Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2023/2024 - 1T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TGI |
35 |
Plano de Estudos 2016 |
4 |
- |
4 |
44 |
108 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Perceber o que se entende por GRH, como se relaciona com a gestão global da empresa e quais as suas funções.
Resultados de aprendizagem e competências
a)Fazer o enquadramento cultural, económico, social e tecnológico da função de recursos humanos.
b) Compreender a gestão de recursos humanos como um subsistema organizacional e de valorização do fator humano.
c) Conhecer, compreender e aplicar os principais instrumentos da gestão de recursos humanos nas organizações, e interpretar as suas inter-relações.
d) Caracterizar as perspetivas de evolução e os novos desafios na área da gestão das pessoas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
NA
Programa
1.Gestão de recursos humanos (GRH)
a)Definição de GRH
b) A GRH enquanto sistema
C) Modelos e políticas de GRH
d) Objetivos gerais e específicos; dificuldades básicas
d)Enquadramento organizacional da GRH;
e) Perspetivas e tendências atuais da GRH
2.A evolução da GRH
a)Reorganização da GRH nas últimas décadas;
b)Mudança da função de GRH;
c) A gestão internacional dos RH
3. A GRH e o desempenho organizacional
4. A gestão do capital humano nas organizações
5.A comunicação e informação nas organizações;
6. A motivação humana e a GRH
7.Funções da GRH;
a)Planeamento;
b)Análise e descrição de funções;
c)Recrutamento e seleção;
d)Acolhimento e integração;
e)Formação e desenvolvimento
f)Gestão de carreiras
g)Avaliação de desempenho;
h)Gestão da compensação;
i)Separação.
j) Participação e relações industriais
8. Desenvolvimento organizacional e mudança
9. Aprendizagem organizacional e organizações aprendentes
10.Gestão do stress nas organizações.
Bibliografia Obrigatória
Camara P., Guerra P., Rodrigues J.;; Humanator, Recursos Humanos e Sucesso Empresarial,
Rocha, J. A. Oliveira ; Gestão de Recursos Humanos
Chiavenato, Idalberto; Gestão de Pessoas
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Utilizando uma metodologia participativa, esta disciplina será um espaço de discussão, contemplando tanto o enquadramento teórico dos temas, como a vertente instrumental de aplicação prática através do estudo de casos. Avaliação através de testes e trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
75,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
44,00 |
Total: |
44,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação contínua terá 2 elementos:
E1 - Dois testes de avaliação individual. A média dos 2 testes deverá ser igual ou superior a 9,5 val., com média inferior o aluno deverá apresentar-se a exame final
Falta a um dos testes é eliminatório
E2 - Resolução de 3 casos em grupo
Fórmula de cálculo da classificação final
E1 (75%) + E2 (25%)