gestão da Inovação, Vida Económica, 2001. ISBN: 9789727880515
Sarkar, S.; Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 2014. ISBN: 9789725924068
Oliveira, A.; Criação de empresas, Edweb, Anje, 2008
Duarte, C., e Esperança, J.; Empreendedorismo e Planeamento Financeiro, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 9789726187837
Eric Ries; Lean Startup, Prime Books, 2012. ISBN: 9789896551759
Osterwalder, A., & Pigneur, Y.; Criar Modelos de Negócio, D. Quixote, 2011. ISBN: 9789722044974
Audretsch D. ; Entrepreneurship: A Survey of the Literature, Institute for Development Strategies, Indiana University & Centre for Economic Policy,, 2002
Bibliografia Complementar
Godinho, M.M.; Inovação em Portugal, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2014. ISBN: 978 989 866 236 1
Tidd J., Bessant J., Pavitt K.,; Gestão da Inovação, Integração das mudanças tecnológicas, de trabalho e organizacionais., Monitor, 2008. ISBN: 9789729413582
Martins, J.; À descoberta do novo: Empreendedorismo e intra-empreendedorismo, Edições Sílabo, 2017. ISBN: 9789726188797
Catmull, Ed.; Criatividade - como vencer as forças que bloqueiam a inspiração, Clube do autor, 2014. ISBN: 978-989-721-519-0
Campo, A., Soeiro, J.; A Falácia do Empreendedorismo, Bertrand Editora, 2016. ISBN: 978-972-25-3222-8
Pimentel, A.; Unicórnios Poertugueses, Lua de Papel, 2021. ISBN: 979-989-23-5256-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Trata-se de uma Unidade Curricular teórico-prática, cuja dinamização assenta no estudo e discussão de temas/casos. Para além da apresentação e discussão de casos e organização de seminários, a componente prática implica a elaboração de um plano de negócios e a constituição de uma empresa virtual o que por si só requer um trabalho intenso ao longo de todo o trimestre. No final serão efetuadas sessões de apresentação dos planos de negócio.
Será utilizada a plataforma Moodle para o desenvolvimento das atividades mais importantes, tais como: fóruns de discussão de tópicos, esclarecimento de dúvidas, repositório de materiais de estudo, entrega de trabalhos dos alunos, divulgação de resultados de avaliação, atividades formativas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
Estudo autónomo |
12,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
16,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Conforme as Normas Gerais de Avaliação e as decisões do Conselho Pedagógico.
Para o ano letivo de 2023/2024, por decisão do conselho pedagógico foi definido que para realizar uma UC em avaliação contínua o estudante tem que estar presente numa percentagem mínima de 75% de aulas (por tipologia).
Os alunos que pretendem frequentar a avaliação contínua têm de estar obrigatoriamente inscritos numa das turmas da disciplina e têm de ter a sua situação regularizada.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação na disciplina de Inovação e Empreendedorismo resulta da média ponderada dos elementos acima referidos, ou seja: (MTi1+MTi2)/2*0,5+TGInt*0,15+TGF*0,35.
MTi - Mini Teste individual
TGInt - Apresentação/discussão de um trabalho cientifico
TGF - Trabalho escrito.
Nota mínima nos testes > 7 valores
Média final dos testes > 9,5 valores
A não realização e/ou a falta de entrega de qualquer um dos três elementos de avaliação anteriormente referidos (testes, trabalho intermédio e trabalho final), anula a avaliação contínua.Neste caso o aluno/a deverá realizar exame final.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Quando o aluno não se enquadra na avaliação normal, pode ser avalado através de prova oral.
Até ao final da segunda semana de aulas, os alunos abrangidos por estatutos especiais (trabalhador estudante, dirigente associativo, liberdade religiosa, regime de parentalidade, alta competição, etc.) poderão dirigir-se ao responsável de disciplina para colocar eventuais situações específicas e respetivas implicações nas avaliações.
Melhoria de classificação
De acordo com as regras em vigor, definidas no regulamento de avaliação dos estudante.