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Ecologia e Biologia Marinha

Código: LTAM30     Sigla: EBM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Controlo de Processos

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 40 Plano de Estudos 2016/17 1 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Ana Manso Dionísio Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Maria Ana Manso Dionísio 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 3 6,00
Maria Ana Manso Dionísio 6,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Compreender os principais conceitos associados à ecologia dos ecossistemas marinhos e estuarinos;

- Adquirir conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas marinhos e estuarinos, incluindo os processos biológicos e as interações com o ambiente físico e químico;

- Conhecer sobre as origens evolutivas e biologia dos principais grupos de organismos marinhos e integrar este conhecimento na abordagem de questões funcionais de adaptação dos organismos;

- Identificar as características morfológicas dos principais grupos taxonómicos aquáticos, relações evolutivas e adaptações ao meio marinho;

- Conhecer os principais sistemas de classificação taxonómica

- Desenvolver a capacidade de desenhar um trabalho científico, interpretar resultados de observação de campo e laboratorial e elaborar um relatório.

Resultados de aprendizagem e competências

- Saber utilizar conceitos de biologia e ecologia marinha.

- Saber relacionar as características morfológicas e fisiológicas dos organismos marinhos com as condições ambientais em que vivem.

- Saber utilizar a nomenclatura taxonómica.

- Desenvolver a capacidade de desenhar um trabalho científico, interpretar resultados de observação de campo e laboratorial e elaborar um relatório.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

- Não tem

Programa

1.Ecologia marinha:

  1. a) Níveis de organização dos seres vivos - do indivíduo ao ecossistema. Conceito de espécie, população e comunidade.
  2. b)  Produtividade primária e secundária. Formas de interação entre as espécies. Teias tróficas.
  3. c) Padrões de distribuição biogeográfica e principais fatores que os influenciam. Nicho ecológico e sucessão ecológica.

2.Biodiversidade:

  1. a) Características principais dos diferentes Filos de organismos marinhos e estuarinos, diversificação evolutiva e ecológica. Composição e caracterização do plâncton e identificação das suas funções no ambiente marinho e ciclos biogeoquímicos globais.
  2. b) Processos biológicos relevantes.
  3. c) Sistemática, taxonomia, classificação e filogenia de organismos marinhos.
  4. d) Efeitos de alterações ambientais naturais e antropogénicas.

3.Componente Prática:

  1. a) Saída de campo – observação da biodiversidade e recolha de amostras.
  2. b) Desenho experimental e técnicas de amostragem.
  3. c) Identificação das principais características de diferentes grupos taxonómicos
d) Elaboração de relatórios e apresentação de trabalhos.

Bibliografia Obrigatória

R. S. K. Barnes, R. N. Hughes; An Introduction to Marine Ecology, Wiley. R. N. Hughes. ISBN: 9781444313284
L. Saldanha; Fauna Submarina Atlântica, Publicações Europa-América. ISBN: 9789721038752

Bibliografia Complementar

Levinton, Jeffrey S.; Marine Biology: Function, Biodiversity, Ecology . ISBN: 978-0199857128
Peter Castro and Michael Huber; Marine Biology. ISBN: 1259880036

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão usados métodos expositivos e ativos de aprendizagem, a partir da colocação de questões, cujas respostas serão elaboradas através de pesquisa orientada.  As aulas teórico-práticas e laboratoriais serão intercaladas numa sequência lógica de colocação de questões e procura das respostas. As aulas laboratoriais serão suportadas por amostragens, para possibilitar a observação de organismos não conhecidos, fomentando o estabelecimento de hipóteses e a sua verificação, com o suporte de protocolos elementares, a adaptar pelos estudantes de acordo com as amostras disponíveis.

A avaliação da componente teórica é realizada por avaliação continua através da realização de 2 testes ou exame final nas datas previstas no calendário de exames.

A avaliação do laboratório é realizada com base na realização do tratamento de dados em sala de aula., realização de relatórios e apresentações orais e/ou em formato de poster. A entrega dos trabalhos será feita ao longo do semestre, mediante a calendarização definida no início do ano.

A nota final é obtida pela ponderação de 60% (teórico-prática) da avaliação continua em teste ou exame e 40% para a componente de desenvolvimento de trabalho laboratório. Ambas as componentes de avaliação terão que ser positivas (notas superiores 9,5 valores).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Teste 60,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 87,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho laboratorial 22,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A da avaliação pondera os resultados dos testes ou exame (60%) e a componente de desenvolvimento de trabalho laboratório (apresentação e discussão de trabalhos + participação presencial + trabalho escrito + trabalho laboratorial) (40%). A avaliação de ambas as componentes tem que ser positiva (nota mínima de 9,5 valores).

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 60% (teórico-prática) + 40% (laboratório)
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