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Climatologia e Alterações Climáticas

Código: LTAM15     Sigla: CAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Termodinâmica Aplicda

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 37 Plano de Estudos 2016/17 2 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Maria Correia Alves Lopes Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Margarida Maria Correia Alves Lopes 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
Margarida Maria Correia Alves Lopes 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos





Adquirir conhecimentos, aptidões e competências que permitam compreender como os parâmetros climáticos e os factores que os explicam, na sua dinâmica, interferem com as acções do Homem e vice-versa, nomeadamente nas repostas bióticas terrestres e marítimas.


Adquirir conhecimento sobre a acção antropogénica na alteração do clima, desde a era pré-industrial, analisando as tendências observadas de variáveis climáticas até à actualidade, bem como sobre as projecções futuras.


Analisar os diferentes impactos, adaptações e mitigação das alterações climáticas na sociedade - integração dos fenómenos de deposição ácida, efeito de estufa, depleção da camada de ozono, e ilha de calor urbana com a atmosfera e o sistema climático.





Resultados de aprendizagem e competências

- Conhecer e compreender as leis físicas de transferência de radiação na atmosfera.
- Identificar os principais constituintes da atmosfera e situações de desequilíbrio natural.
- Integrar a termodinâmica e estática da atmosfera com a capacidade de dispersão da atmosfera.
- Conhecer e compreender as leis físicas que governam a dinâmica da atmosfera e suas aplicações.
- Compreender e saber efectuar um balanço hidrológico (global, regional ou local).
- Saber interpretar e analisar dados de precipitação.
- Compreender o acopolamento Oceano-Atmosfera.
- Avaliar a importância da atmosfera para a variabilidade do sistema climático.
- Compreender o Efeito de Estufa, Forçamento Radiativo e Resposta Climática.
- Interpretar os modelos climáticos e os vários cenários considerados.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Matemática e Física

Programa





1. Clima
Parâmetros do clima. Normal climatológi. Classificações climáticas.

2. A atmosfera os Oceanos e o Sistema Climático
Circulação global da atmosfera. Massas ar, frentes, depressões e anticiclones. Circulação superficial nos oceanos.

3. Transferência radiação na atmosfera
Absorção e emissão radiação electromagnética.

4. Dinâmica do sistema Climático
Balanço radiativo da Terra. Efeito estufa.

5. Forçamento radiativo
Balanço de carbono. Relatórios do IPCC.

6. Variabilidade lenta no sistema climático
Regimes de circulação nas latitudes médias e trópicos.

7. Respostas do Ambiente e Impactes
Respostas do ambiente terrestre e marinho
Adaptações e mitigação das alterações climáticas. Impactos nas diversas atividades.

8. Projeções do Clima futuro
Simulação do clima. Eventos extremos.





Bibliografia Obrigatória

Vários; Climate Change 2021: The Physical Science Basis, 2021 (Disponível em https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/#FullReport)
Vários; IPCC Fifth Assessment Report, IPCC, 2014. ISBN: 978-92-9169-143-2
Stull, Roland ; Meteorology for Scientists and Engineers, University of British Columbia, 2015. ISBN: 978-0-88865-178-5 (Disponível em http://www.eos.ubc.ca/books/Practical_Meteorology/)
Miranda, P. M.A; Meteorologia e Ambiente, Universidade Aberta, 2001. ISBN: 9789726746553
Ahrens, C. D; Meteorology Today,, Brooks/Cole, 2013. ISBN: 978-0840054999

Bibliografia Complementar

Holton, R. Jame and Hakim, Gregory J; An Introduction to Dynamic Meteorology, Elsevier, 2013. ISBN: ISBN 978-0-12-384866-6
Jacobson, M. Z.; Fundamentals of Atmospheric Modeling, Cambridge University Press, 2005. ISBN: 978-0-521-54865-6
Strahler, A. H.; Introducing Physical Geography, Wiley, 2013. ISBN: 978-1-118-39620-9

Observações Bibliográficas

Todos os relatórios de avaliação do IPCC estão disponíveis em https://www.ipcc.ch/report/sixth-assessment-report-working-group-ii/

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teórico-Práticas: Exposição teórica da matéria, seguida de resolução de problemas que facilitem a compreensão da matéria e sua aplicação.

Aulas Práticas-Laboratoriais: Realização de trabalhos de análise de dados climáticos e da concentração de gases com efeito de estufa.

Os trabalhos laboratoriais complementam os conceitos introduzidos nas aulas teórico-prácas, analisando dados reais. São elaborados relatórios dos ensaios realizados. Os trabalhos são realizados em grupo, o que permite a aquisição de competências de trabalho colaborativo, comunicação e liderança.

Recursos:
Plataforma Moodle, na qual as atividades mais importantes são: Repositório de materiais de estudo, fóruns de discussão, entrega de trabalhos laboratoriais, realização de testes e exames, divulgação de resultados de avaliação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 87,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência





A frequência a 80% das aulas laboratoriais é condição imprescindível para a avaliação contínua.





Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída por três testes, T1, T2 e T3, (30 a 40 minutos) presenciais a realizar na plataforma Moodle em horário de aula ou em horário a combinar com a docente.

- T é a média aritmética dos testes, nota mínima de 10 valores; a nota mínima de cada teste é 8 valores.

- TL é a média aritmética dos trabalhos laboratoriais, nota mínima de 10 valores; a nota mínima de cada relatório é 8 valores.

Caso o aluno não obtenha classificação nos Testes (T), ou queira fazer melhoria de nota, deverá realizar o exame (E), com classificação mínima de 10 valores. O exame será realizado na plataforma Moodle.

A nota final será:
NF = 30% (TL) + 70% (T ou E)

A aprovação no laboratório no corrente ano letivo só transita para o ano seguinte se a nota final de testes for de pelo menos 6 valores.

Avaliação especial (TE, DA, ...)





Os estudantes com estatutos especiais deverão informar o RUC até 2023.10.31 para ser acordado um plano de presença/acompanhamento das aulas laboratoriais para permir a aplicação das regras de avaliação da UC.





Observações





- A presença nas atividades laboratoriais é obrigatória. Em caso de impossibilidade de estar presente, o estudante deve contactar previamente o Docente;

- Os relatórios dos trabalhos laboratoriais poderão ser devolvidos ao grupo para melhoria, caso não tenham angido a classificação mínima;

- Os estudantes que não tenham todos os relatórios aprovados durante o período de avaliação connua têm possibilidade de entregar os relatórios não aceites até à data de exame;

- Caso o estudante não obtenha a nota mínima num dos testes, poderá recuperar esse teste em datas no final do semestre combinadas com a Docente, ou nas datas definidas pelo Conselho Pedagógico para a avaliação.


- O horário semanal de esclarecimento de dúvidas será divulgado na página da UC no Moodle.


- Nos testes/exame só poderá ser utlizada calculadora científica não programável e o Formulário e Tabelas fornecidos pelo docente.





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