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Métodos Matemáticos II

Código: TGI42     Sigla: MMII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2023/2024 - 3T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TGI 86 Plano de Estudos 2016 1 - 4 - 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José António da Conceição Palma Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
E-Learning: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 2 4,00
Ana Teresa Agostinho Barros dos Santos 4,00
E-Learning Totais 1 2,00
Ana Teresa Agostinho Barros dos Santos 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

• Desenvolver o raciocínio matemático;
• Dotar os alunos da capacidade de resolução de problemas;
• Desenvolver o espírito crítico e de análise;
• Adquirir conhecimentos sobre conceitos e aplicações relativos ao cálculo matricial e
determinantes;
• Adquirir conhecimentos sobre conceitos e aplicações relativos ao cálculo vetorial.

Resultados de aprendizagem e competências

Com a presente Unidade Curricular pretende-se adquirir e aplicar conhecimentos de Matemática, de forma que o aluno possa utilizar ferramentas básicas desta área, como sejam técnicas e metodologias de resolução de sistemas de equações e de cálculo vetorial e que permitam ao aluno desenvolver a capacidade de análise e raciocínio para determinados fenómenos, nomeadamente no âmbito da Engenharia

Modo de trabalho

B-learning

Programa








1.      Matrizes


Definição de matriz; operações algébricas com matrizes; matriz inversa. Dependência e


independência linear das linhas e colunas de uma matriz; característica de uma matriz e


operações elementares. Sistemas de equações lineares e método de eliminação de Gauss;


Cálculo da matriz inversa pelo método de eliminação de Gauss.


2.      Determinantes


Definição de determinante, suas propriedades e métodos de cálculo. Aplicações dos


determinantes: cálculo da matriz inversa; regra de Cramer.


3.      Cálculo Vetorial


 1. Definição dos produtos interno, externo e misto; propriedades e aplicações.


Bibliografia Obrigatória

Kreyszig, Erwin, ; Advanced Engineering Mathematics , John Wiley & Sons, 1999
Campos Ferreira, J., ; Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 1987

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teórico práticas são combinandos o método expositivo e a resolução de problemas.



À distância na plataforma Moodle e na plataforma Microsoft Teams, acedem aos conteúdos da UC através de diversos materiais e são propostos a realização de atividades semanais.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 22,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

O aproveitamento a esta unidade curricular pode ser obtido por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua ou Avaliação por Exames.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua




A avaliação contínua tem por base a realização de dois testes (cujas notas são consideradas arredondadas às décimas). As condições da avaliação contínua são as seguintes:



  • Se a média (arredondada às unidades) das classificações dos testes for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual à referida média, desde que em qualquer dos testes a nota tenha sido maior ou igual a 7.0 valores;




  • Se a média (arredondada às unidades) das classificações dos testes for maior ou igual a 18, o estudante terá de apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Se o estudante não comparecer à prova oral, a classificação final será de 17 valores.

  • Se o estudante obtiver pelo menos 7.0 valores num dos testes, mas a nota do outro teste for inferior a 7.0 valores ou a média (arredondada às unidades) for inferior a 10, o aluno terá a possibilidade de optar por fazer um teste de recuperação em vez do exame de Época Normal. Nestas condições, o teste a recuperar será sempre o teste com a nota mais baixa ou que não tenha sido realizado (caso o estudante tenha faltado ou desistido).


Um estudante aprovado não pode realizar a recuperação de um teste com vista a melhoria de nota. Para realizar a recuperação de um teste o estudante terá de se inscrever, nos moldes e prazos que serão indicados atempadamente.




Os alunos aprovados não podem recuperar testes com vista a melhoria de nota. 




Avaliação por Exame









O aproveitamento a esta unidade curricular pode ser obtido por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua ou Avaliação por Exames.


Avaliação Contínua  


A avaliação contínua tem por base a realização de dois testes (cujas notas são consideradas arredondadas às décimas). As condições da avaliação contínua são as seguintes:


·       Se a média (arredondada às unidades) das classificações dos testes for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual à referida média, desde que em qualquer dos testes a nota tenha sido maior ou igual a 7.0 valores;


·       Se a média (arredondada às unidades) das classificações dos testes for maior ou igual a 18, o estudante terá de apresentar-se a uma prova oral, sendo a nota final a média destas duas notas. Se o estudante não comparecer à prova oral, a classificação final será de 17 valores.


·       Se o estudante obtiver pelo menos 7.0 valores num dos testes, mas a nota do outro teste for inferior a 7.0 valores ou a média (arredondada às unidades) for inferior a 10, o aluno terá a possibilidade de optar por fazer um teste de recuperação em vez do exame de Época Normal. Nestas condições, o teste a recuperar será sempre o teste com a nota mais baixa ou que não tenha sido realizado (caso o estudante tenha faltado ou desistido).


Um estudante aprovado não pode realizar a recuperação de um teste com vista a melhoria de nota. Para realizar a recuperação de um teste o estudante terá de se inscrever, nos moldes e prazos que serão indicados atempadamente.


Avaliação por Exame


Os estudantes que optarem por não realizar a avaliação contínua, ou que, tendo optado pela mesma, não tenham obtido aprovação, poderão comparecer nas épocas regulares de exame.


A avaliação tendo por base a realização de exames segue as regras habituais, com as seguintes condições:


·       se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 10 e inferior a 18, o estudante é aprovado com nota final igual à nota do exame (arredondada às unidades);


·       se a nota do exame (arredondada às unidades) for maior ou igual a 18, o estudante terá de apresentar-se a uma prova oral, obtendo como nota final a média das classificações da referida prova oral e do exame. Caso não compareça à prova oral a classificação final será de 17 valores.


Não havendo indicação em contrário por parte dos órgãos competentes, os testes e exames serão em modo presencial. Caso tal não seja possível, essas avaliações serão realizadas online e as normas da avaliação e os respetivos procedimentos serão atualizados e atempadamente divulgados na página da UC no Moodle.


Melhoria de nota


 


De acordo com o Artigo 11.º, do Regulamento das Atividades Académicas e Linhas Orientadoras de Avaliação de Desempenho Escolar dos Estudantes do IPS, a melhoria de classificação poderá ocorrer no ano letivo de inscrição, na época de recurso, ou no ano letivo seguinte ao de aprovação, em qualquer das épocas de avaliação por exame, à exceção da época especial.



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