Avaliação de Impacte Ambiental
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Termodinâmica Aplicda |
OFICIAL |
Controlo e Processos |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTAM |
36 |
Plano de Estudos 2016/17 |
3 |
- |
3 |
30 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Avaliação de Impacto Ambiental tem como principal objetivo o desenvolvimento do conhecimento sobre a matéria em questão, procurando garantir uma sólida formação nesta área científica, integrando os desenvolvimentos mais recentes, numa perspetiva teórica, aplicada ou metodológica.
Outro dos objetivos específicos incidirá sobre o desenvolvimento de competências e de atitudes, potenciando a capacidade de aprendizagem autónoma no que se refere aos temas abordados na disciplina e a aspetos de natureza mais geral, como a capacidade de realização de trabalho científico, de comunicação, de síntese e interligação dos conhecimentos e de análise crítica.
Resultados de aprendizagem e competências
Visa habilitar os alunos a desenvolverem atividade profissional no domínio da consultoria e gestão ambientais, em particular na avaliação e monitorização de impactos ambientais.
É esperado que os alunos adquiram conhecimentos gerais e específicos no domínio das ciências ambientais e que os consigam aplicar em situações práticas concretas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução à Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) como instrumento de gestão e de política do ambiente
- Conceitos fundamentais em AIA
- Âmbito de aplicação e escalas de impactes
- A AIA como instrumento regulamentar
- O processo de AIA
- A participação pública no processo de AIA
- Métodos em AIA
- Metodologias e técnicas de identificação, previsão e avaliação de impactes ambientais
- Identificação, avaliação e comparação de alternativas
- Impactes sectoriais
- Análise e gestão em contexto de incerteza
- Monitorização e pós-avaliação no contexto do seguimento em AIA. Ligação aos Sistemas de Gestão Ambiental
- Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) de políticas, planos e programas
- Enquadramento institucional da AAE na UE e em Portugal
Bibliografia Obrigatória
Therivel, R., Chadwick, A., Glasson, J.; Introduction to Environmental Impact Assessment, Taylor & Francis, 2005
Therivel, R.; Strategic Environmental Assessment in Action, London and Sterling, VA: Earthscan, 2004
Gómez, O.; Evaluación de Impacto Ambiental, Mundi-Prensa, 2003
Santos Oliveira, J. F.; Gestão ambiental, Lidel, 2005
Morris, P., Therivel, R.; Methods of environmental impact assessment, Spon Press: London, 2001
Bibliografia Complementar
Partidário, M. R., Jesus, J.; Avaliação de impacte ambiental, Centro de Estudos de Planeamento e Gestão do Ambiente, 1994
Costa, S.; Ambiente na Legislação Portuguesa, EPSD, 1985
Barrow, C. J.; Environmental and social impact assessment, Arnold: London, 2001
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino recorre ao método expositivo dos conteúdos programáticos, com o apoio de slides que acompanham a aula, assim como são referidos exemplos e casos práticos e a aplicação a casos de estudo de algumas partes da matéria de modo a que o estudante consiga compreender melhor os conceitos e aplicá-los na prática caso tenha de vir a desenvolver algum trabalho nesta área. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo. Na metodologia de ensino também será a utilizada a gamificação.
Todo o material das aulas e sebentas é fornecido na plataforma Moodle. A forma como se desenvolve a metodologia de ensino da unidade curricular possibilita aos estudantes a obtenção de grande sucesso na unidade curricular.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Teste |
40,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
28,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho de campo |
2,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho de investigação |
5,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência, e aprovação, à Unidade Curricular o(a) aluno(a) tem de obter uma classificação final superior a 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (CF) é dada pela seguinte fórmula:
CF = 0,40XT + 0,30xTC + 0,10xAP + 0,20xTC
em que T é o teste, TI o trabalho de campo, AP a apresentação oral do TE, e TE é o trabalho escrito.
A nota mínima do teste (T) é de 8,0 valores.
Ou então pela fórmula: CF = 1xExame